Carregando o Mundo!
Viagem

Vale do Douro: Todas as dicas para você conhecer essa região!

Dicas Douro Viagem Norte Portugal

Neste post vou te contar tudo para você organizar sua viagem para a região do Douro no norte de Portugal :

Sobre o Vale do Douro

Em Portugal, nas margens dos rio Douro das vinhas que são cultivadas morro acima, são produzidos os tradicionais vinhos do Porto e os vinhos do Douro DOC.

alto douro vinhateiro oque fazer dicas

A Região do Alto Douro Vinhateiro que também é conhecida pela beleza vista por suas estradas, é patrimônio mundial da UNESCO e é a primeira Denominação de Origem Controlada no mundo.

dicas douro o que fazer no vale do douro vinhateiro viagem norte de Portugal

Em 1756, Marquês de Pombal decretou que somente os vinhos produzidos ali e envelhecidos na cidade no Porto, poderiam ser chamados de vinhos de Porto. Na época, a área foi demarcada com os Marcos Pombalinos, hoje encontrados em acervos de colecionadores ou no museu do Douro.

dicas douro o que fazer no vale do douro vinhateiro viagem norte de Portugal
Marco Pombalino na Cave Ferreira no Porto

Nós estivemos pela primeira vez por lá em junho de 2023 e já vou te dar todas as dicas para aproveitar o melhor do Douro!

Gosta de conhecer regiões vinícolas mas ainda não se decidiu? Veja estes posts:

Roteiro de Mendoza

Serra Gaúcha – Bento Gonçalves

Vinícolas no Vale de Casablanca no Chile

Quantos dias ficar no Vale do Douro?

Eu acredito que o ideal seja entre 2 ou 3 noites para você poder curtir, conhecer várias vinícolas e voltar com um gostinho de quero mais. Para uma primeira visita vale a pena se concentrar no Baixo corgo e no Cima Corgo. Vou indicar as cidades que eu recomendo ficar mais adiante.

Claro, você pode até fazer um passeio bate e volta a partir da cidade do Porto, mas vai ficar querer voltar logo.

Pode ficar mais dias e explorar também a região do Douro Superior que faz a divisa com a Espanha. Mas eu recomendo só se você gosta muito de regiões de vinícolas ou se ja não é sua primeira vez na região.

Dicas Douro Viagem Norte Portugal

Qual a melhor época para viajar para o Douro

A primavera e o outono tem clima mais ameno. No verão as temperaturas podem passar dos 40ºC e no inverno podem chegar a 0ºC. No dia 24 de junho comemora-se o São João, é uma festa que lota a cidade do Porto e pode refletir um pouquinho nas cidades vizinhas.

A Vendimia, época de colheita das uvas costuma acontecer entre agosto e setembro. É uma época bem concorrida, programe-se com antecedência se quiser aproveitar.

Como chegar no Douro Vinhateiro

Os lugares com mais opções de Hotéis e com fácil acesso as vinícolas são Peso da Régua, Pinhão e Lamego.

De Trem

Em pinhão e peso da Régua é possível chegar de trem você pode consultar os horários diretamente no site dos Comboios de Portugal. De toda forma, para conhecer as vinícolas você vai precisar de um carro ou conseguir um táxi. No caso de precisar de um táxi ou transfer privado eu gosto de pedir indicações os hotéis onde fico.

Com Excursão

Existem tours que saem do Porto e voltam no mesmo dia, é uma opção interessante para que tem pouco tempo. Você pode conferir algumas opções aqui.

como chegar de carro no vale do douro

Carro alugado

Nós optamos por explorar a região de carro. Consideramos a melhor opção pela flexibilidade, claro que neste caso, você não pode se empolgar nas degustações.

Alugamos o carro com a Sixt através da nossa agência parceira RentCars onde você pode comparar os preços e avaliações de diversas locadoras e ter o menor preço garantido.

Pegamos o carro na agência do centro da cidade do Porto e partimos em direção ao Vale do Douro. A estrada é ótima! Colocávamos os destinos no google maps e seguíamos sem problemas, sempre com uma vista de cair o queixo!

Como funciona o aluguel de carro em Portugal

Na agência somos orientados sobre as formas de abastecimento e de pedágios, que são automáticos.

Para alugar um carro você precisa ter uma CNH válida, ter idade mínima de 25 anos, apresentar o passaporte brasileiro válido e ter um cartão de crédito internacional com limite disponível para o valor do caução de garantia, mesmo que você já tenha pago previamente pela locação.

Nossa experiência com a locadora

No geral eu gosto da locadora Sixt, mas desta vez, levamos quase 1 hora na fila para retirar o carro. Ainda bem que estávamos adiantados para nosso compromisso do dia. Eu entendi que os processos para retirada dos veículos eram meio confusos e demoravam muito. Os funcionários foram gentis, explicaram tudo direitinho e tentavam na medida do possível amenizar a situação. O carro estava em bom estado e nos atendeu perfeitamente. A devolução no aeroporto foi mais rápida.

Onde ficar no douro hotel pinhao
vista do Hotel The Vintage House

Onde ficar no Vale do Douro

Como dito anteriormente, as cidades com vinícolas com mais fácil acesso e maior oferta de hospedagem são Peso da Régua, Pinhão e Lamego.

Foi onde eu me hospedei e onde eu indico para uma primeira visita. Vou começar indicando o hotel onde eu me hospedei e amei!

O Hotel Vintage House

O Hotel é lindo, tem vista para o rio Douro, o café da manhã é excelente e os funcionários são gentis.

A Localização é ótima, fica em Pinhão, bem ao lado da estação de trem. Ao atravessar a ponte de Pinhão, no final, já fica a entrada do hotel, antes da linha do trem.

Dali, leva-se torno de 20, 30 minutos para chegar em vinícolas como Quinta do Vallado, Quinta da Pacheca, Quinta do Tedo , cito aqui as que nós visitamos.

O Vintage House fica ao lado da Quinta do Bonfim, vinícola da família Symington,onde fica o nosso restaurante favorito da viagem e podíamos ir andando.

vintage house onde ficar hotel douro pinhao

Ficamos em uma suíte com antessala, banheiro gigante e varanda com vista para o Douro.

De lazer o hotel possui uma boa piscina e uma quadra de tenis.

piscina vintage house onde ficar douro pinhao

Hospedagem em vinícolas no Douro

Algumas Quintas também oferecem serviço de hospedagem, a dica é: reserve com antecedência, eu tentei algumas e não consegui mais vaga para o período que eu queria em junho de 2023.

Quinta da Pacheca- The Wine House Hotel

onde ficar em lamego hotel douro
The Wine House Hotel – Quinta da Pacheca – foto booking.com

Além do quartos no prédio principal tem a opção de ficar em quartos dentro de Pipas, uma experiência no mínimo divertida. O espaço da vinícola é lindo também.

Quinta do Vallado

onde ficar no douro peso da regua hotel
Hotel da Quinta do Vallado – foto booking.com

Tem opções de hospedagem tanto na casa tradicional como no edifício moderno, ambos me pareceram bem confortáveis e bem bonitos. Os hóspede tem fácil acesso as provas de vinhos e restaurante.

Quinta do Tedo

Quinta do Tedo - foto booking.com
Quinta do Tedo – foto booking.com

Nesta vinícola funciona um Bed and Breakfast ( algo como nossas pousadas do Brasil), a hospedagem é mais voltada para o agroturismo, com trilhas, disponibilização de caiaques e canoas para desfrutar do rio Tedo, além da piscina.

vinícola quinta da pacheca vale do douro

Visitas às vinícolas

Durante nossa passagem nós visitamos duas vinícolas, ambas hoje em dia querem ampliar o alcance dos vinhos Douro DOC. Os vinhos Douro DOC são os vinhos tranquilos, os vinhos que tomamos para acompanhar refeições.

Quinta da Pacheca

pipas de vinho do porto Quinta da pacheca o que fazer no douro

Já os vinhos do Porto tem seu processo de fermentação interrompido e é acrescido de 20% de agua-ardente vínica e a partir daí produz-se um vinho fortificado, mais doce e mais alcóolico. Geralmente servido após as refeições como digestivo ou para acompanhar sobremesas.

dicas douro o que fazer no vale do douro vinhateiro viagem norte de Portugal
Tanque para Pisa pé Quinta da Pacheca

Fizemos o tour, a vinícola é muito bonita, aprendemos sobre a produção do vinho e a história da vinícola.

Uma curiosidade: os vinhos na Quinta da Pacheca são feitos com as uvas pisadas a pé, para evitar o amargor das sementes. Provamos 4 vinhos 2 vinhos do Douro e 2 vinhos do Porto. É um tour rápido, leva menos de 1 hora. Foi um passeio agradável

o que fazer no douro visita a vinícola quinta da pacheca

Quinta do Vallado

quinta do vallado vinicola douro o que fazer

Fizemos o tour na quinta do Vallado, também aprendemos sobre a produção dos vinhos e sobre a história da vinícola. Visitamos as a caves, passamos por todo o processo. E terminamos com a degustação de 4 vinhos do Douro e 1 do Porto.

degustação vinicola quinta do vallado o que fazer no douro

Vinícolas que acabei não conseguindo encaixar no meu roteiro por falta de tempo, mas estão na minha listinha e vale a pena levar em consideração quando montar seu roteiro: Niepoort, Quinta do Crasto, Quinta do Bonfim

Restaurantes: Onde comer no Vale do Douro

onde comer restaurantes no vale do douro

A principal dica dessa viagem, façam reserva com antecedência. Os restaurantes são muito concorridos e precisa reservar para garantir seu lugar e desfrutar dessa comida maravilhosa! Vou listar os restaurantes que nós fomos.

Bonfim 1896 – Quinta do Bonfim

Na Quinta do Bomfim da Família Symington,  junto com o chef Pedro Lemos, fica o restaurante Bomfim 1896 criado com a ideia de trazer a culinária tradicional do Douro, valorizando os pratos feitos no forno a lenha, com cozinha aberta e ambiente acolhedor.

onde comer no douro bomfim 1896 quinta do bomfim

Amamos tanto que jantamos por lá nas duas noites que ficamos em Pinhão. A  sensação foi realmente de uma “conforto food” com a delicadeza e sofisticação de um restaurante refinado.

Bomfim 1896 onde comer restaurante douro pinhão

Nossa entrada favorita foi a enguia fumada e os pratos principais que mais gostamos foi o Peixe do Dia e o Pregado Assado. A sobremesa Mil Folhas com creme fumado e caramelo salgado é  espetacular.  Não posso deixar de falar que a equipe toda que nos atendeu foram extremamente agradáveis e o restaurante com vista para o Douro é belíssimo! Vale a visita!

Bomfim 1896 onde comer restaurante douro pinhão

Bistro Terrace – Quinta do Tedo

onde comer quinta do tedo douro folgosa restaurante

O Bistro Terrace fica na Quinta do Tedo, que está em um lugar onde o rio Tedo encontra-se como o rio Douro e forma uma paisagem lindíssima. Quem cuida do restaurante da vinícola são os renomados irmãos Óscar Geadas e António Geadas. No menu valoriza-se os produtos regionais e a cozinha transmontana.

onde comer quinta do tedo douro folgosa restaurante
onde comer quinta do tedo douro folgosa restaurante

Nós provamos a vieira de entrada, o lombo suíno com purê de castanha no prato principal e a sobremesa Tudo é maçã. Os pratos estavam muito saborosos.

onde comer quinta do tedo douro folgosa restaurante

Castas e Pratos

Ao lado da estação de trem em Peso da Régua, fica o Castas e Pratos que funciona tanto como loja e Wine Bar como restaurante, é um espaço bem interessante.

Castas e Pratos onde comer peso da regua douro restaurantes

No menu, pratos tradicionais com toques contemporâneos e gostamos muito da experiência. Provamos de entrada a Cavala braseada com creme de café e de prato principal o bacalhau com esmagado de batata, purê de cebola e espuma de pimentão.

Castas e Pratos onde comer peso da regua douro restaurantes

De sobremesa provamos o Ovo, uma réplica visualmente perfeita de um ovo feito com chocolate branco, creme de queijo e doce de ovos. O resultado: uma sobremesa com sabores bem delicados. adoramos!

Castas e Pratos onde comer peso da regua douro restaurantes

Vai Viajar ?

As empresas parceiras do blog, são de confiança, eu uso e recomendo. Ao utilizar o serviço de uma delas, utilizando um de nossos links, o blog recebe uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

Faça sua reserva com o booking.com, lá você encontra hotéis e apartamentos de temporadas, pode conferir a opinião dos hóspedes e muitos têm cancelamento grátis.

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você  pesquisa os melhores preços em diversas  opções de seguro.

Para contratar serviço de transfer, ingressos e passeios guiados você pode contratar nosso parceiro Civitatis.

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

Chegue em seu destino já conectado a internet e evite perrengues. Com os chips do Viaje Conectado você pode ter internet ilimitada em sua viagem internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.