Carregando o Mundo!
OrganizaçãoViagem

Aluguel de carro: Tudo que você precisa saber.

como alugar um carro aluguel de carro car rental

Neste post eu vou responder as principais perguntas referentes a aluguel de carro.  E você  vai poder decidir com clareza se vale a pena ou não alugar um carro em sua próxima viagem.

Quando vale a pena alugar um carro?

A primeira coisa que você deve levar em consideração é o lugar onde você ficará e como será o seu deslocamento diário.

Em cidades com  boas opções de transporte, seja metrô, ônibus, taxi, Uber, trem ficar com o carro costuma ser mais um transtorno do que uma comodidade. Você perde tempo procurando os lugares, as vagas para estacionar estão cada vez difíceis de encontrar e os estacionamentos privados cada vez mais caros. Nesses casos não vale a pena.

Para fazer passeios bate e volta o aluguel de um carro pode ser uma boa opção.  Neste casos, você terá mais liberdade de horário para ir e voltar ou até de mudar de planos no meio do caminho. 

Quando viajamos com crianças pequenas, o carro vira uma mini base, podemos levar “lanchinhos” para o caminho, alguma troca de roupa, um brinquedo. Além da criança poder dormir nos trajetos de ida e volta.

Se estiver viajando com a família ou com um grupo de pessoas o aluguel do carro pode ser uma forma de economizar, já que o custo por pessoa acaba sendo menor do que uma passagem de trem, ônibus ou avião. (Para ter certeza sempre vale pesquisar e comparar as opções disponíveis.)

Quando você quiser se hospedar em uma grande cidade com boa estrutura de transporte público e quiser fazer bate e volta para cidades menores o truque é  alugar o carro só para os dias de passeio e já tentar localizar antes da viagem um estacionamento próximo ao seu local de hospedagem. Se informe se o  seu hotel ou imóvel de temporada disponibiliza estacionamento ou se há algum próximo.  Existe também um site que se  chama Parclick.com que localiza o estacionamento mais próximo do endereço indicado e  possibilita a reserva da vaga com antecedência. Eu já usei uma vez e correu tudo bem, foi uma tranquilidade já ter essa parte resolvida. Porque eu já pude saber com antecedência quanto eu gastaria com estacionamento.

Para saber mais sobre como planejar e controlar seu orçamento para uma viagem clique aqui

Que documento eu preciso para o aluguel de um carro?

No Brasil

Para alugar um carro dentro do Brasil, basta ser maior de 25 anos, ter a carteira de motorista válida e um cartão de crédito com limite suficiente para franquia em caso de acidente.

No Exterior

Para alugar um carro no exterior, vão te exigir no balcão exatamente os itens descritos acima. A CNH é aceita nos 135 países signatários da convenção de Viena por 180 dias a partir da entrada no país, dentre os países signatários  estão Estado Unidos, França, Espanha, Alemanha, Canadá. ( A lista completa você pode consultar aqui). Para estes casos a PID Permissão Internacional para Dirigir não é obrigatória. Mas já me ajudou uma vez quando a atendente não entendia nossa habilitação no balcão da locadora.

Se você for ficar mais de 180 dias, aí sim a PID ,Permissão Internacional para Dirigir, é obrigatória. Ela nada mais é do que uma cópia da sua CNH traduzida em vários idiomas com a mesma validade da sua CNH. Para solicitar basta entrar em contato com o DETRAN da sua cidade.

Como encontrar o melhor preço ?

Para saber o melhor preço o jeito é pesquisar bastante! Consulte os benefícios do seu cartão de crédito e  do seguro do seu próprio carro, porque às vezes podem oferecer descontos.

Algumas agências de viagem oferecem descontos quando compramos a passagem aérea e o aluguel do carro juntos.

Faça muitas simulações e reserve com bastante antecedência, porque algumas locadoras também dão um desconto pela antecedência da reserva.

Com o nosso parceiro RentCars, você pode comparar os preços nas melhores locadoras e escolher o melhor carro para você. É só clicar aqui e alugar.

O que são as categorias?

Os carros são alugados por categoria, por exemplo: econômico, intermediário, SUV, etc. Cada um tem um tamanho e conforto específico.

Na hora de alugar, lembre-se de conferir o número de pessoas e de bagagem que pretende carregar para escolher a categoria correta.

Quando escolher a categoria sempre aparecerá  escrito um modelo de carro X ou similar.  Cuidado! Informe-se antes sobre as possibilidades do similar, principalmente quanto ao tamanho do porta malas, porque a capacidade indicada no site pode não ser exata. E você vai descobrir quando ler as letrinhas pequenas do contrato… e possivelmente ter que fazer um upgrade para poder ter um porta mala que comporte sua bagagem, gerando custos inesperados.

Devo contratar o seguro oferecido pela locadora?

Diversos tipos de seguros podem ser oferecidos no momento da reserva e no momento da retirada do veículo.

Fique atento! Calcule o valor da franquia e veja se vale a pena correr o risco ou se é melhor contratar um seguro.

Existem cartões de crédito que oferecem o seguro dos carros alugados como benefício. Por isso antes de contratar com a locadora entenda se você possui esse benefício com o seu cartão, qual o tipo de cobertura e como funciona. Muitas  vezes, o seguro do cartão de crédito funciona como reembolso, então você teria que arcar com os custos caso tivesse tipo de avaria no carro e depois ser reembolsado pelo cartão.  Por isso é importante entender os detalhes antes de tomar uma decisão.

Alguns sites que intermediam as locações também podem oferecer um seguro e na hora de retirar o carro na locadora provavelmente te oferecerão outro. Nesse caso, cuidado para não contratar duas vezes.  Entenda primeiro como vai funcionar o seguro do intermediário antes de contratar para ver se vai valer a pena ou se é melhor contratar o da locadora.

Vale a pena alugar um GPS?

É possível alugar um GPS com as locadoras de veículos mas, às vezes, eles não são atualizados. E nos deixam na mão em momentos importantes.

Então vale mais a pena comprar um chip de celular com internet logo na chegada à cidade e usar o Google Maps ou o Waze no celular.

E quanto à cadeirinha para crianças?

Dentro do Brasil e em muitos outros países é obrigatório o uso de bebê conforto, cadeirinha ou assento elevado conforme a idade ou tamanho.

Você pode solicitar uma no momento em que fizer a reserva do carro e será acrescido o valor do aluguel da cadeirinha, bebê conforto ou assento elevado.

Outra opção é levar a sua própria cadeirinha e despachar junto com a bagagem. É bom conferir com a Companhia Aérea as regras para isto,  muitas vezes a cadeirinha vai junto com a bagagem despachada sem cobranças e não conta como um volume extra.

aluguel de carro como contratar que documentos

 Em alguns lugares como Orlando estar de carro facilita muito a vida!

Está planejando a sua próxima viagem?

Estes post podem ajudar!

Com quanto tempo devo começar a planejar uma viagem

Como preparar um roteiro de viagem

Como organizar a mala de viagem