Carregando o Mundo!
Viagem

Paraty: O que fazer em 4 dias

Paraty Parati o que fazer

O que fazer em Paraty em 4 dias de viagem. Dicas sobre como aproveitar a cidade sem aglomerar, onde ficar e onde comer em Paraty.

A cidade de Paraty foi fundada e 1677 e teve um papel importante na história do Brasil, principalmente no ciclo do ouro no final do século XVII, pois o ouro retirado de Minas Gerais era escoado para o Rio de Janeiro através do Porto de Paraty.

Atualmente, Paraty juntamente com Ilha Grande são considerados patrimônio mundial tanto cultural quanto natural. A região abriga a segunda maior reserva de Mata Atlântica, duas terras indígenas, dois territórios quilombolas e diversas comunidades caiçaras que mantém uma relação sustentável com o meio ambiente, através da pesca artesanal. Essas comunidades preservam as tradições e rituais de seu antepassados, mantendo sua cultura viva.

Está pensando em fazer uma viagem de carro? Veja as nossas dicas nesse post!

Paraty centro histórico

Se você estiver com pressa, clique aqui para ir direto para:

Nossa experiência

Paraty é um destino que fez parte da minha infância e já era uma cidade que meus pais visitavam na juventude. Por isso temos muito carinho pela cidade. Preparei um roteiro bem caprichado e aproveitamos o feriado de 7 setembro para curtir nossa viagem em família.

Veja como foi nossa viagem nos destaques do Instagram e aproveite para nos seguir.

Onde ficar em Paraty

Em qual bairro devo ficar? Vale a pena se hospedar no centro histórico de Paraty?

Para quem vai de carro, uma boa opção é ficar próximo ao centro histórico porém não dentro. Isso, porque não é permitido a circulação de carros nas ruas do centro histórico. Dessa forma, fica mais fácil para você sair e fazer coisas fora da cidade e sem precisar andar muito carregando suas coisas. Mesmo assim, o ideal é estar perto suficiente para ir caminhando para o centro histórico sempre quiser, afinal é lá que você encontra a maioria dos melhores restaurantes e lojas.

Porém, se você optar por ficar em uma pousada mais sofisticada como a Pousada do Sandi e a Pousada Literária, vale a pena ficar dentro do centro histórico pela qualidade da hospedagem, serviços, etc.

Pousada com boa relação custo x benefício em Paraty

Quem já é leitor do blog sabe que eu sempre procuro encontrar lugares confortáveis com bons preços. Em Paraty, nos hospedamos na Pousada da Condessa.

onde ficar em Paraty Parati
Nosso apartamento na Pousada da Condessa em Paraty

A localização é ótima, a pousada fica em frente ao rio Perequê-açu, a poucos metros do centro histórico.

Gostamos bastante, achei a equipe bem atenciosa e a pousada super limpa. Tinha também uma boa piscina, uma academia bem equipada e um salão de jogos.

onde ficar em Paraty Parati
Piscina da Pousada da Condessa

Nós precisamos trabalhar de lá, o Wi-fi não era muito forte, mas os celulares pegaram super bem a rede 4G, então deu supercerto.

O café da manhã é bem completo e gostoso.

Voltaria nessa pousada e recomendo!

O que fazer em Paraty

O que não falta são atrações em Paraty, porém elas não estão concentradas no centro da cidade, para acessar o melhor de Paraty você precisa se deslocar do centro de carro ou de barco na maioria das vezes.

É possível contratar os passeios com as pousadas, porém, principalmente em feriados, é recomendável reservar com antecedência para garantir opções melhores.

Com o nosso parceiro Civitatis você pode reservar seu passeio com cancelamento grátis.

Passeio de lancha ou passeio de barco em Paraty

passeio de lancha paraty

Os passeios de barco são os mais cobiçados em Paraty, afinal, a baía de Paraty tem por volta de 60 praias e a maioria delas só acessível por barco. É uma região muito preservada, nas paradas do passeio podemos ver muitos peixes e com sorte, podemos ver até tartarugas.

passeio de barco paraty
praia de Jurimirim

Em nossa última viagem, contratamos os serviço da Palombeta passeios de barco. Contratamos uma passeio de lancha privativo. Gostei muito da organização da empresa, do fácil contato pelo whatasApp com respostas rápidas. A lancha estava em perfeito estado conservação. O nosso condutor era também guia, e conhecia muito da região preenchendo também nosso passeio com muita informação interessante.

saco do mamanhguá pao de acúcar
o Pão de acúcar do Saco de Mamanguá em Paraty.

Saco do Mamanguá

O Nosso passeio foi com destino ao Saco do Mamanguá, que é conhecido por ser o único Fiorde Brasileiro. Isso significa que ali é uma região cercada por ilhas e com montanhas que forma uma enseada protegida, o que pode fazer com que visualmente fique parecido com um fiorde. A ilha do Saco do Mamanguá tem 8 kilometros de extensão, da praia onde os barcos param é possível fazer uma trilha para chegar no pico do Pão de Açúcar, que é um pico que recebeu esse nome por sua semelhança ao Pão de Açúcar do Rio de Janeiro.

cachoeira saco do mamanguá

Você também pode fazer trilhas para ir á outras áreas da ilha. Ali também pertinho da praia onde os barcos param, tem uma cachoeira bem bonita que vale a pena conhecer.

paraty passeio de lancha

Além do Saco do Mamanguá, fizemos outras paradas no passeio :

  • Praia do Jurumirim: onde com sorte podemos ver tartarugas, é uma praia linda com uma mata super preservada.
  • Ilha do Mantimento: Não tem praia, pode ser um ponto de mergulho tem muito peixes e na ilha podemos avistar saguis e outros animais.
  • Saco da Velha: Uma praia bem bonita que descemos para nos banhar .
  • Restaurante do Dadico – Parada para almoço em um restaurante rústico e com um menu de frutos do mar bem fresco e bem saboroso.
Passeio de barco em Paraty
Parada para observar os peixinhos

Centro Histórico de Paraty

centro historico paraty o que fazer
Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

Vale reservar uma tarde para conhecer o centro histórico de Paraty com calma. São muitas lojas, restaurantes e lugares fotogênicos para apreciar. Coloque seu calçado mais confortável e vá caminhar nas ruas de pé de moleque. Se preferir pode fazer um city tour guiado para conhecer as curiosidades sobre a influencia da Maçonaria, a engenharia das ruas feitas para aproveitar as cheias da maré e as construções típicas do Brasil do século XVII.

Vale a pena, eu já fiz algumas vezes e a gente sempre aprende alguma coisa nova.

centro historico de Paraty

Visita aos Alambiques

As cachaças de Paraty são premiadíssimas, então vale a pena conhecer um deles. No dia que estava programado para irmos aos Alambiques tivemos um imprevisto e não conseguimos ir. Porém, compramos na cidade mesmo as cachaças de Paraty e o licor de cachaça. Recomendo a Paratiana, que foi minha favorita. O Alambique fica em Agua Branca cidade vizinha a Paraty, mas é bem pertinho e fácil de chegar. (fique em frente a Fazenda Bananal que vou recomendar mais adiante)

Um outro Alambique bem famoso que fica na entrada da cidade é o Engenho de Ouro. Geralmente os passeios que fazem tour pelas cachoeiras para no alambique Engenho de Ouro.

Visita às Cachoeiras

Nos arredores de Paraty você encontra muitas cachoeiras, até na estrada Cunha-Paraty tem uma cachoeira bem na lateral da estrada mesmo.

Para conhecer as cachoeiras de Paraty, você contratar um passeio ou ir por conta própria.

Próximo a cidade tem a cachoeira Pedra Branca que fica em um propriedade particular a 8km de Paraty. Essa estava no meu roteiro, mas confesso que como tempo estava instável e a cidade estava bem cheia, eu fiquei com medo de aglomeração e não fui. De toda forma, fiquei com vontade.

A Cachoeira do Tobogã também bem famosa e fica próxima ao restaurante Poço do Tarzan.

E como já dito anteriormente, existe um passeio de jeep que passar por várias cachoeiras e termina em um alambique.

Gosta de Cachoeira? Então você pode curtir esses destinos:

Parque Nacional Itatiaia com criança pequena!

Visconde de Mauá: Onde parar entre Rio e São Paulo

Capitólio com criança: tudo que você precisa saber.

Paraty Mirim

igreja de paraty mirim
Igrejinha de Paraty Mirim

Paraty Mirim é um vilarejo cujo o acesso fica na estrada entre Paraty e Ubatuba, mas é bem perto e fácil de chegar. A gente foi com o google maps e deu certinho. Só tem que ficar de olho, na hora do retorno para pegar a pista local totalmente a direita.

A vila de Paraty Mirim é conhecida por ser ponto de partida de passeio de barcos, muitas pessoas vão direto para o cais e nem olham para a praia de Paraty Mirim.

Paraty Mirim
O rio chegando no mar

A vila também é território indígena, lá fica a aldeia Itaxim Guarani M’Biá Paraty Mirim.

Chegando em Paraty Mirim, você encontra alguns estacionamentos, na vila tem também um mercadinho se quiser comprar água ou alguma coisa básica.

E na chegada da Praia, tem a Igreja de Paraty Mirim, ela é dedicada a Nossa Senhora da Conceição e foi construída em 1720 em estilo colonial.

Praia de Paraty Mirim o que fazer em Paraty
Praia de Paraty Mirim

A praia de Paraty Mirim vale a pena?

A praia de paraty de Mirim é pequena em extensão e recebe a foz do rio de mesmo nome. Ela é bem preservada e boa para banho. As águas são calmas já que é protegida pelas ilhas da baía de Paraty.O

Se chegar cedo vai acompanhando o movimento da maré e o encontro do rio com o mar se formando, é bem bonito.

É uma boa praia para ir com crianças.

Pastel Gigante Paraty Mirim
O pastel gigante!

Tem um quiosque que serve alguns pratos simples e um pastel gigante! Eu pessoalmente não curti o pastelzão, porque prefiro 10 mini pasteis do 1 gigante mas é uma opção.

Trindade

Trindade é uma vila com praias bonitas e de fácil acesso. Você pode ir tanto de carro, como de ônibus ou se preferir pode contratar um passeio.

A Vila Tem praias mais agitadas para que prefere praias com ondas. Tem restaurantes e costuma ser muito procurada pelo público jovem.

Um dos atrativos de Trindade é são as Piscnas naturais do Cachadaço, uma piscina natural formada eentre as pedras. Para chegar lá você pode pegar um barquinho ou fazer uma trilha.

A questão é que Trindade por ter acesso fácil costuma ficar superlotada, por isso não visitamos a vila nesta última viagem.

Onde comer em Paraty

São muitos lugares bacanas para comer em Paraty. Escrevi sobre os restaurantes que nós fomos e recomendo.

Se quiser deixar a mão essa dica, tem um guia no Instagram também, veja e aproveite para nos seguir.

Restaurante da Fazenda Bananal

A Fazenda Bananal é o lugar mais lindo que eu vi em Paraty. É uma Fazenda histórica que foi restaurada que hoje trabalha com agroecologia.

Fazenda Bananal o que fazer em Paraty
Detalhe da queda d’agua que passa pela fazenda.

Além do restaurante você pode fazer um tour para conhecer melhor a fazenda e aprender sobre agroecologia. Precisa fazer reserva com antecedência.

No cardápio do restaurante você encontra pratos sazonais com ingredientes da própria fazenda. 

Onde comer em Paraty

Destaque para o Robalo.

Tem prato que Kids e foi aprovadíssimo pelo Lorenzo com destaque para o feijão.

 Restaurante Refúgio Paraty

onde comer em Paraty

Lugar incrível com música ao vivo, de frente para o cais turístico de Paraty. Pratos deliciosos com um ambiente lindo ao ar livre. Quem nos deu a dica sobre este restaurante foi a Mari do instagram @aespanhaelogoali.

Restaurante Pipo

Onde comer em Paraty

O restaurante fica na Pousada do Sandi, tem culinária italiana. Provamos o menu degustação que vale super a pena! São 5  passos que fazem uma experiência perfeita.

Assu Paraty

O Assu está mais para um Gastrobar, tem de tocando e o lugar é lindo e pequeno. Por isso, vale chegar cedo. 

As mesas no Deck a beira do rio Perequê-açúcar são as mais concorridas.

Tudo estava delicioso. 

Pizza Bar Cais

Pizzaria do Cais onde comer em Paraty
Pizza com massa de longa fermentação em Paraty

Pizzas feitas com massa de fermentação longa e bem saborosas. Boa opção no centro histórico com mesas do lado de fora.

Cervejaria Caborê

onde comer em Paraty

A cervejaria produz cervejas artesanais em Paraty. No restaurante tem pratos diversos, petiscos e lanches. É uma opção para fugir da muvuca no centro histórico a noite.

Um comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: