Carregando o Mundo!
Viagem

Bento Gonçalves – Serra Gaúcha com criança

Bento Gonçalves Vale dos vinhedos serra gaucha

Com poucos dias de folga fizemos uma viagem rápida a Bento Gonçalves na Serra gaúcha.

Foi uma viagem que decidimos de repente e fomos. Descontados os dias da chegada e da partida, nos sobraram dois dias para então escolhermos a dedo quais atrações iríamos conferir. Por isso, esse post é para você que quer conhecer o melhor do vale dos vinhedos e tem pouquíssimo tempo!

Mostramos nossa passagem por Bento Gonçalves nos Stories do Instagram! Clique aqui para conferir e aproveite para nos seguir por lá!

Como Chegar:

Voamos de São Paulo até Porto Alegre, de lá alugamos um carro e seguimos até o nosso hotel em Farroupilha.  Usamos o aplicativo Waze para chegar e funcionou super bem. A estrada é boa e conforme vamos nos aproximando da Serra, as paisagens verdinhas vão ficando cada vez mais lindas.

Onde ficar:

Farina Park Hotel

Endereço: Rodovia RS 453, Km 106  – Farroupilha – RS

Telefone: (54) 3458.7033  ou  (54) 99982.2049

Bento Gonçalves Serra Gaúcha Vale dos Vinhedos
Apartamento luxo no Farina Park Hotel

Para esta viagem buscávamos opções bem baratas, mas ainda com conforto e, claro, que aceitassem crianças. 

Nos hospedamos no Farina Park Hotel, fica na cidade de Farroupilha, na divisa com os municípios de Bento Gonçalves e Garibaldi.  Achamos a localização muito boa, fica bem no meio do caminho entre o vale dos vinhedos e os Caminhos de Pedra.

É um hotel com um preço muito acessível com conforto e um bom café da manhã, que atendeu nossas expectativas.

Preciso destacar o atendimento, todos os funcionários foram extremamente educados e solícitos, definitivamente o principal ponto forte.

Sobre Bento Gonçalves:

A região foi ocupada por imigrantes italianos no final do século XIX após incentivo do Império Brasileiro na época. Esses imigrantes eram agricultores em sua terra natal e passaram a trabalhar principalmente com plantações de uvas e fabricação de vinhos e outros derivados da fruta. Além disso, toda a tradição da cultura italiana e gastronomia farta com massas artesanais foi mantida na região. O dialeto falado pelos primeiros imigrantes ainda é conhecido por filhos e netos que hoje continuam a produzir vinhos que vêm sendo aprimorados e reconhecidos pela qualidade.O destaque fica principalmente para os espumantes, que têm, inclusive, recebido prêmios internacionais nos últimos anos. É no vale dos vinhedos e região que ficam os maiores produtores de vinho do Brasil.

Fica a dica! Que tal experimentar um bom espumante brasileiro geladinho e borbulhante em um lindo de sol?

O que fazer :

Recomendo visitar uma vinícola grande e uma familiar. São mundos totalmente diferentes e ambos muito interessantes.  Fizemos a visita no final de janeiro, nessa época acontece a vindima, ou seja a colheita das uvas. Neste período, que vai de meados de janeiro até o início de março, é possível participar da colheita e da pisa da uva em eventos especiais. Os parreirais estavam carregadíssimos e a vindima acontecendo a pleno vapor com a colheita sendo feita pelos trabalhadores para a produção de vinhos. Infelizmente, os eventos especiais começariam exatamente no dia em tínhamos que ir embora.

Vinícolas

Cristofoli

Bento Gonçalves serra gaucha
Antiga cantina da Vinícola Cristofoli

Endereço: RS 431 KM 06  S/N – bairro Faria Lemos – Bento Gonçalves  / Rota das Cantinas Históricas

Telefone: (54 )3439-1190 ou 54 99917-1903

Esse é um passeio realmente imperdível! Foi com a dica do blog Por aí com os Pires que descobri a vinícola.  Fizemos o tour vinho e paisagem.  Diria que esse foi o passeio mais legal que fizemos.

A família Cristófoli nos recebeu desde a chegada e com muita atenção e simpatia fomos levados a conhecer um  pouquinho de sua história e sua terra. Mari  nos conta de forma cativante a história da família e região e Ivanildo Cristófoli conta como é o dia a dia e cada detalhe da produção das uvas. Claro que tudo de uma forma super informal e que vira um delicioso bate papo, como se estivéssemos entre amigos já conhecidos.

Seguimos por dentro da propriedade e paramos em um belvedere com uma vista linda do Vale do Rio das Antas e lá nos foi servido um lanchinho delicioso produzido com ingredientes da região harmonizados com espumantes deliciosos da vinícola da família.

Bento Gonçalves Serra Gaucha Sputino
Lanche servido durante o passeio na vinícola Cristofoli

Em nosso grupo como havia duas crianças, Lorenzo e mais uma menina, eles levaram um boneca de pano feita pela nona e um carrinho de madeira também feito pela família. Ouvimos a história da família e dos primeiros imigrantes que chegaram na região. Depois seguimos para o parreiral e como estávamos na época da vindima pudemos degustar as uvas deliciosas direto do pé. Experiência maravilhosa!

Ao terminarmos o passeio, a enóloga Bruna Cristófoli explicou com detalhes como é feita a produção de vinhos da família tudo sempre como muita simpatia.

Além do passeio, tivemos a oportunidade agendar um almoço harmonizado feito com carinho pela mama.

Durante o almoço provamos alguns queijos e focaccia, seguidos por uma salada e como prato principal Chris e eu escolhemos polenta com ragu de carne e Lorenzo escolheu Bigoli ( um tipo de espaguete) com tomates confitados. De sobremesa comemos um sorvete de moscatel com calda de morango. Todos os pratos harmonizados com vinhos produzidos pela família.

Na loja, compramos vinhos e também alguns outros produtos muito bons  feitos na região como azeite e vinagre balsâmico.

 

Casa Valduga

Endereço: Via Trento 2355 – Linha Leopoldina – Bento Gonçalves / Vale dos Vinhedos

telefone: (54) 2105-3154

Escolhemos a Casa Valduga como vinícola grande para visitar e fizemos o tour  com degustação para conhecer a produção dos vinhos.  Os tours saem de hora em hora. Para esse mais simples, de aproximadamente uma hora, não é possível fazer agendamento, basta checar os horários no site e chegar uns minutos antes de começar.

A propriedade é linda, tudo lá é grandioso e acompanhamos, dessa vez,  como funciona o processo de uma produção industrial de vinho. E também conhecemos um pouquinho da história da família Valduga.

Provamos um vinho branco, um tinto e um espumante. Aprendemos como é feito o espumante pelo método tradicional, aquele que tem que virar manualmente as garrafas a 45 graus de tempos em tempos.

Terminamos com uma visita ao parreiral que também estava carregado de uvas! Gente, provei a uva cabernet sauvignon e que delícia de uva! Lorenzo e eu ficamos ali só de boa comendo uva do pé.

Lorenzo, que claro, já estava melhor amigo de um outro garotinho do nosso grupo, já colhia uva até para o amigo afinal,  já tinha experiência, né? rs

Terminamos a visita na loja da Casa Valduga e as taças que usamos para fazer a degustação foram embaladas em lindas caixas para levarmos para casa.

Parque das Ovelhas

Endereço: Rodovia Linha Palmeiro, 400 – Distrito de São Pedro, Bento Gonçalves  / Caminhos de Pedra

Telefone:  (54) 3455-6320

 

E como nem só de vinho vive o vale dos vinhedos, fomos conhecer o Parque das Ovelhas. No parque conhecemos um pouquinho da rotina das ovelhas criadas para produção de queijo. Dentre as atividades está a amamentação, pudemos amamentar as ovelhinhas bebês.   Conhecemos também o pastoreio, é impressionante como os cães treinados conduzem as ovelhas conforme o pastor orienta. E vimos também como é feita a tosquia, que deve ser feita nos períodos corretos para regular a temperatura corporal das ovelhas.

Além dos cuidados com as ovelhas, no parque acontece também uma demonstração do trabalho da Falcoaria.  A Falcoaria consiste no treinamento de aves de rapina para caça. No entanto, hoje ela usada para fins diversos como espantar outras aves ou capturar drones em áreas próximas a aeroportos.

Durante o passeio também pudemos degustar os queijos feitos com leite de ovelha, que é rico em gordura e quando passa pelo processo de maturação torna-se naturalmente sem lactose.

Lorenzo curtiu bastante chegar pertinho das ovelhas, ver um falcão de perto também o deixou bem impressionado.

 

Loja de Fábrica da Tramontina

Bento Gonçalves Serra Gaucha
Lorenzo curtiu o aparador de grama da Tramontina

Endereço: Rua Maurício Cardoso, 193  – Centro – Carlos Barbosa – RS

Telefone: (54) 3461 7750

 

No município de Carlos Barbosa, fica a fábrica da Tramontina, então recebemos várias indicações de que deveríamos visitar a loja de fabrica da Tramontina. Como somos os loucos da culinária, não resistimos e tivemos que ir conferir a tal da loja.

É realmente uma loja gigante com todos os produtos que você pode imaginar, desde utensílios de cozinha como talheres até  aparadores de grama, além de mobiliário, fogões, fornos, coifas e claro panelas para todos os gostos e bolsos.

Mesmo assim, não achei tão imperdível. Só vale mesmo, se você estiver buscando algum item específico. Que foi o nosso caso,  encontramos lá uma assadeira perfurada para usar na churrasqueira no melhor estilo Felipe Bronze. Se estiver procurando uma dessa também, lá tem! #ficaadica

Os preços são normais, os mesmos de outras lojas. Salvo alguma promoção, como peças de mostruário.

Onde comer:

Vinícola Cristofoli 

Bento Gonçalves Serra Gaucha
Bígoli com tomate confit

Endereço: RS 431 KM 06  S/N – bairro Faria Lemos – Bento Gonçalves  / Rota das Cantinas Históricas

Telefone:( 54) 3439-1190 ou ( 54) 99917-1903

 

O Almoço só funciona com reserva prévia. São poucos lugares e o atendimento incrível super exclusivo.

O pratos são artesanais e deliciosos como citei acima.

Nós almoçamos logo após o passeio, mas você pode agendar só o almoço harmonizado com os vinhos.  Vale super a pena!

Restaurante Nona Ludia

Bento Gonçalves Serra Gaucha
Restaurante Nona Ludia

Endereço: Caminhos de Pedra, Bento Gonçalves

Telefone: (54) 3455-0157

 

O Restaurante funciona em uma casa de 1880 toda construída em pedra de basalto pelo imigrante Giuseppe De’llacqua para Francesco Maccalós, o primeiro propietário.  Posteriormente a casa foi adquirida por outras famílias e na década de 1930 a casa foi toda rebocada tendo seu estilo totalmente alterado . Somente em 1994 a casa foi restaurada e recuperou-se o aspecto original.

Um grande destaque é o pé de Maria Mola ou Umbu que existe ao lado da casa, este tipo de ávore tem as raízes expostas e  formam uma pequena caverna que servia de abrigo provisório para os primeiros imigrantes.

Bento Gonçalves Serra Gaucha
Maria Mola é uma espécie de arvore que serviu de abrigo provisório para os primeiros imigrantes italianos da região de Bento Gonçalves.

O restaurante tem uma decoração rústica muito bonita. Os pratos são carnes e massas artesanais e podem ser servidos a la carte ou em serviço de rodízio.

Experimentamos o rodízio, destacamos a entrada, o Píen ( é como se fosse o recheio  do capeletti compactado e depois cortado em rodinhas) e a salada de batatas.  Claro, que as massas e as carnes também estavam  saborosas. A sobremesa é servida à vontade, assim como o café e o chá.

Restaurante Casa Angelo

Bento Gonçalves Serra Gaucha onde comer
Fachada do restaurante Casa Angelo

Endereço: Estr. p/ São Pedro, 26 – Linha Palmeiro Caminhos de Pedra, Bento Gonçalves

Telefone:  (54) 3455-0175

 

A casa foi construída em 1889, com pedra de basalto, tipo de rocha abundante na região na época da imigração e muito utilizada pelos imigrantes. O Primeiro proprietário foi Angelo Righetto. Ao longo do tempo a propriedade passou por outros donos e em 1939 passou a pertencer à família Merlo. Posteriormente em 2007, Orlando Rightesso Neto, bisneto do primeiro proprietário adquiriu novamente a casa e inaugurou o restaurante Casa Angelo.

O Restaurante serve uma sequência de massas, risotos e carnes deliciosos. Nosso destaque fica para os risotos que estavam espetaculares.

Pizza entre Vinhos

 Endereço: Estrada RS 444 km 18,9 – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves

Telefone: (54) 3459-1392

 

Aquela pizzaria que você respeita! Pizzas deliciosas com o diferencial da carta de vinho não ser impressa e sim com os vinhos expostos pelo salão. Você caminha, olha e escolhe o vinho que quer para acompanhar sua pizza e o garçom busca para você um que está armazenado corretamente na temperatura correta.

Gostamos tanto que jantamos lá duas vezes.

Dica! Se não quiser esperar chegue cedo, porque a pizzaria pode ficar bem cheia, principalmente aos finais de semana!

Jardim Leopoldina

Endereço:Via Trento, 2915, Linha Leopoldina – Vale dos Vinhedos

Telefone: (54) 3453.3633

O Jardim Leopoldina é um espaço lindo, com uma área verde super gostosa. Lá é bom para ir a tarde tomar um gelatto artesanal ou fazer aquela pausa para o cafezinho. Além disso, claro, também são servidos vinhos, espumantes e lanches.

Lá também funciona uma loja lindíssima com produtos da Casa Madeira.

 

Outros posts que você pode gostar:

Holambra com Criança

O ponto alto da viagem: Rota ecológica Japaratinga,Porto de Pedras, Tatuamunha, Porto da Rua,São Miguel dos Milagres

Parque Nacional Itatiaia com criança pequena!

 

 

One comment

Comments are closed.