Carregando o Mundo!
Viagem

Urubici e vinícola Thera

Urubici Serra Santa Catarina

Urubici, é uma cidade que fica na Serra Catarinense a aproximadamente 1h30 de São Joaquim. Os atrativos mais conhecidos são: a Cascata do Avencal , a Pedra Furada e o Morro da Igreja.

Nesta viagem estávamos mais focados em visitar as vinícolas de Santa Catarina, paramos em Urubici para conhecer a Vinícola Thera que fica em Bom Retiro, um município vizinho de Urubici.

Começamos nossa viagem pela Serra do Rio do Rastro, então recomendo este post para São Joaquim e vinícolas desta região.

O que fazer em Urubici

Como tínhamos pouco tempo, fizemos só os passeios que consideramos mais rápidos.

De toda forma vou citar os principais atrativos, porque com mais tempo acho que dá para fazer muita coisa por lá .

Para fazer um tour completo por Urubici veja esta opção do nosso Parceiro Civitatis.

O Morro da Igreja

foto ICMBIO – Parque Nacional São Joaquim – Vista da Pedra Furada a partir do Morro da Igreja

O Morro da Igreja fica em uma reserva ambiental que fica dentro do parque Nacional de São Joaquim.

De lá, com tempo bom, é possível avistar a Pedra furada além de todo o vale e suas formações rochosas.

Para acessá-lo é necessário agendar pelo site e depois retirar seu ingresso no centro da cidade no endereço indicado na confirmação do agendamento.

O acesso ao Morro da igreja fica mais afastado, mas é possível chegar com carro comum. Lá você deve apresentar o ticket que foi retirado no centro da cidade para poder entrar.

Pedra Furada

A pedra furada é uma formação rochosa que fica dentro do parque nacional de São Joaquim, para acessá-la é necessário fazer uma trilha um pouco longa. O trajeto a pé tem 8,5 km e considerado de dificuldade média.

Veja mais informações sobre o passeio até Pedra Furada com nosso parceiro Civitatis

Cascata do Avencal

A Cascata do Avencal é um cachoeira com 100m de queda livre. Você pode acessá-la pela parte alta através do Parque Novo Mundo, onde tem uma passarela de vidro.

Ainda na parte alta, você também pode ter acesso pelo Parque Cascata do Avencal e lá é possível deslizar por uma tirolesa que atravessa a Cascata.

Para chegar a parte baixa da Cachoeira o acesso é feito através de uma trilha.

Morro do Campestre

Urubici Morro do Ca Serra do Rio do Rastro

O principal atrativo do Morro do Campestre são formações rochosas em arenito que formam um cenário lindo. Este é um passeio em Urubici que vale a pena. Porque é tudo muito organizado, a entrada, o estacionamento e o acesso às formações rochosas. Lá também tem uma lanchonete bem bonita onde tomamos um café gostoso.

Morro do Campestre Urubici Serra Catarinense Santa Catarina

No Morro do Campestre há vários lugares legais para tirar foto e também uma bela vista do alto do morro para o vale do rio Canoa.

Morro do Campestre Urubici Serra Catarinense Santa Catarina

O Morro do Campestre fica dentro de uma propriedade privada, então o para acessar é cobrado o valor de R$20,00 por pessoa.

Morro do Parapente

Morro do parapente Urubici Santa Catarina

O Morro do Parapente é uma atração para quem busca tirar fotos bonitas em Urubici, o espaço tem vários balanços, um mirante e algumas molduras para você garantir seu post no Instagram. O ideal é chegar lá perto hora do pôr do sol para aproveitar o visual.

Morro do parapente Urubici Santa Catarina

Além das fotos, não tem muita coisa para fazer, nós acabamos indo lá porque na quarta feira a maioria dos lugares estavam fechados e o morro do Parapente estava aberto, embora com uma manutenção acontecendo.

No local não há venda de alimentos e bebidas. Tem um espaço reservado para quem contrata o serviço de piquenique de luxo que é preparado por outra empresa.

Morro do parapente Urubici Santa Catarina

Mas as fotos ficam realmente bonitas e se você gosta de balanços, vai gostar do passeio.

A entrada custa R$20 por pessoa.

Thera um vinícola incrível próxima a Urubici

Vinícola Thera Urubici

A Thera é um vinícola que começou sua produção em meados dos anos 2000.

A vinícola pertence a um dos filhos do fundador da Villa Francione. Que em um determinado momento quis fazer uma produção independente e criou a Vinícola Thera na Fazenda Bom Retiro, em uma cidade vizinha de Urubici.

No espaço da fazenda funciona também uma pousada bem exclusiva, vale a pena consultar a disponibilidade.

Como funciona o tour da Vinícola Thera

Nós fizemos o tour com degustação e depois almoçamos no restaurante da vinícola. Tanto o tour quanto o almoço devem ser reservados com antecedência pelo WhatsApp.

O tour acontece na fazenda que tem paisagens muito bonitas e depois seguimos a uma sala de degustação onde aprendemos um pouco mais sobre a elaboração e harmonização dos vinhos.

Essa foi nossa vinícola favorita em Santa Catarina, tanto pelo passeio quanto pelos vinhos.

Almoço na Vinícola Thera

O almoço é a la carte, não tem um menu degustação.

De entrada pedimos bruschettas de truta defumada e uma taça de espumante para acompanhar.

O prato principal foi Copa Lombo com “gratin” de batatas e estava muito gostoso. Seguimos a indicação do restaurante e tomamos o vinho Montepulciano da Thera com o prato principal. A sobremesa foi um mil folhas de doce de leite.

Onde ficar em Urubici

Eu fiquei em um lugar que não curti muito, então nem vou citar aqui. Porém, nos dois dias que passamos em Urubici Nós fomos tomar café na Hospedaria Kayser Hauss.

Imagem da busca no Booking.com

Fomos super bem atendidos, o café da manhã é bem gostoso. Inclusive recomendo para quem procura onde tomar café da manhã em Urubici. Nós pagamos 30 reais por pessoa em abril de 2022.

Se voltássemos a Urubici nos hospedaríamos na Hospedaria Kayser Hauss, por isso, vou recomendar para vocês.

Vai viajar?

As empresas parceiras do blog, são de confiança, eu uso e recomendo. Ao utilizar o serviço de uma delas, utilizando um de nossos links, o blog recebe uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

Faça sua reserva com o booking.com, lá você encontra hotéis e apartamentos de temporadas, pode conferir a opinião dos hóspedes e muitos têm cancelamento grátis.

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você  pesquisa os melhores preços em diversas  opções de seguro.

Para contratar serviço de transfer, ingressos e passeios guiados você pode contratar nosso parceiro Civitatis.

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: