Onde comer em Buenos Aires

Quando pensamos em onde comer em Buenos Aires, pensamos logo em carnes e na parrillada, mas \ a cidade tem uma gastronomia bem variada. É claro que você encontra, sim, muitos restaurantes especializados em carnes, mas vai muito além disso.

Passamos uma semana na cidade e provamos diversos tipos de restaurantes em Buenos Aires.

Vou listar aqui os que eu recomendo

Está viajando para lá? Neste post eu conto mais detalhes para o seu planejamento, como moeda, transporte e sobre o que fazer em Buenos Aires.

Choripaneria – Mercado de San Telmo

Bolívar 954 local 42, C1091 AAT, Buenos Aires, Argentina

Que tal aproveitar a visita ao Mercado San Telmo e comer um Choripan, um sanduíche típico da Argentina feito basicamente de linguiça assada na Brasa, chimichuri e pão.

Chegue cedo, 12h sente no balcão, peça sua bebida. Eu fui de Sidra e Chris de cerveja. A cozinha abre para pedidos as 12h30. 

Escolha um Choripan dentre as várias opções do cardápio eu escolhi um com salsa criola, um molho que lembra nosso vinagrete de churrasco.

Tudo muito gostoso!

Merci – Padaria Francesa – Mercado San Telmo

Carlos Calvo 455, C1102AAI CABA, Argentina

Também no mercado San Telmo, fica a Merci uma padaria francesa com diversas opções de pães e doces. 

Escolhi uma torta Mont Blanc e um café duplo. Perfeito para fechar nosso passeio pelo Mercado de Santo Telmo

La Vieja Rotisería – Caminito

Magallanes 869, C1166 CABA, Argentina

No olho do furacão do bairro que eu arrisco dizer ser o mais turístico e lotado de Buenos Aires. Esse é um restaurante que funciona. 

O atendimento foi rápido, cerveja artesanal gelada, cardápio em português. Dividimos um prato de bife de Chorizo que estava bem gostoso e fechamos com panqueca de doce de leite. 

Vale lembrar que o prato que pedimosé individual e só dividimos porque nós comemos pouco mesmo.

Ah! E ainda tem música ao vivo e apresentação de Tango.

Mostrei tudo lá no Instagram, está nos destaques de Buenos Aires veja e aproveite para nos seguir.

Cabernet – Palermo Soho

Um restaurante sofisticado com uma comida deliciosa. Serviço impecável. Pedimos um prato de  costela de cocção longa e escolhemos como acompanhamento uma salada. De sobremesa um bolo de chocolate com pistache e doce de leite acompanhado de sorvete de pistache. Foi um almoço muito agradável!

Detalhe estava tão bom que não lembrei de tirar nenhuma foto do prato principal, só tirei da sobremesa.

Quer combinar Buenos Aires com Mendoza? Veja as dicas de onde comer nesse post

Million – Recoleta 

O restaurante fica em um prédio antigo com um jardim no pátio bem legal. Tem opções e algumas porções para compartilhar para quem quer ficar só petiscando. Nós pedimos pratos eu pedi um pato com molho cítrico e Chris optou por um risoto com carne braseada. Ambos estavam bem gostosos. 

La Carlota – Empanadas – Recoleta

Juncal 1693, C1062 CABA, Argentina

Empanadas muito saborosas!! Nós fomos duas vezes lá para comprar empanadas para levar e comer no hotel, em dias que estávamos cansados e não quisemos sair para jantar. Todas que provamos estavam ótimas, mas nossa favorita foi a de carne baseada. Um recheio de carne desfiada com um molho bem saboroso.

La Parolaccia – Recoleta e Puerto Madero

Av. Alicia Moreau de Justo 1052, – Puerto Madero

Pres. Roberto M. Ortiz 1865 – Recoleta

Fomos em duas unidades deste restaurante. Um restaurante italiano clássico com serviço excelente e comida deliciosa. O de Puerto Madero ainda tem uma área externa bem agradável com vista para o rio La Plata. Comi essa lasanha de abobrinha que estava deliciosa!

Não deixe de provar o Tiramisú na sobremesa porque vale super a pena!

Restó SCA – Recoleta

 Av. Montevideo 938

Esse restaurante da chefe Maria Piaggio é uma pepita escondida!  O restaurante fica dentro de um prédio comercial  da SCA (Sociedade Central de Arquitetos).  Eu me hospedei em frente e não percebi que tinha um restaurante ali. O Restaurante está entre os 100 melhores da América Latina.  Pedimos o menu degustação de 4 passos ( duas entradas, prato principal e sobremesa)harmonizado com vinhos. Foi um fechamento perfeito para nossa viagem. Os pratos são delicados e muito saborosos. 

Vai viajar

As empresas parceiras do blog, são de confiança, eu uso e recomendo. Ao utilizar o serviço de uma delas, utilizando um de nossos links, o blog recebe uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

Faça sua reserva com o booking.com, lá você encontra hotéis e apartamentos de temporadas, pode conferir a opinião dos hóspedes e muitos têm cancelamento grátis.

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você  pesquisa os melhores preços em diversas  opções de seguro.

Para contratar serviço de transfer, ingressos e passeios guiados você pode contratar nosso parceiro Civitatis.

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

Chegue em seu destino já conectado a internet e evite perrengues. Com os chips do Viaje Conectado você pode ter internet ilimitada em sua viagem internacional.

O que fazer em Buenos Aires

Neste post vou te contar o que fazer em Buenos Aires, quais são os atrativos essenciais e como aproveitar a cidade com pouco tempo.

Estivemos em Buenos Aires em outubro de 2023 ficamos por uma semana. Porém com outro compromissos e nos sobrou pouco tempo para explorar os pontos turísticos da cidade.

Basicamente, tínhamos parte da manhã e a noite livre. Então tivemos que descobrir o que fazer em algumas horas livres por dia em Buenos Aires.

Já posso adiantar que deu muito certo! Aproveitamos e adoramos!

Você pode combinar essa viagem com Mendoza que também é incrível! Veja nossas dicas neste post.

Dicas práticas para aproveitar melhor seu tempo em Buenos Aires

Como é uma dúvida recorrente de quem vai viajar, começo dando dicas práticas sobre dinheiro, segurança e transporte em Buenos Aires.

Dinheiro na Argentina:

Devido a situação econômica atual da argentina, Qual moeda ou que dinheiro usar na argentina é uma pergunta frequente. Vou explicar aqui como fizemos:

A moeda usada na Argentina, são os Pesos Argentinos e é essa moeda que você vai utilizar para pagar tudo.

Você precisa ter  dinheiro de papel porque alguns lugares, não aceitam cartão de crédito.

Onde comprar pesos na Argentina

A melhor opção para fazer o câmbio levantando em conta, valor da cotação, segurança e comodidade é realmente a Western Union. 

Basta baixar o aplicativo no celular e você pode enviar o valor em real por pix e retirar os Pesos Argentinos em um loja. 

Atenção: Leve o Passaporte ou o RG com até 10 anos. Coloque apenas o primeiro e o último nome quando preencher os dados no aplicativo e tem que estar idêntico ao documento para poder sacar o dinheiro.

O IOF cobrado pela Western Union é menor do que o IOF do Cartão Crédito, então se estiver focado em fazer a maior economia, vale a pena pagar quase tudo em dinheiro.

O hotel vale a pena pagar com Cartão de Crédito internacional, porque isenta de algumas taxas e mesmo com o IOF fica mais barato.

Cartão de Crédito na Argentina

Os cartões de crédito estão funcionando com o câmbio Blue , que é o mesmo utilizado pela Western Union.  

Nós utilizamos o Cartão Visa para a maior parte dos pagamentos já vem de imediato no valor da cotação do cambio Blue.

Funcionou Super Bem!

Receptivo em Buenos Aires

Contratamos o serviço do Ondas Buenas um receptivo de duas Brasileiras que atende em Buenos Aires.

Nós utilizamos os serviço de transfer para chegada em Buenos Aires e para nos levar de volta ao aeroporto, também contratamos um passeio para assistir a um show de Tango.

Além disso quando você contrata o transfer vem também um kit boas vinhas que nos foi muito útil com materiais sobre a cidade com indicações de passeios, restaurantes e um mapa já com resumo das atrações. 
Vem também um chip de celular, que não precisei usar porque meu plano já cobre a região das Américas, mas se não tivesse já ajudaria e também um cartão SUBE o que facilita a vida caso precisasse utilizar o transporte público. 

Na volta pode devolver o cartão SUBE e receber o reembolso de 15 reais.

Transporte em Buenos Aires.

Nós utilizamos UBER, Cabify e Taxi. Sendo que o que mais gostamos foi o Uber.  Foi a opção mais fácil de encontrar motoristas  disponíveis.

Você pode pesquisar sobre transporte público em Buenos Aires, porque parece que funciona bem. 

Para utilizar ônibus e metrô você deve ter um cartão SUBE que vendidos nos Kioscos (lojinhas que vendem de tudo espalhadas por todo lugar) ou nas estações de metrô ou no kit de boas vindas do Ondas Buenas.

Nós não usamos por comodidade mesmo e como a gente tinha que ir para bairros muito residenciais e com horário certo, acabamos achando o Uber fácil e barato.

Segurança em Buenos Aires

Não nos sentimos com medo em nenhuma situação, vimos muito policiamento. Andamos bastante pelo centro durante o dia e foi bem tranquilo. Claro, que sempre estávamos atentos a tudo, mas no geral nos sentimos seguros.

Onde ficar em Buenos Aires

Nós nos Hospedamos no bairro da Recoleta já bem próximo do centro. 

Ficamos No AQ Taylored Suites.

Achei o o hotel com excelente relação custo x benefício. O quarto espaçoso com o uma mini copa, mesa para refeição e sofá em um ante sala. Me hospedaria ali novamente.

O Chuveiro também era bem gostoso. 

O Café da manhã também era bem completo e o atendimento de todos foi ótimo. 

Veja também outros hotéis na Recoleta.

Gostei também do Bairro de Palermo. 

Achei o bairro bonito, cheio de parques e restaurantes. É uma boa opção para quem quer aproveitar da vida noturna.

Veja aqui uma lista de hotéis no bairro de Palermo

O que fazer em Buenos Aires

Vou listar aqui os passeio que nós fizemos e já estou certa que voltaremos mais vezes para fazer outros passeios que ficaram faltando

Centro de Buenos : Plaza de Mayo, Casa Rosada, Obelisco

Centro

Em nosso primeiro dia na cidade aproveitamos para passear pelo centro de Buenos Aires. Quando pensamos em o que fazer em Buenos Aires, decidimos começar pelo clássico:

Fomos caminhando desde o hotel na Recoleta e passamos pela praça onde fica o Obelisco, seguimos para a Plaza de Mayo, vimos O museu histórico nacional de Cabildo e a Casa Rosada.

Neste dia estava tendo um evento Buenos Aires Celebra Regiones. Então curtimos bastante, tinha Música ao vivo e uma  feira com produtos de todas as regiões da Argentina. 

Mostrei tudo lá no Instagram, é só clicar nos destaques de Buenos Aires

Caminito

Caminito é uma rua museu muito turística no bairro de La Boca. A região é famosa pelas casa feitas de madeira e chapas de metal.Na década de 1950 a região foi restaurada pelo grupo de moradores e ganhou cores vivas, além do nome de Caminito em homenagem ao Tango que foi inspirado nesta rua.

O que fazer no Caminito em Buenos Aires

O ideal é mesmo chegar por volta das 11h para tirar fotos nas fachadas coloridas e olhar as lojinhas. Depois escolha um dos restaurantes para sentar comer e beber uma cerveja ou vinho.  

É um lugar bem cheio, você é abordado o tempo todo por vendedores mas no geral para ir uma vez, eu gostei. 

Vale lembrar que eu já estava meio preparada para isso, então acabei achando divertido.

Mercado de San Telmo

 O Mercado San Telmo foi criado em 1897 com o objetivo de vender suprimentos do dia a dia para os imigrantes italianos que se mudavam para a Argentina.  Desde o ano 2000 foi declarado como monumento histórico nacional.

Lá você vai  encontrar de tudo. Artigos de Couro, brinquedos antigos, alimentos, discos. Além disso ali também funcionam vários restaurantes.  Um passeio muito agradável.

Floralis Generica

Floralis Genérica é uma escultura em metal  que se movimenta conforme a incidência da luz solar. A escultura foi um projeto do arquiteto argentino Eduardo Catalano. 

Logo quando a gente chegou tinha uma fila par tirar foto, mas você pode ir circulando a escultura que é bem grande e fica em um espelho d’água e encontrar uma ângulo legal, sem muita gente e sem fila. 

Puerto Madero

A região de Puerto Madero é um bairro em uma antiga área portuária. Em 1898 foi inaugurado o Puerto Madero, que recebeu esse nome homenagem ao seu idealizador o engenheiro Eduardo Madero. Na época o porto permitia que as embarcações maiores pudesse chegar até o continente sem a necessidade de utilizar barcos menores. Porém uma década depois o cais de Porto Madero se tornou obsseleto já que as embarcações novas era ainda maiores. Então construiu-se o Puerto Nuevo, que é utilizado até hoje.

A Região de Puerto Madero passou então começou a ficar degradada, até que na década de 1990 inspirados pelo projeto urbano de Barcelona para as Olímpiadas, foi feita restauração da região e criou-se o bairro de Puerto Madero. Os antigos armazéns foram revitalizados e passaram a ser utilizados para restaurantes, residências, escritório, etc.

A ponte mais famosa da região, a Puente de La Mujer, foi construída em 2001 e desenhada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava e representa um passo de tango onde o mastro simboliza o homem e a silhueta da curva da ponte a mulher.

Quer saber onde comer em Buenos Aires, coloquei neste post todas as dicas de restaurantes.

Tango Madero

Fomos assistir a um espetáculo de Tango em Buenos Aires e escolhemos o Tango Madero por sua estrutura e apresentação mais teatral, onde nos contam um pouco da história do Tango e da Argentina.

O espetáculo é muito bem montado com um elenco talentoso que entrega tudo. Sim é muito turístico mas é bem organizado.

Contratamos o passeio com a agência Ondas Buenas, o legal é que você pode tirar suas dúvidas com as proprietárias que são brasileiras e já escolhem os passeios pensando nos turistas brasileiros. No caso do Tango, são várias opções de shows com preços e detalhes diferentes.

Nós optamos pelo pacote premium do Tango Madero com transfer privativo, jantar com menu de 3 passo e vinho a vontade e bebidas de ótima qualidade para escolher.

Nós escolhemos sopa de entrada, Bife de chorizo de prato principal, eu escolhi o tamanho menor e Chris o maior, e de sobremesa Choux de doce de leite. Para beber tomamos vinho Rutini Malbec. Tudo estava saboroso e atendimento foi muito bom.

Vale lembrar que a gorjeta dos garçons não está incluída, eles passam no final do show perguntando se queremos deixar. Por isso apesar de já ter pago tudo antecipadamente é bom levar algum dinheiro.

Ainda sobre a atração do Tango Madero, pudemos fazer uma aula de Tango no final do espetáculo. Foi bem rápido e bem divertido.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico fica em Palermo na região do Parques. O jardim tem cerca de 5 hectares e amis de 5000 espécies de plantas entre nativas e exóticas. As coleções são organizados por jardins de várias regiões do mundo ou por espécie.

Achei legal que tem uma área dedica a erva mate, já que é utilizada para a bebida que chamamos de chimarrão no sul do Brasil e também é tradicional e muito consumida pelos argentinos, chamada simplesmente de Mate.

Onde Comprar vinhos em Buenos Aires

Nós não poderíamos deixar de trazer alguns vinhos para o Brasil. Nós queríamos trazer vinhos diferentes que não são facilmente encontrados pelos importadores daqui.

Encontramos a LA CAVA, uma loja de vinhos na Recoleta que só vende vinhos de pequenos produtores e projetos autorais de alguns enólogos.

Descobrimos vinhos muito bons, com preços ótimos! O atendimento também foi incrível.

Vale a pena passar lá para comprar umas garrafas.

LA CAVA Wine Store – Rodríguez Peña 1515

Veja nesse post como trazer seu vinhos na bagagem.

Vai viajar?

As empresas parceiras do blog, são de confiança, eu uso e recomendo. Ao utilizar o serviço de uma delas, utilizando um de nossos links, o blog recebe uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

Faça sua reserva com o booking.com, lá você encontra hotéis e apartamentos de temporadas, pode conferir a opinião dos hóspedes e muitos têm cancelamento grátis.

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você  pesquisa os melhores preços em diversas  opções de seguro.

Para contratar serviço de transfer, ingressos e passeios guiados você pode contratar nosso parceiro Civitatis.

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

Chegue em seu destino já conectado a internet e evite perrengues. Com os chips do Viaje Conectado você pode ter internet ilimitada em sua viagem internacional.

Porto: Roteiro de 2 dias

Vai para Portugal e quer um Roteiro para o Porto? Neste post eu vou te passar um roteiro detalhado de 2 dias no Porto em Portugal de um jeito leve, dando ênfase na gastronomia e nos vinhos. Vale lembrar que o ideal é descontar o dia da chegada e da partida para aproveitar 2 dias inteiros no Porto.

A cidade do Porto em Portugal é destino de muitos turistas do mundo há muito tempo. Por ali, é possível desfrutar de praias, passeios na margem e no rio Douro, visitar construções históricas, comer muito bem e conhecer as famosas caves de vinho do Porto. No texto a seguir, te conto como aproveitar um pouco de tudo isso!

Mostrei essas viagem no Instagram, está no destaque Porto/Douro. Veja e aproveite para seguir.

Onde ficar no Porto

Eu me hospedei da na avenida do Aliados e foi ótimo. A partir dali você chega caminhando com tranquilidade nos principais pontos turísticos e ainda tem uma oferta grande de meios de transporte caso precise. Então vale escolher um hotel nessa região.

Dica de Hotel no Porto

Eurostar Aliados

Nos Hospedamos no Eurostar Aliados e foi ótimo. O serviço foi impecável, a nossa acomodação tinha vista para a praça onde fica a Câmara Municipal do Porto.

O café da manhã é muito completo, realmente se destacou! Ah, e hotel era cheiroso! Juro que saía do elevador e sempre pensava, nossa que hotel cheiroso.

Chegando no Porto

A cidade do Porto é onde o rio Douro desagua no oceano. É um destino super turístico, portanto vale a pena reservar restaurantes e atrações com antecedência porque são bem concorridas e realmente esgotam.

Passeio pelos arredores

No dia da chegada, podem acontecer imprevistos que causem atrasos no horário que você espera chegar, por isso, não é recomendável deixar nenhuma atividade que precise de reserva para este dia.

Aproveite para fazer uma passeio no entorno do seu hotel, se quiser pode dar uma volta de Tuk Tuk e conhecer os principais pontos para decidir onde voltar com calma depois.

Com nosso parceiro Civitatis, em junho dee 2023 fica 28 Euros por pessoa o passeio de tuk tuk + tour de barco pelo rio Douro. Vale a Pena! Clique aqui para conferir!

Buscando em um dos Tuk Tuks na rua na hora, fica 25 euros por pessoa com o mínimo de 3 pessoas ou R$60 euros para o passeio privativo. Nós pegamos um tuk tuk direto na rua, no calor da emoção, foi divertido, mas valeria mais a pena eu ter dado uma olhadinha na Civitatis antes.

Roteiro no Porto: Dia 1 – Centro histórico e Cave Ferreira

Para o primeiro dia do nosso roteiro pela cidade do Porto reservamos um tour com degustação de vinhos Cave Ferreira, uma das grandes produtoras de vinho do Porto e do Douro. ( No Brasil é muito conhecida pelo seu rótulo Papa Figos). Pegamos o tour em português às 10h30. Decidimos sair cedo do Hotel e ir com calma curtindo o passeio.

Dica: Aproveite as primeiras horas da manhã para garantir fotos com um menor numero de pessoas nos lugares.

Catedral da Sé do Porto

Terreiro da Sé, 4050-573 Porto, Portugal

Um remanescente das igrejas do tipo fortaleza, com estilo romano-gótico do séculos XVII – XVIII, embora tenha sofrido algumas alterações ao longo do tempo, as caraterísticas originais ainda sobressaem.

Na praça em frente a Catedral tem o marco inicial para quem vai fazer o caminho de Santiago saindo de Portugal e uma vista bem bonita do Douro e de Vila Nova de Gaia.

Ponte Luis I

A ponte liga a cidade do Porto a Vila Nova de Gaia. Sua construção aconteceu entre 1881 e 1886, com projeto do engenheiro Belga Théophile Seyrig, que já tinha trabalhado anteriormente com Gustav Eiffell no projeto da ponte D. Maria Pia.

Posteriormente, o Théophile Syerig venceu o concurso para a construção da ponte Luíz I com sua empresa Société Willebroeck. A construção foi de uma ponte metálica com dois tabuleiros. A ponte hoje é classificada como Patrimônio Mundial da Unesco.

Existe uma lenda que o rei da época, Dom Luiz I não foi à inauguração da ponte e a população ficou decepcionada e por conta disso resolveu tirar o título “Dom”do nome da ponte. E assim, ficou senhdo chamada somente Ponte Luís I.

Vinícola Casa Ferreira

R. Carvalhosa 19, 4400-032 Vila Nova de Gaia, Portugal

Fizemos o tour Dona Antônia na Cave Ferreira, no tour conhecemos a história da Dona Adelaide Ferreira, matriarca das Caves Ferreira, assumiu os negócios da família após ficar viúva e passou por várias intempéries para manter e aumentar seu patrimônio.

Vale a pena fazer a visita e conhecer mais sobre história de Dona Antônia e sobre a fabricação do vinho do Porto.

A degustação é feita com 5 rótulos de vinho de Porto que levam no nome de Dona Antônia.

Mostrei detalhes da visita lá no Instagram. Veja lá e aproveite para me seguir e ver tudo em primeira mão.

Almoço no Cantinho do Avillez

R. de Mouzinho da Silveira 166, 4050-416 Porto, Portugal

Nossa parada para o almoço foi no Cantinho do Avillez.

Esta é a unidade do Porto do restaurante informal do renomado Chef José Avillez que possui duas estrelas Michelin. No Cantinho do Avillez os pratos são da culinária portuguesa com influências de viagens do chef.

Provamos alguns do pratos mais famosos: As vieiras marinadas com abacate e Lascas de bacalhau, migas soltas, ovo cozido em baixa temperatura e azeitonas explosivas.

As azeitonas explosivas dão aquele toque de restaurante contemporâneo, são esferas de azeitonas que explodem na boca causando uma experiência interessante. Tudo estava muito saboroso! 

De sobremesa, pedimos toucinho do céu com sorvete de framboesa e estava bem gostoso também.

É sempre importante lembrar que é fundamental fazer reserva para garantir uma mesa.  

Os preços em junho de 2023:

  • Vieiras Marinadas – 11,75 euros
  • Bacalhau com azeitonas explosivas – 24 euros
  • Toucinho do céu com sorvete de framboesa – 7 euros 

Livraria Lello

R. das Carmelitas 144, 4050-161 Porto, Portugal

A livraria é a mais antiga de Portugal, e tem se reinventado ao longo dos anos sempre com o objetivo de difundir a leitura.

Nos últimos tempos, a livraria tem recebido muitos turistas por ter supostamente, inspirado JK Rolling enquanto escrevia a série de livros de Harry Potter, já que autora dos livros já tinha morado por um tempo no Porto. Principalmente as escadas da livraria, parecem ter inspirado a autora para criar as escadarias de Hogwarts.

O Prédio da Livraria é realmente belíssimo, com estilo neogótico, um vitral incrível e claro, com a escada de piso vermelho e com a madeira toda talhada, cheia de detalhes.

Uma curiosidade, é que a escadaria originalmente era marrom e por um erro durante um restauro em 1993, foi pintada de vermelho. Mas o Mestre Escultor José Rodrigues adorou o resultado e a escada permaneceu vermelha desde então.

Dica: Compre o Voucher para a visita com antecedência pelo site e evite filas. Ao comprar um livro na livraria, você recebe o valor da entrada de desconto.

Torre dos clérigos

R. de São Filipe de Nery, 4050-546 Porto, Portugal

A Torre dos Clérigos é um dos principais símbolos da cidade. O conjunto arquitetônico do século XVIII Clérigos integram: a torre, o museu (casa da Irmandade) e a igreja. A Torre foi construída entre 1753 e 1763 em estilo Barroco com projeto do Arquiteto italiano Nicolau Nasoni. .

É possível visitar o museu e subir os 225 degraus para apreciar a vista da cidade lá de cima. Em junho de 2023 o preço para visitar o museu e subir a torre era de 8 euro. Crianças até 10 anos não pagam.

Rua dos Clérigos

Após a Torre do Clérigos vale a pena seguir o passeio rua dos clérigos é uma daquelas ruas repletas de lojas de lembranças e artigos típicos. É movimentada mas vale a pena passar por ali e parar em pelos menos dois lugares:

Manteigaria – Fábrica dos Pastéis de Nata

Rua dos Clérigos nº37, 4050-205 Porto, Portugal

Um ótimo lugar para provar os famosos pastéis de nata de Portugal. Em Porto, os meus favoritos foram mesmo os da pasteizinhos da Manteigaria. Sem mesas e cadeiras, você pede seu pastelzinho de nata e encosta um dos balcões para comer, para acompanhar, pode pedir também um cafezinho ou uma ginja, um tipo de licor típico de Portugal.

O Mundo Fantástico das Sardinhas Portuguesas

Largo dos Lóios 1, 4050-613 Porto, Portugal

Aquela loja de sardinhas enlatadas em embalagens lindas! Você encontra várias opções de desenhos ou você pode escolher uma embalagem com seu ano de nascimento ou se preferir, tem sardinha com floquinhos de ouro. E também, outros tipos de peixes enlatados e patês. Vale passar por lá e experimentar, o que tiver para degustação no dia.

Jantar Brasão

Este é um restaurante que serve comida tradicional portuguesa, fomos na unidade Coliseu. Lá também é importante fazer reserva com antecedência para garantir uma mesa porque fica bem cheio.

Fomos no Brasão para comer a francesinha, um prato típico do Porto que vai pão, carne, embutidos, queijo, molho picante e pode ser servida com um ovo frito ou sem. Normalmente é acompanhado de batata frita.

Estando no Porto, você precisa ser um bom turista e provar a Francesinha!

O prato realmente muito grande, vale pedir meia porção ou dividir com alguém. (Isso, em qualquer restaurante)

O atendimento do restaurante Brasão foi muito bom e extremamente rápido.

Achei bem gostoso, valeu para experimentar!

Preços em junho de 2023: Francesinha no forno com ovo – 13,80 euros

Roteiro no Porto: Dia 2 – Jardins do Palácio de Cristal e Show de

Fado

No segundo dia do nosso roteiro no Porto, fomos caminhando para o Jardins do Palácio de Cristal e no caminho vamos passando por vários lugares interessantes o destaque fica para:

Igreja das Carmelitas, casa escondida e Igreja do Carmo 

No conjunto arquitetônico a primeira a ser construída foi a Igreja e convento das Carmelitas. A construção foi de 1616 a 1633 em estilo Maneirista e Barroco. A Igreja do Carmo, foi construída entre 1756 a 1768 em estilo Rococó. Na sua lateral, azulejos pintados de azul que ilustram a fundação da Ordem das Carmelitas e o Monte Carmelo.

Por não ser permitido a construção de uma Igreja junto a outra, foi construída também, a chamada casa escondida entre elas. A casa tem aproximadamente 1,5 metro de largura.

Uma curiosidade que nos foi contada lá no Porto é que as na Igreja das Carmelitas só poderiam entrar as mulheres e na Igreja do Carmo somente homens.

Jardim do Palácio de Cristal

R. de Dom Manuel II, 4050-346 Porto, Portugal

O Jardim foi construído em 1860 pelo paisagista alemão Émilie David para o Palácio de Cristal que existia na época. O Palácio foi demolido em 1960 dando lugar a um espaço de Eventos chamado Pavilhão Rosa Mota.

O Jardins permaneceram e funcionam como um parque contemplativo. É bonito, gostoso para passear embora pudesse estar mais bem cuidado.

Miradouro Ignez

 Rua da Restauração 252, 4050-592 Porto, Portugal

Bem próximo aos Jardins de Cristal paramos em um restaurante muito simples, com opções de lanches e uma vista bem bonita do rio Douro.

Fomos cedo, por volta 12h  tomamos um vinho, comemos uns bolinhos de bacalhau bem gostosos e um sanduíche de salmão defumado que também estava bom.

Foi uma parada bem agradável e descontraída, com vista do Douro.

Manteigaria

Rua dos Clérigos nº37, 4050-205 Porto, Portugal / R. de Alexandre Braga 24, 4000-049 Porto, Portugal

Na volta para o hotel, passamos novamente na Manteigaria na rua do Clérigos para tomar um cafezinho com pastel de nata.

Uma outra opção seria parar em outra unidade da Manteigaria, na Rua Alexandre de Braga, junto ao Delta Coffee Experience. Fica no caminho do Mercado do Bolhão, que será a próxima parada. O lugar é superbonito. Quando eu descobri a existência dessa unidade, já tinha tomado café e comido o pastel de nata na unidade da rua dos Clérigos.

Mercado Bolhão

R. Formosa 322, 4000-248 Porto, Portugal

Á tarde visitamos o Mercado do Bolhão, um espaço em incrível com vendas de flores, frutas, vinhos, charcutaria, cerâmicas e artigos para presente. Lá você pode tanto comprar coisas para levar, como consumir alguns petiscos e taças de vinho por ali mesmo no balcão de alguma banca.

Uma curiosidade é que lá no século XIX a área onde hoje fica o mercado era um lameiro e formava uma bolha de água, por isso o nome Bolhão.

Muitas melhorias foram feitas ao longo dos anos e o prédio atual está superbonito, foi reinaugurado em setembro de 2022

Tour Fado – Cave Cálem

Já no final da tarde fizemos a visita à Cave Calem, escolhemos o tour das 18h30 com show de fado. Um detalhe: o tour é em inglês, infelizmente não encontrei opção deste tour em português.

A Cave Cálem é uma das maiores produtoras de vinho do Porto, eles produzem os vinhos do Porto mais populares de Portugal. O tour é feito com apresentações tecnológicas, sobre a fabricação do vinho do Porto.

Ao final, degustamos dois vinhos do Porto, Um Porto Branco e um Porto um Tawny 10 anos, enquanto assistimos a um show de Fado de 45 minutos.

Para mim, valeu pelo Show de Fado, é um passeio bem turístico mas os músicos eram realmente bons. Como eu queria muito ouvir um Fado ao vivo, mas não sei se daria conta de uma apresentação mais longa achei que funcionou bem.

Passeio pela Beira Rio de Vila Nova de Gaia

Estávamos bem no início do verão, então ainda tivemos tempo de caminhar pela Beira Rio do lado de Vila Nova de Gaia com dia claro. Ali ficam artesãos expondo seus trabalhos, tem vários restaurantes espalhados e uma “vibe” praia. Sabe?

Por lá também, tem um loja grande da Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa e Uma Casa Portuguesa do bolinho de Bacalhau. Eu optei por não entrar, mas vi fotos e as lojas parecem ser bem interessantes.

Jantar no UVA by Cálem

Av Diogo Leite, 344 frente, 4400-111 Vila Nova de Gaia, Portugal

Reservei nossa mesa do jantar para as 20h30, confesso que foi sorte mas você pode fazer isso de forma pensada. Pegamos bem a hora do Pôr do Sol o que deixou nossa vista ainda mais especial.

O restaurante UVA, fica na margem do Douro e tem uma vista incrível para o rio e para a cidade do Porto. Jantamos muito bem, com bons vinhos e um atendimento muito simpático.

Eu tomei a sopa de legumes e o chris a sopa de peixe de entrada. 

De prato principal pedimos polvo a lagareiro.

Tudo muito saboroso!

A sobremesa foi fondant de caramelo ( um bolinho tipo petit gateau) com sorvete de Framboesa, que arrisco dizer que foi a melhor sobremesa de toda a viagem.

Preços em junho de 2023 :

  • Sopa do dia – 3,50 euros
  • Sopa de Peixe e marisco – 7 euros
  • Polvo a Lagareiro – 25 euros
  • Fondant de caramelo com sorvete de framboesa – 9 euros
  • Dica: reserve sua mesa, para o horário do por do sol

Volta para o Hotel com a vista noturna do Porto

Voltamos caminhando para o hotel caminhando e apreciando a vista da cidade a noite. Foi lindo! Encerramos nossa passagem pelo Porto de forma excelente!

Dia de ir embora – Continuar a viagem para o Vale do Douro Vinhateiro.

O Nosso Roteiro no Porto acabou, no último dia, eu também não coloco passeios. É o dia de tomar café da manhã, fazer check out e se preparar para seguir viagem ou voltar para casa.

No nosso caso, alugamos um carro e seguimos viagem em Direção ao Alto Douro Vinhateiro. Uma das regiões vinícolas mais bonitas do mundo. É lá que estão as quintas onde as uvas são plantadas e a vinificação é feita tanto para o vinho que será envelhecido em Vila Nova de Gaia, para os vinhos do Porto quanto para os vinhos Douro, os vinhos tranquilo, aqueles normalmente tomamos para acompanhar refeições, etc.

Se vai continuar a viagem para o Douro, clique aqui para ler o post com todas as dicas: como chegar onde ficar, onde comer, vinícolas para visitar.

Vai viajar?

As empresas parceiras do blog, são de confiança, eu uso e recomendo. Ao utilizar o serviço de uma delas, utilizando um de nossos links, o blog recebe uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

Faça sua reserva com o booking.com, lá você encontra hotéis e apartamentos de temporadas, pode conferir a opinião dos hóspedes e muitos têm cancelamento grátis.

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você  pesquisa os melhores preços em diversas  opções de seguro.

Para contratar serviço de transfer, ingressos e passeios guiados você pode contratar nosso parceiro Civitatis.

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

Chegue em seu destino já conectado a internet e evite perrengues. Com os chips do Viaje Conectado você pode ter internet ilimitada em sua viagem internacional.

Vale do Douro: Todas as dicas para você conhecer essa região!

Neste post vou te contar tudo para você organizar sua viagem para a região do Douro no norte de Portugal :

Sobre o Vale do Douro

Em Portugal, nas margens dos rio Douro das vinhas que são cultivadas morro acima, são produzidos os tradicionais vinhos do Porto e os vinhos do Douro DOC.

A Região do Alto Douro Vinhateiro que também é conhecida pela beleza vista por suas estradas, é patrimônio mundial da UNESCO e é a primeira Denominação de Origem Controlada no mundo.

Em 1756, Marquês de Pombal decretou que somente os vinhos produzidos ali e envelhecidos na cidade no Porto, poderiam ser chamados de vinhos de Porto. Na época, a área foi demarcada com os Marcos Pombalinos, hoje encontrados em acervos de colecionadores ou no museu do Douro.

Marco Pombalino na Cave Ferreira no Porto

Nós estivemos pela primeira vez por lá em junho de 2023 e já vou te dar todas as dicas para aproveitar o melhor do Douro!

Gosta de conhecer regiões vinícolas mas ainda não se decidiu? Veja estes posts:

Roteiro de Mendoza

Serra Gaúcha – Bento Gonçalves

Vinícolas no Vale de Casablanca no Chile

Quantos dias ficar no Vale do Douro?

Eu acredito que o ideal seja entre 2 ou 3 noites para você poder curtir, conhecer várias vinícolas e voltar com um gostinho de quero mais. Para uma primeira visita vale a pena se concentrar no Baixo corgo e no Cima Corgo. Vou indicar as cidades que eu recomendo ficar mais adiante.

Claro, você pode até fazer um passeio bate e volta a partir da cidade do Porto, mas vai ficar querer voltar logo.

Pode ficar mais dias e explorar também a região do Douro Superior que faz a divisa com a Espanha. Mas eu recomendo só se você gosta muito de regiões de vinícolas ou se ja não é sua primeira vez na região.

Qual a melhor época para viajar para o Douro

A primavera e o outono tem clima mais ameno. No verão as temperaturas podem passar dos 40ºC e no inverno podem chegar a 0ºC. No dia 24 de junho comemora-se o São João, é uma festa que lota a cidade do Porto e pode refletir um pouquinho nas cidades vizinhas.

A Vendimia, época de colheita das uvas costuma acontecer entre agosto e setembro. É uma época bem concorrida, programe-se com antecedência se quiser aproveitar.

Como chegar no Douro Vinhateiro

Os lugares com mais opções de Hotéis e com fácil acesso as vinícolas são Peso da Régua, Pinhão e Lamego.

De Trem

Em pinhão e peso da Régua é possível chegar de trem você pode consultar os horários diretamente no site dos Comboios de Portugal. De toda forma, para conhecer as vinícolas você vai precisar de um carro ou conseguir um táxi. No caso de precisar de um táxi ou transfer privado eu gosto de pedir indicações os hotéis onde fico.

Com Excursão

Existem tours que saem do Porto e voltam no mesmo dia, é uma opção interessante para que tem pouco tempo. Você pode conferir algumas opções aqui.

Carro alugado

Nós optamos por explorar a região de carro. Consideramos a melhor opção pela flexibilidade, claro que neste caso, você não pode se empolgar nas degustações.

Alugamos o carro com a Sixt através da nossa agência parceira RentCars onde você pode comparar os preços e avaliações de diversas locadoras e ter o menor preço garantido.

Pegamos o carro na agência do centro da cidade do Porto e partimos em direção ao Vale do Douro. A estrada é ótima! Colocávamos os destinos no google maps e seguíamos sem problemas, sempre com uma vista de cair o queixo!

Como funciona o aluguel de carro em Portugal

Na agência somos orientados sobre as formas de abastecimento e de pedágios, que são automáticos.

Para alugar um carro você precisa ter uma CNH válida, ter idade mínima de 25 anos, apresentar o passaporte brasileiro válido e ter um cartão de crédito internacional com limite disponível para o valor do caução de garantia, mesmo que você já tenha pago previamente pela locação.

Nossa experiência com a locadora

No geral eu gosto da locadora Sixt, mas desta vez, levamos quase 1 hora na fila para retirar o carro. Ainda bem que estávamos adiantados para nosso compromisso do dia. Eu entendi que os processos para retirada dos veículos eram meio confusos e demoravam muito. Os funcionários foram gentis, explicaram tudo direitinho e tentavam na medida do possível amenizar a situação. O carro estava em bom estado e nos atendeu perfeitamente. A devolução no aeroporto foi mais rápida.

vista do Hotel The Vintage House

Onde ficar no Vale do Douro

Como dito anteriormente, as cidades com vinícolas com mais fácil acesso e maior oferta de hospedagem são Peso da Régua, Pinhão e Lamego.

Foi onde eu me hospedei e onde eu indico para uma primeira visita. Vou começar indicando o hotel onde eu me hospedei e amei!

O Hotel Vintage House

O Hotel é lindo, tem vista para o rio Douro, o café da manhã é excelente e os funcionários são gentis.

A Localização é ótima, fica em Pinhão, bem ao lado da estação de trem. Ao atravessar a ponte de Pinhão, no final, já fica a entrada do hotel, antes da linha do trem.

Dali, leva-se torno de 20, 30 minutos para chegar em vinícolas como Quinta do Vallado, Quinta da Pacheca, Quinta do Tedo , cito aqui as que nós visitamos.

O Vintage House fica ao lado da Quinta do Bonfim, vinícola da família Symington,onde fica o nosso restaurante favorito da viagem e podíamos ir andando.

Ficamos em uma suíte com antessala, banheiro gigante e varanda com vista para o Douro.

De lazer o hotel possui uma boa piscina e uma quadra de tenis.

Hospedagem em vinícolas no Douro

Algumas Quintas também oferecem serviço de hospedagem, a dica é: reserve com antecedência, eu tentei algumas e não consegui mais vaga para o período que eu queria em junho de 2023.

Quinta da Pacheca- The Wine House Hotel

The Wine House Hotel – Quinta da Pacheca – foto booking.com

Além do quartos no prédio principal tem a opção de ficar em quartos dentro de Pipas, uma experiência no mínimo divertida. O espaço da vinícola é lindo também.

Quinta do Vallado

Hotel da Quinta do Vallado – foto booking.com

Tem opções de hospedagem tanto na casa tradicional como no edifício moderno, ambos me pareceram bem confortáveis e bem bonitos. Os hóspede tem fácil acesso as provas de vinhos e restaurante.

Quinta do Tedo

Quinta do Tedo – foto booking.com

Nesta vinícola funciona um Bed and Breakfast ( algo como nossas pousadas do Brasil), a hospedagem é mais voltada para o agroturismo, com trilhas, disponibilização de caiaques e canoas para desfrutar do rio Tedo, além da piscina.

Visitas às vinícolas

Durante nossa passagem nós visitamos duas vinícolas, ambas hoje em dia querem ampliar o alcance dos vinhos Douro DOC. Os vinhos Douro DOC são os vinhos tranquilos, os vinhos que tomamos para acompanhar refeições.

Quinta da Pacheca

Já os vinhos do Porto tem seu processo de fermentação interrompido e é acrescido de 20% de agua-ardente vínica e a partir daí produz-se um vinho fortificado, mais doce e mais alcóolico. Geralmente servido após as refeições como digestivo ou para acompanhar sobremesas.

Tanque para Pisa pé Quinta da Pacheca

Fizemos o tour, a vinícola é muito bonita, aprendemos sobre a produção do vinho e a história da vinícola.

Uma curiosidade: os vinhos na Quinta da Pacheca são feitos com as uvas pisadas a pé, para evitar o amargor das sementes. Provamos 4 vinhos 2 vinhos do Douro e 2 vinhos do Porto. É um tour rápido, leva menos de 1 hora. Foi um passeio agradável

Quinta do Vallado

Fizemos o tour na quinta do Vallado, também aprendemos sobre a produção dos vinhos e sobre a história da vinícola. Visitamos as a caves, passamos por todo o processo. E terminamos com a degustação de 4 vinhos do Douro e 1 do Porto.

Vinícolas que acabei não conseguindo encaixar no meu roteiro por falta de tempo, mas estão na minha listinha e vale a pena levar em consideração quando montar seu roteiro: Niepoort, Quinta do Crasto, Quinta do Bonfim

Restaurantes: Onde comer no Vale do Douro

A principal dica dessa viagem, façam reserva com antecedência. Os restaurantes são muito concorridos e precisa reservar para garantir seu lugar e desfrutar dessa comida maravilhosa! Vou listar os restaurantes que nós fomos.

Bonfim 1896 – Quinta do Bonfim

Na Quinta do Bomfim da Família Symington,  junto com o chef Pedro Lemos, fica o restaurante Bomfim 1896 criado com a ideia de trazer a culinária tradicional do Douro, valorizando os pratos feitos no forno a lenha, com cozinha aberta e ambiente acolhedor.

Amamos tanto que jantamos por lá nas duas noites que ficamos em Pinhão. A  sensação foi realmente de uma “conforto food” com a delicadeza e sofisticação de um restaurante refinado.

Nossa entrada favorita foi a enguia fumada e os pratos principais que mais gostamos foi o Peixe do Dia e o Pregado Assado. A sobremesa Mil Folhas com creme fumado e caramelo salgado é  espetacular.  Não posso deixar de falar que a equipe toda que nos atendeu foram extremamente agradáveis e o restaurante com vista para o Douro é belíssimo! Vale a visita!

Bistro Terrace – Quinta do Tedo

O Bistro Terrace fica na Quinta do Tedo, que está em um lugar onde o rio Tedo encontra-se como o rio Douro e forma uma paisagem lindíssima. Quem cuida do restaurante da vinícola são os renomados irmãos Óscar Geadas e António Geadas. No menu valoriza-se os produtos regionais e a cozinha transmontana.

Nós provamos a vieira de entrada, o lombo suíno com purê de castanha no prato principal e a sobremesa Tudo é maçã. Os pratos estavam muito saborosos.

Castas e Pratos

Ao lado da estação de trem em Peso da Régua, fica o Castas e Pratos que funciona tanto como loja e Wine Bar como restaurante, é um espaço bem interessante.

No menu, pratos tradicionais com toques contemporâneos e gostamos muito da experiência. Provamos de entrada a Cavala braseada com creme de café e de prato principal o bacalhau com esmagado de batata, purê de cebola e espuma de pimentão.

De sobremesa provamos o Ovo, uma réplica visualmente perfeita de um ovo feito com chocolate branco, creme de queijo e doce de ovos. O resultado: uma sobremesa com sabores bem delicados. adoramos!

Vai Viajar ?

As empresas parceiras do blog, são de confiança, eu uso e recomendo. Ao utilizar o serviço de uma delas, utilizando um de nossos links, o blog recebe uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

Faça sua reserva com o booking.com, lá você encontra hotéis e apartamentos de temporadas, pode conferir a opinião dos hóspedes e muitos têm cancelamento grátis.

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você  pesquisa os melhores preços em diversas  opções de seguro.

Para contratar serviço de transfer, ingressos e passeios guiados você pode contratar nosso parceiro Civitatis.

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

Chegue em seu destino já conectado a internet e evite perrengues. Com os chips do Viaje Conectado você pode ter internet ilimitada em sua viagem internacional.

Praia do Espelho – Outeiro das Brisas: Vale a pena se hospedar ?

Como é ficar na Pousada Vila do Outeiro no Outeiro das Brisas, na praia do Espelho no sul da Bahia. Um destino para quem busca tranquilidade e conforto.

Outeiro das Brisas é um condomínio bem exclusivo que fica próximo a praia do Espelho, distrito de Porto Seguro na Bahia. Do aeroporto de Porto Seguro até lá, levamos 2 horas.

O lugar é lindo, parece uma cidade cenográfica, dentro do condomínio tem 2 pousadas, alguns restaurantes, o clube da praia, área de lazer para as crianças.

Mostrei tudo lá nos Stories do Instagram, é só procurar pelo destaque Praia do Espelho e aproveite para nos seguir.

Vai descer em Porto Seguro e quer uma opção econômica de viagem, veja este Post sobre as praias do Prado na Bahia.

Onde ficar no Outeiro das Brisas na Praia do Espelho

Dentro do Outeiro das Brisas você encontra duas pousadas, a pousada Vila do Outeiro onde nos hospedamos e a pousada Brisas do Espelho. Além disso você pode procurar por casas para alugar por temporada, clique aqui para ver a lista com algumas opções que encontrei no booking.com

A pousada Vila de Outeiro

Como já disse anteriormente, nós ficamos na pousada do Outeiro e foi uma ótima escolha. A pousada é extremamente agradável. O apartamento confortável e espaçoso. Todos os funcionários foram muito gentis. A comida da pousada é realmente muito boa. Prove o sorvete de pistache! É incrível!

O café da manha que é completíssimo é servido á mesa. Não deixe de pedir o toast de abacate e a chia com frutas.

Os hospedes da pousada tem acesso a todas áreas de lazer do condomínio. Confesso que nós ficamos mesmo na piscina da pousada e na praia.

Lorenzo e Chris ainda foram um pouco no campinho de futebol que fica logo em frente a pousada. Mas tem diversas atividades, tênis, beach tênis, bicicletas disponíveis.

A pousada fica no alto de uma falésia, mas o acesso praia também fica bem próximo. Percorremos um caminho de no máximo 10 minutos e já estamos na praia em 15 minutos chega-se ao apoio com cadeiras de praia e guarda-sois ou no clube, com toda infra estrutura de restaurante e piscina. O clube cobra um valor mínimo de consumação, quando fomos em janeiro de 2023 era de R$80,00 por pessoa.

A praia do Amores

É a praia fica logo em frente ao acesso mais próximo saindo da pousada. É uma praia lindíssima, quase deserta. Fica entre a praia do Outeiro e a praia do Espelho

Praia do Outeiro

A praia do Outeiro é a continuação da praia dos amores, é lá que fica o clube e o apoio náutico do Outeiro das Brisas. A praia é bem tranquila, ótima para banho.

Clube de praia Outeiro das Brisas

Nosso lugar favorito da viagem foi o clube. Atendia todas as nossas necessidades, a praia tranquila, a comida gostosa e espreguiçadeira com sombra.

No clube os pratos feitos na brasa são muito bons. Os espetinhos são muito bons, a costelinha também. Outro prato que gostamos muito foi o ceviche.

Praia do Espelho

É a praia principal de região, bem movimenta e com várias barracas, hotéis e bares pé na areia. O mar também tranquilo e formam piscinas naturais na maré baixa.

Passeio Para Corumbau

Corumbau é um destino que esteve em alta nos últimos anos e fica próximo ali do Espelho. Fomos passar o dia por lá para conhecer.

Saindo do Outeiro das Brisas levamos aproximadamente 40 minutos de carro até Caraíva. Coloque no GPS para chegar na travessia de canoa de Caraíva. Lá deixe o carro no estacionamento, pagamos 20 reais de estacionamento. Siga em frente e atravesse de canoa até Caraíva. Em janeiro de 2023 a travessia custou 7,50 por pessoa, cada trecho, só dinheiro é aceito para o pagamento.

Chegando em Caraíva, procure o passeio de buggy para Corumbau, fica próximo a chegada das canoas. Em janeiro de 2023 pagamos R$120,00 por pessoa.

Seguimos de buggy até Corumbau, durante o trajeto vistamos o Monte Pascoal e passamos por algumas Praias. Quando Chegamos na margem do rio Corumbau, temos que fazer mais uma travessia de canoa, dessa vez custa 15 reais por pessoa, já considerando ida e volta.

O condutor do Buggy combina um horário e fica nos aguardando para nos levar de volta.

Seguimos mais um trechinho caminhando por trilha entre a praia e o rio e chegamos na Ponta do Corumbau. Lá tem várias barracas com espreguiçadeiras, duchas, bebidas e refeições para passar o dia.

Mostrei tudo neste Reels aqui:

Trancoso

O Outeiro da Brisas fica a aproximadamente 50 minutos de Trancoso. Nós fomos em um final de tarde para passear pelo Quadrado e jantamos no restaurante O Cacau. Valeu a pena o passeio para vermos um pouco da badalação de Trancoso.

Vai viajar?

As empresas parceiras do blog, são de confiança, eu uso e recomendo. Ao utilizar o serviço de uma delas, utilizando um de nossos links, o blog recebe uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

Faça sua reserva com o booking.com, lá você encontra hotéis e apartamentos de temporadas, pode conferir a opinião dos hóspedes e muitos têm cancelamento grátis.

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você  pesquisa os melhores preços em diversas  opções de seguro.

Para contratar serviço de transfer, ingressos e passeios guiados você pode contratar nosso parceiro Civitatis.

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

Chegue em seu destino já conectado a internet e evite perrengues. Com os chips do Viaje Conectado você pode ter internet ilimitada em sua viagem internacional.

Tiradentes: 4 Motivos para vistar

Será que vale a pena incluir Tiradentes no seu roteiro por Minas Gerais? Neste post eu vou te contar 4 motivos para você visitar essa cidade que também faz parte do roteiro da Estrada Real e merece uma visita.

1- Beleza da cidade

Tiradentes está cercada pela serra de São José e é uma cidade histórica que fez parte do ciclo do ouro, Igrejas decoradas em estilo Barroco ricas em Douramento. Tudo muito bem conservado. A cidade é superlimpa e muito agradável de passear.

A lista que eu fiz no google com os pontos turísticos, restaurantes e lojas que eu visitei ou gostaria de visitar esta aqui.

Se você está fazendo um roteiro pelas cidades históricas de Minas Gerais confira também nosso post sobre o que fazer em Ouro Preto. E também visitamos Inhotim e demos todas as dicas pra você otimizar sua viagem saindo de São Paulo.

2- Restaurantes Especiais em Tiradentes

Eu fiquei impressionada com a quantidade de restaurantes legais na cidade. Nos dois dias que ficamos não conseguimos ir em todos os restaurantes que gostaríamos. A dica é: Reserve com antecedência, principalmente em feriados. Vou listar alguns que provamos e ourtros que estão na nossa lista para uma próxima vez.

Uai Thai

Uai Thai

Comida Thailandesa com toques mineiros, fomos no almoço e tudo estava perfeito. Realmente delicioso. Vale a Pena!

Angatu

Comida com um olhar contemporâneo e ingredientes regionais. Este é um dos restaurantes de Tiradentes que está na nossa lista, estava lotado quando tentamos ir.

Anga Bar

O Anga Bar tem um salão pequeno com drinks excelentes e boas opções de petiscos. Paramos por lá em uma noite que a gente não queria um jantar completo, e deu super certo.

Gourmeco Ristorante

O restaurante tem pratos da culinária Italiana, bem saborosos em um ambiente bem agradável cercado por um jardim. A única questão é que os nossos pratos demoraram bastante para sair, e nós estavamos famintos e cansados de uma manhã intensa de caminhada. Então fica a dica, vá sem pressa.

Tragaluz

Um lugar com comida brasileira, com ingredientes da região. Este é um restaurante muito bem avaliado e muito concorrido. Também estava lotado quando tentamos ir, e segue na nossa lista desejos.

Gelateria da Vila

É o lugar para quem procura um sorvete diferenciado. Nós procuramos bastante e esta foi a sorveteria que atendeu nossas expectativas.

Aproveite confere lá nos destaques nosso viagem para Tiradentes

3- As pousadas charmosas de Tiradentes

A cidade tem várias opções de hospedagens super charmosas. Seja no centro histórico ou mais afastado o que não falta são lugares agradáveis para se hospedar em Tiradentes. Listei aqui as que me chamaram mais atenção e quero conhecer em uma próxima viagem e qual eu escolhi para ficar em nossa viagem.

Minha lista de pousadas em Tiradentes no Booking.com está aqui.

Piscina Pousada Pequena Tiradentes

Pequena Tiradentes

Começo as indicações com a pousada que escolhemos ficar e gostamos muito. A pousada é um charme, sua composição é como uma miniatura de Tiradentes. Os quartos tem nomes de mulheres do Brasil e a decoração é lindíssima.

Os funcionários são muito atenciosos.

nossa acomodação na Pousada Pequena Tiradentes

O café da manhã é uma atração a parte, uma variedade enorme de opções e ingredientes de qualidade. O destaque fica para o pão de queijo que assado é na hora servido nas mesas. Juro, já viajamos por algumas cidades mineiras, comemos muito pão de queijo bom por aí mas esse realmente se destacou.

A pousada fica um pouco distante do centro histórico, nós estávamos de carro, e conseguimos aproveitar mesmo assim. Vale lembrar que estacionar no centro histórico não é das tarefas mais fáceis, mas achamos que valeu a pena.

Pousada Solar da Ponte – Foto booking.com

Solar da Ponte

Uma das pousadas que está na mina lista para conhecer. Essa pousada faz parte da associação de hotéis Roteiros de Charme, cujo os membros seguem rigorosos critérios como: de qualidade de serviço, responsabilidade sócio-ambiental entre outros.

Essa pousada fica próxima ao centro histórico de Tiradentes.

Pousada Vagalume – Foto: Booking.com

Pousada Vagalume

Com uma localização bem próxima ao centro histórico, esta pousada também está na minha lista de opções de hospedagem em Tiradentes. Tem comentários muito bons nas avaliações do Booking.com, principalmente elogiando o atendimento e o café da manhã.

4- Compras de artigos para casa

Tiradentes, tem muitas lojas de artigos artesanais, móveis e decoração. É irresistível passear e não entrar nas lojas. Eu vou indicar duas lojas que eu adorei!

Casa Grande Cerâmica Artesanal

Casa Grande Cerâmica Artesanal

São peças de cerâmicas lindas, feitas de forma artesanal. Eu que amo, pratos e travessas fiz a festa! Trouxe várias preças para casa.

Marcas Mineiras

Marcas Mineiras

Essa é uma loja fica em casa com um jardim lindo. Lá também tem um café supergostoso. Perfeito para uma pausa durante o passeio.

Vai Viajar?

As empresas parceiras do blog, são de confiança, eu uso e recomendo. Ao utilizar o serviço de uma delas, utilizando um de nossos links, o blog recebe uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

Faça sua reserva com o booking.com, lá você encontra hotéis e apartamentos de temporadas, pode conferir a opinião dos hóspedes e muitos têm cancelamento grátis.

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você  pesquisa os melhores preços em diversas  opções de seguro.

Para contratar serviço de transfer, ingressos e passeios guiados você pode contratar nosso parceiro Civitatis.

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

Chegue em seu destino já conectado a internet e evite perrengues. Com os chips do Viaje Conectado você pode ter internet ilimitada em sua viagem internacional.

Ouro Preto: O que fazer ?

Que Ouro Preto é uma cidade muito conhecida por sua riqueza arquitetônica e por ter sido muito importante na época do ciclo do ouro no Brasil, você já sabe. Mas o que fazer em Ouro Preto hoje em dia? Vale a pena visitar Ouro Preto com criança? E as ladeiras?

Neste post, eu vou contar como curtir Ouro Preto com uma criança de 10 anos. Essa é uma fase bem legal para fazer esta viagem, porque é quando estão aprendendo sobre inconfidência Mineira na escola.

As dicas também valem se você for só com adultos.

Além disso, dou dica de hospedagem com uma infraestrutura bem legal para relaxar um pouco das caminhadas e ladeiras. Além de dicas sobre onde comer nesta cidade cidade histórica de Minas Gerais.

Nossa viagem contemplou também Inhotim, em Brumadinho que eu dou todas as dicas para quem quer ir de carro saindo de SP neste post aqui e Tiradentes que ainda vou escrever.

Nossa viagem aconteceu em Outubro de 2022 na semana do feriado do dia 12.

Se quiser pode ir direto ao assunto:

Onde Ficar em Ouro Preto

Em Ouro Preto, quase tudo acontece no centro histórico da cidade, logo no centro histórico tem diversos hotéis e pousadas em prédios históricos. A parte boa é que você pode fazer tudo a pé. E isso é importante porque estacionar por lá não é uma tarefa muito fácil, ainda que possível.

Fiz uma lista de hotéis e pousada no centro, que eu gostei no booking.com

Por do Sol no hotel Recanto da Serra

Nossa experiência no hotel Recanto da Serra em Ouro Preto

Nós optamos ficar um pouco longe do centro, porque gostamos da estrutura do hotel. Tivemos que ir para os passeios no centro histórico de carro, mas conseguimos estacionar e no fim gostamos da experiência.

Ao sairmos para os passeios estacionávamos o carro onde encontrássemos uma vaga e seguíamos a pé para explorar o centro histórico. Deu certo.

A instalações do hotel eram supernovas, mas com estilo colonial típico da cidade. O Hotel conta com duas piscinas, uma com borda infinita e vista para o pôr do sol e outra com uma cascata, salão de jogos e uma área bem agradável para descansar.

No restaurante o café da manhã era bem farto, embora faltasse um pouco de organização. Os horários do café da manhã são agendados e nós que escolhemos o primeiro horário tivemos que esperar bastante até que todos os itens estivessem disponíveis.

Mostrei detalhes do hotel nos stories do Instagram, estão no destaque Ouro Preto. Aproveite nos siga para mais dicas de viagem.

O apartamento é confortável e o banheiro é bem grande com um bom chuveiro.

Mesmo assim, gostei bastante do hotel! Chegar do passeio no fim da tarde e relaxar na piscina com a vista do pôr do sol foi excelente.

Mostrei lá nos destaques de Ouro Preto no Instagram.

O que fazer me Ouro Preto

O principal atrativo turístico de Ouro Preto é a história. A cidade tem diversas Igreja belíssimas, ornamentadas com ouro. Minas de Ouro, também são várias, você pode escolher qual tipo de abordagem você quer.

Se você puder contrate um guia especializada da cidade para te levar para conhecer os principais pontos de acordo com o seu interesse de preferência.

Nossa guia Sueli que fez um passeio incrível com a gente

Nós contratamos a Sueli que é uma guia especializada, que faz diversos roteiros. Eu pedi um tour voltado para criança e para a Inconfidência, porque Lorenzo estava tinha estudado esse assunto recentemente na escola.

No nosso Tour conseguimos ter um panorama geral bem interessante da cidade. Sueli tem muito conhecimento e fez toda a diferença em nosso passeio.

Vou colocar aqui os principais pontos que visitamos, mas além deste, a Sueli nos contou várias curiosidades pelo caminho.

Mina do Jeje

Uma das minas de Ouro Preto. Lá aprendemos sobre a exploração do ouro a partir do olhar dos africanos que eram capturados e vendidos para trabalharem nas Minas. É um ponto de vista bem interessante e bem diferente do ponto de vista europeu que estamos acostumados a ouvir.

Além das informações históricas, aprendemos um pouquinho sobre como o ouro é encontrado nas cavernas.

A mina é pequena e o passeio é relativamente rápido.

É bem legal para ir com crianças, os fãs de Minecraft que lidam com a exploração minérios no jogo podem gostar de ver como funcionava a mineração antigamente.

Museu de Mineralogia de Ouro Preto

Outro passeio legal de ir com as crianças é o museu de Mineralogia, mais umas vez os fãs de Minecraft gostam de saber mais sobre as pedras.

Infelizmente em 2022 o museu ficou fechado. Vale a pena consultar se já foi reaberto durante sua visita.

Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Uma das principais igrejas de Ouro Preto, que começou a ser construída no início do século XVIII.

A Basílica é ricamente ornamentada com entalhamentos e douramentos em estilo barroco. Foi a mais rica e com maior número de irmandades de Ouro Preto. Vale lembrar, que as irmandades eram formadas por famílias e grupos de fiéis que contribuíam com as igrejas, e essa também era uma forma de reafirmar sua posição social, seu status.

Vale a pena conhecer mesmo que você não seja muito religioso pela importância artística e cultural.

Museu da Inconfidência

O Museu da Inconfidência, ocupa o edifício da antiga câmara e cadeia de Vila Rica ( o nome antigo de Ouro Preto). Ali é contada a história sobre a Inconfidência mineira, através da exposição artigos da época e é legal ir com um guia para entender a estratégia dos inconfidentes.

Além da exposição sobre a Inconfidência mineira, no espaço também tinha uma exposição de arte sacra. .

Museu Casa dos Contos

Um antigo casarão do século XVIII que foi moradia de João Rodrigues de Macedo, um cobrador de impostos de Ouro Preto na época. Ali também funcionou uma casa de fundição e até como cadeia.

Esse é um ponto turístico que você não pode deixar de visitar. Na casa de contos tem monitores nas salas que podem tirar dúvidas.

No casarão além ser possível ver bem o estilo de construção da época, tem exposição sobre as diferentes moedas do Brasil.

Onde comer: Restaurantes em Ouro Preto

Comemos muito bem em Ouro Preto, nos dois dias que ficamos na cidade comemos comida tradicional, contemporânea, pizza e claro, tomamos uns bons cafezinhos mineiros. Veja nossas indicações:

A Cozinha Sebastião

Rua Brigadeiro Mosqueira, Praça Tiradentes, 14

O restaurante fica em um casarão antigo, bem próximo a praça Tiradentes. Você entra por uma portinha e sobre até o primeiro andar. A comida é mineira sob um olhar contemporâneo.

Provamos o menu degustação e estava absolutamente delicioso. Adoramos!

Restaurante Bené da Flauta

Rua São Francisco de Assis, 32

Um restaurante bem clássico com uma típica comida mineira. Fomos em nosso primeiro dia e gostamos bastante.

Atendimento muito bom e a comida bem gostosa.

Comemos um Tutu com Bisteca, linguiça, couve e arroz.

O Passo Pizza Jazz

Endereço: Rua São José, 56

O Restaurante fica em um casarão com uma área externa bem agradável. Faça reserva ou chegue cedo porque fica lotado.

Nós sentamos na área externa e a pizza estava realmente muito boa com massa saborosa e recheio na medida.

Café Esquina da Realeza

Praça Tiradentes, 04 – Centro, Ouro Preto – MG, 35400-000

Excelente parada para um café ou para um sorvete. É um café com diversos tipos de grão e métodos de extração. Você pode aproveitar para comprar grãos de diferentes produtores e levar para casa ou para presentear.

E você tem alguma dúvida? Ou tem alguma dica que ficou faltando? Comente aqui no final da página.

Vai viajar?

As empresas parceiras do blog, são de confiança, eu uso e recomendo. Ao utilizar o serviço de uma delas, utilizando um de nossos links, o blog recebe uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

Faça sua reserva com o booking.com, lá você encontra hotéis e apartamentos de temporadas, pode conferir a opinião dos hóspedes e muitos têm cancelamento grátis.

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você  pesquisa os melhores preços em diversas  opções de seguro.

Para contratar serviço de transfer, ingressos e passeios guiados você pode contratar nosso parceiro Civitatis.

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

Chegue em seu destino já conectado a internet e evite perrengues. Com os chips do Viaje Conectado você pode ter internet ilimitada em sua viagem internacional.

publicado
Categorizado como Viagem

Inhotim: O que fazer

Se você está procurando o que fazer no Inhotim e por que esse é um museu interessante para se visitar, eu vou te contar neste post.

O Inhotim é o maior museu a céu aberto do mundo. Lá vemos uma coleção de obras contemporâneas e uma coleção de plantas que compõem o paisagismo. Localizado em Brumadinho, Minas Gerais, cidade que é famosa por sua exploração mineral. O museu ali parece um oásis, um espaço de beleza repleto de natureza por todos os lados.

Vai viajar de carro? Veja minhas dicas para uma viagem tranquila neste post.

Como chegar em Inhotim

Brumadinho fica próximo a Belo Horizonte.

Do aeroporto de Confins até Inhotim são aproximadamente 2 horas de carro.

Se você quer apenas ir ao museu, em um final de semana consegue fazer a visita, apesar de corrido.

Como ir de Carro de São Paulo até Brumadinho e Inhotim

Nós optamos por ir de carro até Brumadinho e voltar passando pelas cidades históricas de Minas Gerais.

De São Paulo até Brumadinho são aproximadamente 570 Km, sendo a maior parte pela Rodovia Fernão Dias. Depois pegamos as estradas locais e um trecho de estrada de terra. Seguimos o caminho do GPS e deu tudo certo, apesar dos trechos em estrada de terra que, se não estivessem com a melhores condições climáticas, poderia ter sido bem ruins. Vale a pena ligar para a pousada onde for se hospedar e perguntar qual caminho eles recomendam.

Nós saímos de Sao Paulo as 05h da manhã e chegamos na pousada em Brumadinho por volta das 12h.

Onde Parar no Caminho entre São Paulo e Brumadinho

Fizemos duas paradas durante o trajeto. A primeira no Graal Bela Vista que fica na altura do KM 842, em São Sebastião da Bela Vista. A vantagem de parar no Graal quando não conhecemos as opções de paradas no percurso, é que sempre seguem um padrão.

O Graal Bela Vista é básico, uma opção ok de posto de serviço seguindo os padrões da rede.

A segunda Parada foi no Graal Perdões que fica na altura do Km 685 da rodovia Fernão Dias em Ribeirão Vermelho. Nesta unidade tem mais opções de alimentação, tem um mini museu contando sobre as cidades históricas de MG. Achei uma parada mais agradável. O atendimento no posto de gasolina também foi ótimo.

Onde ficar em Brumadinho perto de Inhotim

Brumadinho é uma cidade com pouca estrutura para receber os turistas que vão para visitar Inhotim. Então é interessante se hospedar em hotéis que sirvam refeições para garantir Café da Manhã e Jantar.

Nós nos hospedamos na Fazenda Pedra Lisa Hotel Boutique.

O hotel fica em uma fazenda e tem poucas acomodações, fomos atendidos pela Elis que é a gerente do hotel e resolve tudo para você.

O hotel tem piscina, quadra de tênis, campo de futebol, capela e uma área verde bem legal. Tem bem um clima de fazenda mesmo.

Os quartos são bem confortáveis, com varanda com vista pra fazenda

Servem petiscos e algumas opções de pratos. Pratos que não estão no cardápio podem ser solicitados com antecedência.

O café da manhã é ótimo, com itens bem selecionados e bem saborosos.

Café da manhã Fazenda Pedra Lisa Hotel Boutique

Mostrei os detalhes do hotel no Instagram, dá uma olhada nos destaques de Inhotim e aproveite para nos seguir.

Além desta opção você pode conferir outras pousadas em Brumadinho com nosso parceiro Booking.com e conferir as avaliação de outros hóspedes e em alguns hotéis reservar com cancelamento grátis. Veja a lista de hotéis em Brumadinho aqui.

Onde Comer em Brumadinho

Nós achamos particularmente difícil encontrar opções legais para comer em Brumadinho.

O que nos salvou foi a pousada Pedra Lisa, onde comemos a maioria das vezes e o Empório e Restaurante Fazendinha que funciona em todos dias e serve pratos, pizzas e lanches. Fomos lá duas vezes e comemos pizzas saborosas.

Restaurante Empório Fazendinha

Endereço: Rodovia MG-040, Km 48 s/n Zona Rural, Brumadinho – MG, 32470-000

Telefone: 55 (31)3571-2415 

O que fazer em Inhotim

A melhor resposta sobre o que fazer em Inhotim é apreciar a beleza tanto da arte quando das áreas verde. Sair do modo automático que vivemos e admirar coisas novas.

Agora, eu vou te explicar como aproveitar o máximo do espaço sem correria.

Samambaia Gigante

Por Inhotim ser o maior museu a céu aberto do mundo e também um jardim botânico muito rico, requer um pouco de organização para explorar melhor os ambientes.

É recomendável comprar os ingressos com antecedência e também o voucher para o transporte interno, que te leva de um ponto a outro no museu. Vale lembrar que o museu funciona de quarta a domingo.

A ideia é chegar na hora que abre, às 09h30 da manhã e seguir explorando os espaços e as galerias ao longo do dia.

Na entrada são distribuídos mapas, pegue um porque vai te ajudar bastante durante a visita.

As 10h30 acontece uma visita mediada, nós fizemos, é gratuita e vale a pena. Assim que chegar na entrada do museu, informe a um dos atendentes que quer participar da visita mediada e ele vai te direcionar ao ponto de encontro. O passeio dura 90 minutos e nos dá um panorama geral do Inhotim, depois fica mais fácil escolher por onde começar.

Leve sua garrafa de água porque tem vários bebedouros onde você pode abastecê-la.

Escolha uma rota para explorar Inhotim

O parque é dividido em 3 áreas: Rosa, Amarela e Laranja.

Os veículos de transporte circulam entre os pontos de uma área de uma cor. Então, para otimizar sua visita, escolha um dos extremos ou pelo ponto mais distante da parte rosa ou da laranja. De lá vá entrando nas galerias mais próximas e encaminhando sua visita até a parte amarela que fica mais ao centro do parque. Se você quiser conhecer tudo com detalhes, precisará de dois dias. Assim, em um dia faz o lado Laranja e no outro o Amarelo e o Rosa.

Visitamos somente em um dia e para nós foi satisfatório. Chegamos às 10h e saímos na hora de fechar, às 17h30. É claro que faltaram algumas galerias e alguns espaços para conhecer, mas deu para ver bastante coisa.

Nossa rota começou pelo lado Rosa e terminou no laranja.

As obras maiores estão expostas ao ar livre e as menores ficam dentro das galerias

Entre nas galerias, porque sempre tem uma coisa interessante. Não vou citar aqui as galerias, mas explore o máximo que puder. Os jardins são belíssimos. Meus favoritos foram o jardim de todos os sentidos e o Vandário que é lindo.

Que saber dicas sobre visitas a museus com crianças pequenas? Leia este post.

O que fazer no Inhotim com criança, vale a pena?

Por se um museu a céu aberto, Inhotim recebe visita de muitas crianças. Famílias com bebês e crianças de todas as idades são vistas por lá.

Nessa obra que para uma criança pode parecer um playground, não pode tocar. Então nós pais, temos que ficar atentos.

Meu filho no dia da visita estava com 10 anos e aproveitou muito, ele já consegue entender e respeitar as regras de cada galeria. Mesmo que as vezes seja contraintuitivo.

Falo isso porque na maioria das galerias não pode tocar em nada, mesmo em algumas instalações ao ar livre, não pode encostar.

As galerias mais legais para crianças são:

  • a galeria Cosmococa, que é totalmente interativa,
  • a galeria Doug Aitiken, que tem o som do fundo da terra
  • A galeria a Da Valeska Soares, também tem um efeito interessante com espelhos. (mas é um pouco escuro, vale perguntar antes para o monitor na entrada mais informações)
  • O Jardim dos Narcisos de Yaoy Kusama também é bem legal com esferas metálicas na água.

As demais galerias também são incríveis, mas são mais para observar.

Tendo essas informações em mente, vai de cada família decidir se o passeio vale a pena ou não e já sabe o que fazer no Inhotim com criança.

Ah, apesar de andarmos muito, a gente não percebe porque fazemos muitas paradas e o transporte feito nos carrinhos de golfe, ajuda muito e as crianças adoram.

Eu levaria Lorenzo, mesmo pequeno.

Onde comer / Alimentação no Inhotim

Dentro do museu tem dois restaurantes, o Oiticica com refeição a quilo que fica na área Rosa e o Tamboril com um buffet com valor fixo e cozinha mais sofisticada que fica na área amarela.

Além disso tem vários cafés com opções como salgados ou lanches mais leves.

Nós optamos por comer no Bayo, que fica na Galeria Miguel Rio Branco (G16) e lá servem, salada, sanduíches e vinhos. Comemos um sanduíche delicioso e tomamos um vinho branco. Gostamos bastante, porque ficamos alimentados, porem seguimos leves para continuar o passeio.

Paramos também no Oop café, tomamos um cafezinho com cookie bem gostosinho com vista para o lago, fica na galeria True Rouge (G2).

Vai viajar?

As empresas parceiras do blog, são de confiança, eu uso e recomendo. Ao utilizar o serviço de uma delas, utilizando um de nossos links, o blog recebe uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

Faça sua reserva com o booking.com, lá você encontra hotéis e apartamentos de temporadas, pode conferir a opinião dos hóspedes e muitos têm cancelamento grátis.

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você  pesquisa os melhores preços em diversas  opções de seguro.

Para contratar serviço de transfer, ingressos e passeios guiados você pode contratar nosso parceiro Civitatis.

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

Chegue em seu destino já conectado a internet e evite perrengues. Com os chips do Viaje Conectado você pode ter internet ilimitada em sua viagem internacional.

Urubici e vinícola Thera

Urubici, é uma cidade que fica na Serra Catarinense a aproximadamente 1h30 de São Joaquim. Os atrativos mais conhecidos são: a Cascata do Avencal , a Pedra Furada e o Morro da Igreja.

Nesta viagem estávamos mais focados em visitar as vinícolas de Santa Catarina, paramos em Urubici para conhecer a Vinícola Thera que fica em Bom Retiro, um município vizinho de Urubici.

Começamos nossa viagem pela Serra do Rio do Rastro, então recomendo este post para São Joaquim e vinícolas desta região.

O que fazer em Urubici

Como tínhamos pouco tempo, fizemos só os passeios que consideramos mais rápidos.

De toda forma vou citar os principais atrativos, porque com mais tempo acho que dá para fazer muita coisa por lá .

Para fazer um tour completo por Urubici veja esta opção do nosso Parceiro Civitatis.

O Morro da Igreja

foto ICMBIO – Parque Nacional São Joaquim – Vista da Pedra Furada a partir do Morro da Igreja

O Morro da Igreja fica em uma reserva ambiental que fica dentro do parque Nacional de São Joaquim.

De lá, com tempo bom, é possível avistar a Pedra furada além de todo o vale e suas formações rochosas.

Para acessá-lo é necessário agendar pelo site e depois retirar seu ingresso no centro da cidade no endereço indicado na confirmação do agendamento.

O acesso ao Morro da igreja fica mais afastado, mas é possível chegar com carro comum. Lá você deve apresentar o ticket que foi retirado no centro da cidade para poder entrar.

Pedra Furada

A pedra furada é uma formação rochosa que fica dentro do parque nacional de São Joaquim, para acessá-la é necessário fazer uma trilha um pouco longa. O trajeto a pé tem 8,5 km e considerado de dificuldade média.

Veja mais informações sobre o passeio até Pedra Furada com nosso parceiro Civitatis

Cascata do Avencal

A Cascata do Avencal é um cachoeira com 100m de queda livre. Você pode acessá-la pela parte alta através do Parque Novo Mundo, onde tem uma passarela de vidro.

Ainda na parte alta, você também pode ter acesso pelo Parque Cascata do Avencal e lá é possível deslizar por uma tirolesa que atravessa a Cascata.

Para chegar a parte baixa da Cachoeira o acesso é feito através de uma trilha.

Morro do Campestre

O principal atrativo do Morro do Campestre são formações rochosas em arenito que formam um cenário lindo. Este é um passeio em Urubici que vale a pena. Porque é tudo muito organizado, a entrada, o estacionamento e o acesso às formações rochosas. Lá também tem uma lanchonete bem bonita onde tomamos um café gostoso.

No Morro do Campestre há vários lugares legais para tirar foto e também uma bela vista do alto do morro para o vale do rio Canoa.

O Morro do Campestre fica dentro de uma propriedade privada, então o para acessar é cobrado o valor de R$20,00 por pessoa.

Morro do Parapente

O Morro do Parapente é uma atração para quem busca tirar fotos bonitas em Urubici, o espaço tem vários balanços, um mirante e algumas molduras para você garantir seu post no Instagram. O ideal é chegar lá perto hora do pôr do sol para aproveitar o visual.

Além das fotos, não tem muita coisa para fazer, nós acabamos indo lá porque na quarta feira a maioria dos lugares estavam fechados e o morro do Parapente estava aberto, embora com uma manutenção acontecendo.

No local não há venda de alimentos e bebidas. Tem um espaço reservado para quem contrata o serviço de piquenique de luxo que é preparado por outra empresa.

Mas as fotos ficam realmente bonitas e se você gosta de balanços, vai gostar do passeio.

A entrada custa R$20 por pessoa.

Thera um vinícola incrível próxima a Urubici

A Thera é um vinícola que começou sua produção em meados dos anos 2000.

A vinícola pertence a um dos filhos do fundador da Villa Francione. Que em um determinado momento quis fazer uma produção independente e criou a Vinícola Thera na Fazenda Bom Retiro, em uma cidade vizinha de Urubici.

No espaço da fazenda funciona também uma pousada bem exclusiva, vale a pena consultar a disponibilidade.

Como funciona o tour da Vinícola Thera

Nós fizemos o tour com degustação e depois almoçamos no restaurante da vinícola. Tanto o tour quanto o almoço devem ser reservados com antecedência pelo WhatsApp.

O tour acontece na fazenda que tem paisagens muito bonitas e depois seguimos a uma sala de degustação onde aprendemos um pouco mais sobre a elaboração e harmonização dos vinhos.

Essa foi nossa vinícola favorita em Santa Catarina, tanto pelo passeio quanto pelos vinhos.

Almoço na Vinícola Thera

O almoço é a la carte, não tem um menu degustação.

De entrada pedimos bruschettas de truta defumada e uma taça de espumante para acompanhar.

O prato principal foi Copa Lombo com “gratin” de batatas e estava muito gostoso. Seguimos a indicação do restaurante e tomamos o vinho Montepulciano da Thera com o prato principal. A sobremesa foi um mil folhas de doce de leite.

Onde ficar em Urubici

Eu fiquei em um lugar que não curti muito, então nem vou citar aqui. Porém, nos dois dias que passamos em Urubici Nós fomos tomar café na Hospedaria Kayser Hauss.

Imagem da busca no Booking.com

Fomos super bem atendidos, o café da manhã é bem gostoso. Inclusive recomendo para quem procura onde tomar café da manhã em Urubici. Nós pagamos 30 reais por pessoa em abril de 2022.

Se voltássemos a Urubici nos hospedaríamos na Hospedaria Kayser Hauss, por isso, vou recomendar para vocês.

Vai viajar?

As empresas parceiras do blog, são de confiança, eu uso e recomendo. Ao utilizar o serviço de uma delas, utilizando um de nossos links, o blog recebe uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

Faça sua reserva com o booking.com, lá você encontra hotéis e apartamentos de temporadas, pode conferir a opinião dos hóspedes e muitos têm cancelamento grátis.

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você  pesquisa os melhores preços em diversas  opções de seguro.

Para contratar serviço de transfer, ingressos e passeios guiados você pode contratar nosso parceiro Civitatis.

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

Chegue em seu destino já conectado a internet e evite perrengues. Com os chips do Viaje Conectado você pode ter internet ilimitada em sua viagem internacional.

Faça sua reserva com o booking.com, lá você encontra hotéis e apartamentos de temporadas, pode conferir a opinião dos hóspedes e muitos têm cancelamento grátis.

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você  pesquisa os melhores preços em diversas  opções de seguro.

Para contratar serviço de transfer, ingressos e passeios guiados você pode contratar nosso parceiro Civitatis.

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

Chegue em seu destino já conectado a internet e evite perrengues. Com os chips do Viaje Conectado você pode ter internet ilimitada em sua viagem internacional.

Serra do Rio do Rastro e Vinícolas de Santa Catarina

O que fazer na Serra do Rio do Rastro é o que algumas pessoas podem se perguntar. Neste post vou te dar dicas sobre as cidades na região, onde se hospedar e se vale a pena dedicar um tempinho para conhecer essa parte da região serrana de Santa Catarina.

Vai precisar alugar um carro? Veja nossas dicas neste post.

A estrada da Serra do Rio do Rastro

A Serra do Rio do Rastro fica no sul de Santa Catarina e é cortada pela Rodovia SC-390, no município de Lauro Müller. A Rodovia em si já é um ponto turístico, cercada de verde e com algumas cachoeiras visíveis da estrada, além de quatis que também aparecem de vez em quando.

Percebemos que o trajeto é bem apreciado por motociclistas, afinal é mesmo uma rota muito bonita.

A estrada é bem sinuosa, então é bom ir preparado para eventuais enjoos em crianças ou em pessoas mais sensíveis. (Em nosso caso foi tranquilo, não enjoamos.)

Recomendo fazer o trajeto subindo a serra, já que os mirantes estão deste lado da pista.

Ao longo do percurso tem vários lugares com alguns recuos onde é possível parar rapidamente para tirar foto. Mas recomendo mesmo parar, no último recuo, o único que tem uma plataforma com um guarda corpo de metal. Dali, se tem uma ótima vista da Serra do Rio do Rastro e da estrada.

Vai passar por Florianópolis, veja nossas dicas de onde comer .

Onde ficar na Serra do Rio do Rastro

Nos hospedamos no Rio do Rastro Ecoresort em Bom Jardim da Serra e adoramos. Ali, encontramos um hotel com uma estrutura excelente e de lá você pode ir de carro para visitar os atrativos ou contratar passeios.

O Rio Rastro Ecoresort por si só já vale o passeio.

O Resort oferece todo o conforto para que possamos desfrutar do frio da região, ou mesmo em dias mais quentes tem muita área verde para conhecer.

Nós ficamos encantados, tanto que deixamos algumas horinhas do dia só para curtir o hotel. E já quero voltar porque o tempo não foi suficiente. Ainda quero ir para ficar só no hotel e aproveitar bem toda a sua estrutura.

Fizemos a maior parte das refeições no hotel. O menu é enxuto, o que geralmente é bom. Para quem vai com criança os pratos kids também são bons, com opção de massa ou de arroz e feijão com um tipo de carne.

O café da manhã é completíssimo e pode ser servido no restaurante ou no quarto sem custo adicional.

Apesar da internet do celular não funcionar muito bem na região, o Wi-fi em todo o hotel é ótimo. Então, quem precisa trabalhar durante a estadia pode ficar tranquilo.

Nós ficamos em um chalé ideal para quem vai com criança. O chalé tem dois quartos e vista para o lago. Claro que se for com criança muito pequena tem que ficar atento, pois não há proteção em volta do lago.

O hotel não tem uma equipe de recreação, mas é bem bonito. Tem lhamas, vacas e cachorros que ficam soltos e são dóceis. Tem parquinho e brinquedoteca também.

Serra do Rio do Rastro: Pôr do Sol com queijos e vinhos

Nós contratamos um serviço do hotel, de queijos e vinhos no mirante do pôr do Sol. A equipe do hotel montou uma mesa com frios, queijos, algumas frutas e suco de uva para o Lorenzo. O vinho, nós escolhemos um da carta do hotel e pagamos à parte, ou você pode levar o seu e pagar a rolha, que em abril de 2022 custava R$ 75,00.

Para chegar ao mirante fizemos uma trilha bem curtinha, levamos uns 5 minutos. Por isso, na recepção nos emprestam um rádio para caso a gente precise entrar em contato com a equipe do hotel.

Ao chegarmos no mirante do pôr do sol, o ambiente estava todo decorado com lanternas e deixaram cobertores para gente se aquecer também.

Foi bem gostoso. A vista do hotel para o pôr do Sol é bem bonita.

Fiz um Reels mostrando melhor a experiência:

Clique aqui e já faça sua reserva no Rio do Rastro Ecoresort com nosso parceiro Booking.com

Também são oferecidas outras experiências pelo hotel, como passeios, cavalgada e piquenique.

O que fazer na Serra do Rio Rastro

Quando terminar de subir o trecho da Serra do Rio do Rastro você chegará em Bom Jardim da Serra que é vizinho da cidade de São Joaquim.

Mirante Canion da Ronda

Endereço: Guatá, Lauro Müller – SC, 88640-000

Telefone(49) 99111-9808

O atrativo mais famoso é o Cânion da Ronda, que fica em uma propriedade particular que faz parte do Parque Nacional de São Joaquim. Por isso, é cobrado um valor na entrada.

Fique atento ao tempo, pois de repente desce a neblina e não dá para ver mais nada. Foi exatamente o que aconteceu conosco e por isso acabamos desistindo desse passeio.

Bom Jardim da Serra

É um município bem pequeno, com cachoeiras e Cânions que podem ser visitados.

Mirante Serra do Rio do Rastro

O Mirante da Serra do Rio do Rastro fica logo na entrada de Bom Jardim da Serra, quando chegamos pela estrada SC-390 ( aquela sinuosa que mencionei anteriormente).

Lá tem espaço para estacionar, lanchonete e loja de artesanato. É um dos lugares mais conhecidos da cidade e a vista é belíssima!! Vale a pena parar para tirar fotos.

Cânion das Laranjeiras

Endereço: Cânion das Laranjeiras Santa Barbara do Socorro, Bom Jardim da Serra – SC, 88870-000

Telefone(48) 99989-6510

O Cânion das Laranjeiras é um dos cartões postais de Bom Jardim da Serra, conhecido por suas fendas profundas e natureza exuberante. Não tivemos tempo para visitarmos este local.

Também faz parte do Parque Nacional de São Joaquim, em propriedades particulares. O acesso é feito somente com agendamento prévio. Você pode acessar pelo lado Sul, através da Fazenda Santa Cândida ou pelo lado norte, pela Fazenda Rincão.

São Joaquim

São Joaquim é uma cidade muito conhecida pelo frio. Lá é onde as pessoas vão para ver a neve no Brasil

A cidade está em uma altitude de 1353m . São Joaquim tem muitos produtores de maçã e nos últimos 20 anos passou a ser também um polo de produtores de vinho em Santa Catarina. Por isso nós fomos conhecer algumas vinícolas e os vinhos da região, durante nossa viagem pela Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina.

Vinícola Vila Francione

A Villa Francione foi a primeira vinícola de Santa Catarina. Sua inauguração aconteceu no início dos anos 2000. E segue sendo a principal produtora de vinhos da região.

Fizemos o tour e vale muito a pena conhecer a história da vinícola, sua arquitetura e, claro, sobre como os vinhos são produzidos. No final do tour fizemos uma degustação de alguns vinhos da Villa Francione.

A visitação deve ser agendada pelo site.

É permitido levar crianças durante a visitação. As crianças não pagam e não tem nenhum atrativo, mas podem acompanhar os pais tranquilamente. Em nossa visita, além do Lorenzo nosso filho, havia outras crianças durante o passeio acompanhando os pais.

Uma característica muito marcante nos vinhos que provamos de Santa Catarina é a acidez. Os vinhos têm uma acidez bem marcante, que eu particularmente gosto.

Vinícola D’Alture

A vinícola D’Alture também é uma das mais conhecidas da região. Sua proposta é ressaltar o terroir de altitude para a produção dos vinhos.

A vinícola tem uma sede bem imponente e muito bonita.

Você pode agendar uma visitação e também fazer um almoço ou jantar harmonizado. Para isso, é necessário agendar antecipadamente pelo Whatsapp.

Nós provamos o almoço harmonizado e a verdade é que não nos surpreendeu muito. A comida é ok e o serviço é correto. Valeu para conhecer, mas eu não voltaria para almoçar.

Nos vinhos percebemos as notas de madeira bem marcantes. Trouxemos para casa um vinho branco da uva Viognier, que é uma uva que eu gosto bastante e tem poucos produtores nacionais.

Casa do Vinho

Anota essa dica de ouro! A Casa do Vinho é uma loja que distribui os vinhos de Santa Catarina. Ali você encontra vinhos de todas as vinícolas da região com preços bem atrativos e às vezes, com valores até melhores que na vinícola.

Inclusive, é possível encontrar vinhos de vinícolas que não recebem turistas.

Alguns vinhos estão disponíveis para degustação. Nós degustamos alguns na loja.

A loja envia os vinhos para todo o Brasil. Quando for procure a Elisângela, ela nos atendeu super bem.

Urubici

Se quiser seguir viagem, a próxima parada pode ser Urubici.

A cidade é conhecida pelas paisagens e pelas cachoeiras.

As atrações mais famosas são as Cataratas do Avencal, o Morro da Igreja e a Pedra furada. Além disso fica pertinho da sede da Vinícola Thera. Conto mais neste post.

Vai Viajar?

As empresas parceiras do blog, são de confiança, eu uso e recomendo. Ao utilizar o serviço de uma delas, utilizando um de nossos links, o blog recebe uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

Faça sua reserva com o booking.com, lá você encontra hotéis e apartamentos de temporadas, pode conferir a opinião dos hóspedes e muitos têm cancelamento grátis.

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você  pesquisa os melhores preços em diversas  opções de seguro.

Para contratar serviço de transfer, ingressos e passeios guiados você pode contratar nosso parceiro Civitatis.

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

Chegue em seu destino já conectado a internet e evite perrengues. Com os chips do Viaje Conectado você pode ter internet ilimitada em sua viagem internacional.

Faça sua reserva com o booking.com, lá você encontra hotéis e apartamentos de temporadas, pode conferir a opinião dos hóspedes e muitos têm cancelamento grátis.

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você  pesquisa os melhores preços em diversas  opções de seguro.

Para contratar serviço de transfer, ingressos e passeios guiados você pode contratar nosso parceiro Civitatis.

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

Chegue em seu destino já conectado a internet e evite perrengues. Com os chips do Viaje Conectado você pode ter internet ilimitada em sua viagem internacional.

Onde comer em Florianópolis

Quer saber onde comer em Florianópolis? Quais os melhores restaurantes da Ilha?

Neste post, vou sugerir alguns restaurantes incríveis que valem muito a pena!

De antemão, preciso explicar que em nossa rápida passagem por Florianópolis priorizamos a ida a restaurantes, porque a gente gosta de comer bem, né? ( Dois destes restaurantes de Florianópolis, já estavam na nossa listinha faz um tempinho)

Vou listar aqui agora as minhas recomendações sobre onde comer em Florianópolis.

Veja aqui dicas valiosas para organizar sua viagem

Onde comer em Florianópolis na região da Lagoa da Conceição

Essa região é repleta de restaurantes e comércio em geral. Vou indicar os que eu gostei:

Pegamos uma dica valiosa de uma amiga e ficamos na Pousada Girassóis da Lagoa, (que recomendo muito) na primeira etapa da nossa viagem . A região da Lagoa da Conceição, foi realmente boa para se hospedar porque realmente ficou fácil de acessar outros lugares da ilha de carro e também sair a pé para jantar, tomar um café, etc.

Café – Café Cultura 

Assim que chegamos queríamos tomar um café da manhã bem gostoso! Então, descobrimos o Café Cultura, que tem várias unidades no Brasil. 

Pedimos Ovos mexidos e Ovos beneditinos que estavam deliciosos.

O Café coado na hora também estava perfeito.  Assim como gostamos também da torta de maçã.

O atendimento foi um pouco confuso, mas mesmo assim vale a pena. O ideal é pedir tudo de uma vez, porque demora um pouco para chegar.

Frederica Pizza Originale

A pizzaria fica na região da Lagoa da Conceição.

Entrega uma pizza bem feita e saborosa. 

Vale a visita.

Onde comer em Florianópolis em outros bairros.

Ferro

Rosbife no restaurante Ferro

O restaurante Ferro do chef Léo Abreu, era um que estava na nossa lista. Afinal de tanto vermos as receitas no canal do Leo Abreu no youtube, nós ficamos muito curiosos em provar a comida. E de antemão já posso dizer que atendeu totalmente nossa expectativa.

O espaço é bem descontraído e o atendimento bem rápido.

Sanduíche de pernil e camarão

Dos pratos, provamos vários. Todos estavam ótimos, mas vou destacar o sanduíche de Pernil com Camarão. Gostamos tanto, que voltamos lá antes de irmos embora para comermos este sanduíche novamente. 

Lorenzo, nosso filho de 10 anos pediu hambúrguer nas duas vezes e também adorou!

Ludum 

Atum na lata no Ludum

É um restaurante super contemporâneo que tem como chefes Tiago Soar e Mateus Emerick.

O menu é sazonal e super criativo.

Nós fomos jantar e provamos o menu degustação de 11 passos. Que estava divino!!! 

E olha que a expectativa era altíssima!

Para o Lorenzo prepararam um prato com um peixinho e um purê, incrível. (Muito melhor que muitos pratos kids secos que vemos por aí ) 

purê com peixe grelhado e brócolis

O ambiente, lembra uma casa meio dos anos 70, mas meio psicodélica. Assim, para resumir: Amei amei! 

Restaurante Ostradamus

Um clássico da Ilha, o restaurante Ostradamus é super tradicional, fica no Ribeirão da Ilha e é famoso por suas ostras.

As ostras passam por um processo de depuração para eliminar o risco de contaminação. Então, é o lugar ideal para consumir ostras in natura.

Vale chegar cedo porque o restaurante fica bem cheio.

Claro que provamos as ostras, tanto in natura como a do Principe com Abacaxi, geleia de pimenta com figo seco e queijo brie. Já como prato principal, pedimos o polvo que estava perfeito.

Onde comer em Florianópolis no aeroporto

Uma surpresa boa que tivemos, foi com o aeroporto de Florianópolis. Ele foi totalmente reformulado e na área externa tem um boulevard cheio de lojas e lugares para comer. Nós provamos um sanduíche caprichado em um café e uma cerveja local deliciosa. Deu certo, viu?!

Os preços são um pouco caros, como em todos os aeroportos, mas a qualidade realmente era boa. Diferente do que costumamos encontrar nos aeroportos por aí.

Coffee Train 

Conhecemos o Cofee Train no aeroporto de Florianópolis. E quando fui pesquisar se tinha mais endereços para escrever o post, descobri que tem outras lojas temáticas em Florianópolis e fiquei com vontade de ter ido. A loja do aeroporto tem uma decoração que lembra o trem do filme De Volta para o Futuro.

Precisávamos almoçar, mas ainda era hora de café da manhã, então a gente comeu um sanduíche feito com croissant, salmão defumado e abacate. Já Lorenzo, foi no clássico presunto e queijo. 

Ambos estavam simplesmente excelente .

Para finalizar pedimos uma torta de chocolate e um café coado e tudo estava uma delícia.

Foi surpreendente como conseguimos comer bem em um aeroporto. 

Unika Bar

Também no aeroporto de Florianópolis. Fica ao lado do Coffee train.

Cervejas de ótima qualidade e variedade. Nós provamos uma tipo Hop Lager e uma tipo IPA.

Recomendo! 

Vai viajar?

As empresas parceiras do blog, são de confiança, eu uso e recomendo. Ao utilizar o serviço de uma delas, utilizando um de nossos links, o blog recebe uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

Faça sua reserva com o booking.com, lá você encontra hotéis e apartamentos de temporadas, pode conferir a opinião dos hóspedes e muitos têm cancelamento grátis.

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você  pesquisa os melhores preços em diversas  opções de seguro.

Para contratar serviço de transfer, ingressos e passeios guiados você pode contratar nosso parceiro Civitatis.

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

Chegue em seu destino já conectado a internet e evite perrengues. Com os chips do Viaje Conectado você pode ter internet ilimitada em sua viagem internacional.

Faça sua reserva com o booking.com, lá você encontra hotéis e apartamentos de temporadas, pode conferir a opinião dos hóspedes e muitos têm cancelamento grátis.

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você  pesquisa os melhores preços em diversas  opções de seguro.

Para contratar serviço de transfer, ingressos e passeios guiados você pode contratar nosso parceiro Civitatis.

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

Chegue em seu destino já conectado a internet e evite perrengues. Com os chips do Viaje Conectado você pode ter internet ilimitada em sua viagem internacional.

Lagoinha – CE – Passeio de 1dia

Passeio de buggy em Lagoinha

Lagoinha é um distrito que pertence ao município de Paraipaba no litoral Cearense, fica a aproximadamente 50km do Trari e 110km de Fortaleza.

Nós nos hospedamos no Trairi ,que ótimas opções de hospedagem, e foi super fácil chegar em Lagoinha, veja neste post todas as dicas das praias do Trairi.

A região é famosa pelas lagoas de água doce. As mais famosa são: a Lagoa do Jegue e a Almécegas.

Além das lagoas de água doce, a região também é repleta de falésias que formam paisagens lindas junto ao mar.

Lagoinha é tão bonita, que o local foi o escolhido para abrigar o primeiro hotel da rede Hard Rock no Brasil, que está em construção.

O que fazer em Lagoinha

É muito comum ter passeios de 1 dia, saindo de Fortaleza ou de buggy saindo das cidades próxima, como Trairi.

O passeio de Buggy te leva por 2 horas para visitar as duas lagoas de água doce pelas dunas com paradas para banho e fotos. Este, é o mais fácil de encontrar.

Existe também um passeio de catamarã e com mais tempo você pode explorar a região por conta própria em veículo 4×4.

Mostrei nossa experiência lá no Instagram, tem Stories nos destaques Ceará e Reels no feed. Aproveite para nos seguir por lá também.

Nossa experiência no passeio de buggy em Lagoinha

Chegamos em Lagoinha pela manhã. Paramos no centrinho da cidade, onde fica o mirante de Lagoinha. Ali, ficam diversos bugueiros oferecendo passeios, e foi desta forma que encontramos o Samuel @passeiodebuggylagoinha. O buggy do Samuel é o relâmpago Maqueen.

Em janeiro de 2022 pagamos 180 reais para um passeio com até 4 pessoas no Buggy. O valor é cobrado por veículo, não por pessoa. Uma vez que não são misturadas pessoas de grupos diferentes em cada buggy.

Dunas e Falésias

O passeio começa explorando as Dunas e a parte de cima das Falésias. O percurso tem alguma emoção, bastante vento mas nos geral é bem tranquilo.

Durante o percurso é possível ver animais como cabras, jegues e aves. Existem paradas estratégicas com lugares para tirar foto.

Lagoa do Jegue

Em seguida vamos para a Lagoa do Jegue, que tem esse nome justamente por conta dos animais que ficam por ali, pois, na margem da lagoa fica uma graminha rala e verdinha que eles gostam de comer. A lagoa é bem agradável. Fomos em um domingo no final de janeiro, quando a maior parte das pessoas já estão voltando das férias. Tinha algumas pessoas, mas não estava superlotado. Imagino que em outras épocas pode ficar bem cheio. O banho na lagoa é bem agradável.

Em épocas de cheia ela se mistura com o mar e fica ainda mais impressionante.

Lagoa Almécegas

Seguimos o passeio pelas dunas e chegamos na Lagoa Almécegas, a parada é um restaurante na beira da Lagoa e de lá podemos acessar a lagoa. Esta, já fica mais distante do mar e em épocas de cheia forma uma queda’agua. A área para banho é demarcada e fora da demarcação passam embarcações pequenas e motos aquáticas.

A lagoa almécegas acaba tendo um espaço menor para banho,(pelo menos na parte que fica ali próximo do restaurante) mesmo assim, conseguimos um cantinho mais tranquilo. Tomamos uma água de coco e seguimos o passeio.

Praia de Lagoinha

Paramos rapidamente na praia de lagoinha para tirarmos fotos na falésias. A praia é realmente muito bonita. Nesse parte onde ficam as falésias não tem barracas e nenhuma estrutura.

A última parada é em um mirante e podemos escolher se queremos ficar mais perto da praia na parte com barracas ou no centro.

Nós optamos em ir para o centro porque queríamos um restaurante gostoso para almoçar e essa será nossa próxima dica.

Onde comer em Lagoinha – Restaurante Lagero

Seguindo a indicação do Samuel fomos ao restaurante Lagero. O restaurante é especializado em frutos do mar. Nós pedimos um peixe grelhado e arroz com brócolis e estava muito bem feito.

Os pratos são bem servidos e é uma boa opção na cidade.

Vai Viajar

As empresas parceiras do blog, são de confiança, eu uso e recomendo. Ao utilizar o serviço de uma delas, utilizando um de nossos links, o blog recebe uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

Faça sua reserva com o booking.com, lá você encontra hotéis e apartamentos de temporadas, pode conferir a opinião dos hóspedes e muitos têm cancelamento grátis.

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você  pesquisa os melhores preços em diversas  opções de seguro.

Para contratar serviço de transfer, ingressos e passeios guiados você pode contratar nosso parceiro Civitatis.

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

Chegue em seu destino já conectado a internet e evite perrengues. Com os chips do Viaje Conectado você pode ter internet ilimitada em sua viagem internacional.

Faça sua reserva com o booking.com, lá você encontra hotéis e apartamentos de temporadas, pode conferir a opinião dos hóspedes e muitos têm cancelamento grátis.

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você  pesquisa os melhores preços em diversas  opções de seguro.

Para contratar serviço de transfer, ingressos e passeios guiados você pode contratar nosso parceiro Civitatis.

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

Chegue em seu destino já conectado a internet e evite perrengues. Com os chips do Viaje Conectado você pode ter internet ilimitada em sua viagem internacional.

Onde comer em Fortaleza

Nossa família curtindo o almoço no Illa Mare

Em dúvida sobe onde comer em Fortaleza ?Listei os melhores restaurantes de Fortaleza nesse post. Aproveite e já anote aí onde você vai comer em Fortaleza em sua próxima viagem.

Nossa última passagem pela capital cearense em janeiro de 2022 foi praticamente uma viagem gastronômica, porque o que a gente mais fez foi: comer muito bem!

A cidade tem restaurantes de todos os estilos para você escolher o que combina com você. Vou colocar aqui os que nós mais gostamos.

Se você está explorando o Ceará, que tal conhecer a região do Trairi. Neste Post eu conto porquê vale pena passar por por ali.

Onde comer em Fortaleza em Restaurantes de pratos variados

Raiz Cozinha Brasileira

Av. Washington Soares, 3300 

Telefone:  (85) 3035-9999

Peixe a moda do chef no restaurante Raiz em Fortaleza

O Raiz é um restaurante com pratos de todas as regiões do Brasil. A carta de vinhos também é feita só com vinhos nacionais. Pedimos, pasteizinhos de entrada, o peixe a moda do chefe como prato principal e de sobremesa sorvete de tapioca com geleia de cupuaçu e farofa de castanhas. Tudo perfeito!

O ambiente é bem agradável e o serviço é muito atencioso.

Illa Mare

Frutos do Mar grelhados no Illa Mare em Fortaleza

O restaurante Illa Mare fica na Avenida Beira Mar e tem vários ambientes: do lado externo fica um deck disputadíssimo para assistir o por do sol e no salão fica opção de um ambiente climatizado que dá aquele refresco no calor do Ceará. A comida do restaurante é excelente, uma vista linda, serviço impecável e uma decoração muito bem pensada. Fomos duas vezes lá de tanto que gostamos. Os nossos destaques são: o vinagrete de polvo e o prato de frutos do mar grelhados. 

Hoots Gastropub

Av. Desembargador Moreira, 125

Telefone:  (85) 99233-8178

Polvo na Brasa no Hootsgastropub em Fortaleza

Hootsgatropub um restaurante todo moderninho que prepara os diversos tipos de pratos defumados no pitsmoker ou na parrilla. Lá também podemos tomar algumas opções de chopes artesanais.

Provamos o polvo na Brasa e estava incrível!

A salada e os pastéis que pedimos de entrada que estavam deliciosos.

Coco Bambu

Endereço:  Av. Beira Mar, 3698 

Telefone: (85) 3182-1971

O Coco Bambu é um ícone Cearense, hoje com unidades espalhadas por várias cidades do Brasil. A primeira unidade foi em Fortaleza no bairro de Meireles. Já visitamos a primeira unidade mas a que mais gostamos foi na a da Beira Mar com um restaurante lindo com a qualidade da comida e serviço excelente de sempre.

Onde Comer em Fortaleza: Pizza e Hambúrguer

Miss Pizza

Endereço: Av. da Abolição, 2208 – Meireles, Fortaleza – Telefone:  (85) 99173-1675

Pizza no Miss Pizza

Está é uma dica de pizzaria que fica escondidinha na lateral de um prédio, ambiente super simples e com pizzas deliciosas, muito bem feitas. Para quem procura onde comer uma boa pizza em Fortaleza, vale a pena conhecer.

Pedimos uma pizza metade Marguerita e metade de presunto parma com rúcula, achamos que foi uma ótima escolha.

El Chancho

Endereço: Av. da Abolição, 2951

Telefone: (85) 2180-6891

Hambúrguer no El Chancho

O El Chancho é aquela dica de onde comer em Fortaleza para quem curte Hambúrgueres e chopes artesanais. Esta é uma opção para aquele lanche rápido. O hambúrguer veio super bem feito e o atendimento bem rápido. Provamos um chope Ipa que estava bem bom também.

Hard Rock Café – Fortaleza

R. Des. Lauro Nogueira, 1500 

Telefone:  (85) 3182-1971

Fomos parar no Hard Rock Café em um dia de chuva e não nos decepcionamos.

O restaurante fica no shopping Rio-mar, e mantém o estilo bem americano da rede.

A decoração é feita com peças que perteceram á artistas, o que é bem típico dos restaurantes Hard Rock.

Em alguns horários rola música ao vivo. Nós fomos durante o almoço em uma sexta feira e tinha uma banda de Pop Rock tocando. Estava animadinho sem estar cheio demais.

No cardápio pratos como Mac and cheese, hambúrgueres e alguns cortes de carne típicos do “American Barbecue”.

Onde ficar bem localizado em Fortaleza

Nós nos hospedamos no bairro Meireles e a maioria dos restaurantes que indiquei aqui ficam a um distância que dava para ir caminhando. Já nos hospedamos na região outra vezes, e o hotel que mais gostamos até agora foi o Blue Tree Towers . Um outro hotel que estamos pensando nos hospedar em uma uma próxima ida a Fortaleza é o Hotel Gran Marquise passamos por ele e achei a localização excelente.

Vai viajar?

As empresas parceiras do blog, são de confiança, eu uso e recomendo. Ao utilizar o serviço de uma delas, utilizando um de nossos links, o blog recebe uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

Faça sua reserva com o booking.com, lá você encontra hotéis e apartamentos de temporadas, pode conferir a opinião dos hóspedes e muitos têm cancelamento grátis.

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você  pesquisa os melhores preços em diversas  opções de seguro.

Para contratar serviço de transfer, ingressos e passeios guiados você pode contratar nosso parceiro Civitatis.

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

Chegue em seu destino já conectado a internet e evite perrengues. Com os chips do Viaje Conectado você pode ter internet ilimitada em sua viagem internacional.

Faça sua reserva com o booking.com, lá você encontra hotéis e apartamentos de temporadas, pode conferir a opinião dos hóspedes e muitos têm cancelamento grátis.

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você  pesquisa os melhores preços em diversas  opções de seguro.

Para contratar serviço de transfer, ingressos e passeios guiados você pode contratar nosso parceiro Civitatis.

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

Chegue em seu destino já conectado a internet e evite perrengues. Com os chips do Viaje Conectado você pode ter internet ilimitada em sua viagem internacional.

publicado
Categorizado como Viagem

Pão de Mandioquinha fácil de fazer

Esse pão de mandioquinha foi uma receita que preparei para montarmos um chá da tarde com pratos brasileiros.

Escolhi a mandioquinha por ser uma raiz saborosa e muito utilizada no Brasil, além de ser super nutritiva.

É uma receita de pão fofinho super fácil de fazer. Fica perfeito para o chá da tarde, para fazer lanches para as crianças.

Você pode fazer seu pão de mandioquinha para preparar sanduíches ou para comer com manteiga, ou até puro mesmo.

Você pode fazer esta pasta de castanha de caju para acompanhar.

Ingredientes para o pão de mandioquinha

400g de mandioquinha

50g de açúcar 

40 de manteiga ou óleo de coco

100ml de chá Infusiva restaura morno ( ou água)

200ml de leite de coco 

3g de sal

800g de farinha 

Modo de preparo para o pão de mandioquinha

Descasque e cozinhe a mandioquinha até ficar macia. 

Prepare a infusão com o chá Restaura da Infusiva, coloque 1 colher de chá em 100ml de água quente depois de 7 minutos, coe e reserve. 

Em uma tigela grande coloque a mandioquinha espremida, em seguida 100ml de chá restaura Infusiva, 200ml de leite de coco, 40g de óleo de coco ou manteiga, misture bem. 

Acrescente 10g de fermento biológico, misture bem.

Em seguida acrescente a farinha aos poucos. 

Amasse com as mãos. 

Sove a massa por uns 10minutos. 

A massa deve ficar homogênea e grudando um pouco mas mãos. 

Cubra e deixe fermentar por 1h30. A massa vai crescer ficar bem esponjosa.

Unte e enfarinhe 3 assadeiras grandes. 

Pre aqueça o forno em 200°C

Passe farinha nas mãos e em uma bancada ou mesa. 

Forme bolinhas com as mãos e coloque na assadeira.  Eu fiz bolinhas de 50g cada. 

Deixe descansar por 15 minutos

Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos ou até que os pãezinhos estejam dourados. 

Fiz um Reels no Instagram com alguns passos do modo de preparo. Pode dar uma olhada e aproveite para nos seguir.

Você pode Gostar destas receitas também:

Pão sem queijo

Bisnaguinha sem leite

Receita de Barrinha de cereal fácil de fazer!

Turismo Rural – Dicas de passeio em fazendas

Turismo Rural: Dicas de passeios em fazendas

As opções de Turismo Rural no Brasil estão cada vez melhores e mais bem estruturadas e vão muito além daquele conceito antigo Hotel-Fazenda.

São muitos tipos de Fazendas, Sítios e Chácaras que oferecem experiências diferentes para os viajantes conhecerem melhor como é a vida no Campo.

Neste post vou dar algumas dicas de passeios bem legais com experiências diferentes.

Turismo Rural em Fazendas Históricas

Uma das vantagens do turismo rural é a possiblidade de conhecer lugares históricos, fazendas que já passaram por vários períodos e continuam funcionando até os dias de hoje.

Casa sede da fazenda

Fazenda Tozan: Produtor de Café em Campinas – SP

A Fazenda Tozan já passou por várias fases do Brasil, existe a centenas de anos e hoje funciona produzindo grãos de café de alta qualidade. Na fazenda é possível agendar alguns tipos de experiência como o piquenique e desfrutar tanto da área verde, provar o café e conhecer sobre a história da fazenda e sobre o plantio e o benefício dos grão de café.

Veja neste post mais dicas e mais detalhes sobre nossa experiência na Fazenda Tozan

Fazenda Bananal

Fazenda Bananal: Aprenda sobre agroecologia em Paraty – RJ

A Fazenda Bananal fica em Paraty, fez parte do ciclo do ouro e da cana no Brasil. A Fazenda foi toda restaurada e hoje tem a proposta de trazer conhecimento sobre agroecologia. Um exemplo de turismo rural moderno que usa práticas sustentáveis com o meio ambiente.

Um casarão remanescente do século XVII foi restaurada e mostra como funcionava uma casa de fazenda em épocas passadas.

Lá também funciona um restaurante que utiliza os produtos da fazenda em suas preparações.

A beleza do espaço é realmente impressionante!

Veja neste post tudo pra organizar uma viagem incrível para Paraty e mais detalhes sobre nossa experiência na fazenda.

Turismo Rural em Produtores de Azeite

Vista da Oliq

Oliq – Produtor de Azeite em São Bento do Sapucaí – SP

Na serra da Mantiqueira fica a produção de azeites da Oliq. Lá podemos conhecer todo o processo desde a plantação das diversas espécies de oliveiras até degustar os azeites.

Os azeite produzidos, são de altíssima qualidade. Vale pena provar.

No espaço também funciona um restaurante com pratos sazonais que valorizam o produtos da região.

É um dos passeios mais concorridos da região, por isso é importante agendar sua visita ou reservar sua mesa no restaurante com antecedência.

Fazenda Irarema um passeio imperdível em Poços de Caldas

Fazenda Irarema – Produtor de Azeite em Poços de Caldas MG e São Sebastião da Grama – SP

Na divisa entre São Paulo e Minas Gerais fica a Fazenda Irarema um importante representante da produção de azeite no Brasil, a fazenda tem as condições ideais para a plantação das olivas e muito cuidado na preparação dos azeites.

A Fazenda é bem grande e além poder visitar e conhecer todo o processo. No espaço funciona um café que aos finais de semana também serve um brunch. Também é possível fazer um picnic em uma das áreas verdes e aproveitar.

Tem bastante espaço para passear e um parquinho para as crianças.

Veja neste post mais detalhes e como foi nossa experiência na Fazenda Irarema.

Turismo rural: Onde participar de uma colheita de Frutas Vermelhas

Chácara Catavento – Piracicaba – SP

Crianças participando da colheita de frutas vermelhas na chácara Catavento

Você pode participar da colheita de frutas vermelha na Chácara Catavento em Piracicaba no interior de São Paulo. Na época de colheita, Luiz e sua família organizam um passeio bem especial dentro da chácara onde podemos colher framboesas, mirtilos e amoras. Além de tomar um café da manhã gostoso, fazer um passeio pela fazenda e conhecer mais sobre a produção de mel com abelhas sem ferrão.

Para fazer o passeio é preciso agendar com antecedência.

Nos destaques do meu Instagram eu mostrei como foi a nossa experiência com a colheita.

É uma manhã muito agradável!

Para saber quando há colheita, fique de olho no Instagram @cataventochacara.

Fazenda de café especial

Rota do Café em SãoLourenço MG

Em Carros de Minas, cidade vizinha a São Lourenço onde ficam muitas fazenda de café especial. A Unique Cafés que torra e vende cafés especiais tem sua sede em São Lourenço e oferece experiências para quem quer conhecer mais sobre o mundo dos cafés especiais.

Nós contratamos os tour Rota do Café especial e adoramos!

O Tour sai do centro de São Lourenço e você tem a opção de escolher em tour privativo ou em grupo e se quer um veículo 4×4 ou van.

Nós fizemos o passeio em grupo em veículo 4×4.

Seguimos então para Carmo de Minas. A visita que fizemos foi no Sítio da Torre, uma fazenda que já recebeu diversos prêmios por seus grãos. Aprendemos um pouco sobre como é feita a produção de café especial, que é diferente do café chamado de café de produção ou seja, o café comum que encontramos e todos os supermercados.

No passeio aprendemos sobre todo o processo desde o plantio, a torra e terminamos com uma degustação na cafeteria da Unique em São Lourenço.

É o tipo de experiência muito legal para quem gosta de café. Foi uma tarde muito agradável.

Vai viajar?

As empresas parceiras do blog, são de confiança, eu uso e recomendo. Ao utilizar o serviço de uma delas, utilizando um de nossos links, o blog recebe uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

Faça sua reserva com o booking.com, lá você encontra hotéis e apartamentos de temporadas, pode conferir a opinião dos hóspedes e muitos têm cancelamento grátis.

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você  pesquisa os melhores preços em diversas  opções de seguro.

Para contratar serviço de transfer, ingressos e passeios guiados você pode contratar nosso parceiro Civitatis.

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

Chegue em seu destino já conectado a internet e evite perrengues. Com os chips do Viaje Conectado você pode ter internet ilimitada em sua viagem internacional.

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

Faça sua reserva com o booking.com, lá você encontra hotéis e apartamentos de temporadas, pode conferir a opinião dos hóspedes e muitos têm cancelamento grátis.

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você  pesquisa os melhores preços em diversas  opções de seguro.

Para contratar serviço de transfer, ingressos e passeios guiados você pode contratar nosso parceiro Civitatis.

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

Chegue em seu destino já conectado a internet e evite perrengues. Com os chips do Viaje Conectado você pode ter internet ilimitada em sua viagem internacional.

You need to add a widget, row, or prebuilt layout before you’ll see anything here. 🙂
publicado
Categorizado como Viagem
Sair da versão mobile