Carregando o Mundo!
Viagem

Roteiro de Mendoza com criança

Roteiro Mendoza

Eu vou contar para vocês agora como foi o nosso Roteiro por Mendoza com uma criança.

Antes de começar a fazer seu roteiro por Mendoza, recomendo ler este post aqui: O que saber antes de ir

Eu tentei equilibrar os interesses de todos como sempre e intercalar os dias de visita á Vinícolas com dias visitando outras atrações. Nós ficamos 8 dias (1 para chegada 6 para passeios e 1 para volta).

Optamos por não alugar um carro, porque iríamos fazer degustações nas vinícolas então achamos mais seguro contratar uma agência.

Nós usamos os serviços da empresa Vendímia. Combinamos tudo com o Leonardo pelo Whats App antes e durante a viagem. E quem nos acompanhou quase que diariamente em nossos passeios foi o Horácio, pessoa incrível que nos atendeu super bem.

Você pode entrar em contato com o Leonardo e agendar seu passeio pelo WhatsApp número: +54 9 261 545-0651.

Dia 1 – Hop on Hop Off – Conhecendo a cidade de Mendoza

No primeiro dia reservamos para conhecer a cidade optamos então por passear com os ônibus de Hop on Hop Off da cidade.

citytour mendoza hop on hop off o que fazer mendoza com criança
Você pode comprar seu ingresso para o Hop on Hop off de Mendoza no ponto inicial, na plaza independência.

Como funciona um ônibus Hop on Hop off

Funciona assim, você compra um ticket pela internet ou em alguma parada do ônibus e passa pelos principais locais da cidade.

Durante o percurso, um guia vai contando a história e as curiosidades dos pontos de interesse. Os passageiros podem descer nesses pontos e subir no próximo ônibus, que passa a cada 45 minutos pelo período de 24horas.

o que fazer em Mendoza com criança hop on hop off city tour mendoza
O ônibus tem várias paradas dentro do parque San Martin.

Em alguns restaurantes e museus que ficam no percurso os passageiros tem desconto ao apresentar o ticket.

O Lorenzo curtiu subir no ônibus de dois andares, foi uma experiência diferente. Ele já tinha ido uma vez mas era muito pequeno então nem se lembrava. Para nós foi super prático, conseguimos visitar os pontos que queríamos na cidade.

o que fazer em Mendoza com criança hop on hop off city tour mendoza
Lorenzo curtiu o passeio no ônibus pela cidade.

Museu Área Fundacional de Mendoza

Nossa primeira parada foi no Museu Área Fundacional. A Área fundacional de Mendoza é a parte mais antiga da cidade.

Esta região foi a primeira a ser habitada quando fundada em 1561, antes da reconstrução após o terremoto que destruiu a cidade em 1861 e a partir de então a levou a ser reconstruída com um novo plano urbanístico em outra área de Mendoza.

o que fazer em Mendoza com criança roteiro museu fundacional
É legal conhecer um pouco da história de Mendoza no museu fundacional

No Museu Area Fundacional vemos alguns remanescentes das construções pré terremoto. Podemos ler as explicações sobre as Acequias, o meio encontrado para levar água para a cidade.

O sistema de Acequias são utilizados ainda hoje. E é graças a esse sistema que temos tanto verde em uma região de clima predominantemente seco.

roteiro mendoza com criança hop on hop off museu funcdacional praça
Depois da visita ao museu fundacional Lorenzo ainda aproveitou para brincar um pouco na praça em frente antes de pegarmos o próximo o ônibus

A visita ao museu é um passeio rápido. Em frente ao museu tem um praça bem bonita, ótima para as crianças brincarem um pouco antes de voltarmos ao ônibus.

Neste post eu dei dicas das brincadeiras que gente faz durante passeios a pé

Shopping Palmares – almoço

Seguimos nosso passeio com o ônibus, passamos por diversos locais interessantes da cidade.

Optamos por descer no Shopping Palmares no departamento de Godói Cruz.

roteiro mendoza montecatini shopping palmares onde comer
O prato do Lorenzo foi o capeletti carro chefe da casa.

Apesar de ser um shopping, o espaço conta com uma área externa bem agradável, repleta de restaurantes com lugares ao ar livre , inclusive lá tem uma filial do restaurante Casa Vigil da vinícola El Inimigo.

Nós não almoçamos lá porque já tínhamos reserva para almoçar no restaurante lá na vinícola El Inimigo em outro dia.

roteiro mendoza montecatini shopping palmares onde comer
O sabor do peixe e da abóbora estavam ok apesar da apresentação

Comemos no restaurante Montecatini, mas não recomendo, achamos a comida um pouco sem graça. Não estava ruim, mas longe de estar ótimo.

De toda forma, acho que vale a pena descer no shopping e escolher um dos restaurantes para comer e depois escolher um lugar para tomar um sorvete ou café.

Parque General San Martin

Após o almoço, pegamos o ônibus novamente seguimos para nosso destino principal daquele dia, visitar o parque General San Martin.

Os portões do Parque General San Martin que foram produzido na Escócia

É um parque realmente muito grande e tem várias paradas do Hop On Hop Off dentro do parque. Para andar a pé é bem desgastante.

Principalmente para visitar o principal monumento do parque, que fica bem lá no ponto mais alto.

roteiro mendoza  parque general san martin  mendoza com criança
O Cerro de la Gloria que fica no ponto mais alto do parque é o principal atrativo do parque General San Martin em Mendoza.

General San Martin foi quem liderou as tropas que conquistaram a independência da Argentina, do Chile e da Bolívia. Por isso vemos homenagens a este general em muitos lugares.

O ônibus nos deixa bem próximo do monumento, dá para descer tirar fotos, apreciar a vista e tomar alguma coisa no quiosque que há por ali.

roteiro mendoza  parque general san martin  mendoza com criança
Vista da arena que funciona para receber eventos na época da Vendímia

Depois pegamos o ônibus de volta e descemos em outro ponto do parque onde ficamos por mais um tempo.

Finalmente pegamos o ônibus pela última vez e seguimos de volta para a Plaza Independência onde descemos e voltamos caminhando para o hotel.

Dia 2 – Vinícolas

Achaval Ferrer

o que fazer em Mendoza com criança  achaval ferrer
Vinhos da degustação na Achaval Ferrer

Endereço: Calle Cobos 2601 – Perdriel

É uma das melhores vinícolas de Mendoza e, em minha humilde opinião, o melhor vinho que provei em Mendoza.

A vinícola é pequena. e logo que chegamos somos levados para a sala onde fazemos a degustação e depois para ver as “piscinas” de concreto onde são fermentados os vinhos.

A vinícola utiliza majoritariamente uvas Malbec produzidas em terrenos com altitudes diferentes com o objetivo valorizar as características que os diferentes tipos de solo e altitude podem agregar à uva.

Achaval Ferrer Mendoza rotieor vinícolas
As piscinas de concreto onde os vinhos passam pela primeira fermentação

A produção é extremamente reduzida, a vinícola preza pela qualidade extrema dos vinhos. As vinhas são de plantas antigas com mais cem anos.

Para a produção de vinhos as plantas são mantidas com uma altura baixa para preservarem os nutrientes.

Durante a colheita de 50 a 80% das uvas são descartadas e utilizadas para nutrir o solo e somente as melhores uvas são selecionadas para a produção dos vinhos.

Experiência com criança:

Não tem nenhum tipo de atividade especial para crianças, o Lorenzo nos acompanhou o tempo todo.

Vinícola Chandon

Endereço: Luján de Cuyo, Mendoza Province, Argentina

Chandon roteiro mendoza com criança
Entrada da Vinícola Chandon em Mendoza

Nossa segunda vinícola do dia foi a Chandon.

O espaço da vinícola é bem bonito e tem uma decoração bem alegre. Lorenzo gostou da área externa que tem um gramado bem grande.

Experiência com criança:

Na Chandon as crianças não podem acompanhar os pais durante todo o percurso. Elas podem ficar junto durante as primeiras explicações onde conhecemos sobre a história da vinícola e na degustação. Enquanto somos levados para ver os tanques e conhecer um pouco mais sobre os métodos de produção dos vinhos espumantes não podemos levar as crianças.

Chandon roteiro mendoza com criança
Quando acessamos essa parte da vinícola as crianças não podem acompanhar

Nesse momento um dos responsáveis deve voltar para a loja com a criança e aguardar até o grupo voltar para a degustação.

Vale a pena visitar a vinícola Chandon em Mendoza?

Eu fiquei um pouco pensativa, afinal de contas tem Chandon no Brasil também. Mesmo assim. eu acredito que valeu a pena conhecer, a vinícola é muito bonita e a empresa tem uma política de que nos países onde são fabricados os espumantes não são enviados vinhos da Chandon de outros países.

roteiro mendoza com criança Chandon
Degustação na vinícola Chandon

Enfim, nós provamos os espumantes Chandon de Mendoza e achamos bem diferentes do vinhos produzidos da mesma marca no Brasil.

Terrazas de los Andes – Almoço

Endereço: Cochabamba y Thames, M5509 Luján de Cuyo,

terraza de los andes roteiro Mendoza com criança

Nossa parada para o almoço foi na vinícola Terrazas de los Andes. Essa vinícola fica bem próxima da Chandom o que ajuda bastante na logística.

Nós gostamos de aproveitar o almoço para conhecer o vinhos das vinícola por isso escolhemos o menu degustação onde os pratos são harmonizados com os vinhos da vinícola.

Terrazas de los andes vinícola mendoza almoço
O prato principal do restaurante da vinícola Terrazas de Los Andes

Nós optamos pelo menu degustação de 3 passos (entrada, prato principal e sobrmesa) e Lorenzo comeu o menu infantil com frango empanado com batata frita.

O restaurante e a área externa da vinícola é bem bonito, o almoço em si não foi incrível. Eu explico melhor nesse post onde eu conto sobre as vinícolas com restaurante em Mendoza.

Centro de Mendoza

plaza independência mendoza roteiro mendoza com criança
Comecinho da noite na Plaza independência.

Os almoços em vinícolas costumam ser bem demorados porque gostamos de apreciar com calma e aproveitar bem o momento.

Voltamos para Mendoza já por volta das 16h. Fomos para o hotel para descansar um pouco e saímos no início da noite.

Demos uma volta pela cidade e suas praças lindas por todos os lados.

plaza espana mendoza argentina roteiro mendoza com criança
A plaza España é uma das mais linda decoradas com azulejos em estilo espanhol.

Durante a noite é super tranquilo para caminhar pela cidade, as famílias estão com as crianças brincando nas praças e é agradável.

Jantar no Restaurante Ceibo

Fomos caminhando até o restaurante Ceibo onde comemos empanadas incríveis!

É uma ótima opção para um jantar descontraído, comer empanadas deliciosas e tomar um bom vinho.

Empanadas no restaurante Ceibo

Dia 3 – Vinícolas

Vinícola Cassone

cassone roteiro mendoza com criança

É um vinícola familiar com uma produção pequena. Os vinhedos são muito antigos e são usados métodos de irrigação bem antigos também. Tudo para manter as características das uvas.

O atendimento foi bem informal e Sabrina, a sommellier que nos atendeu, foi muito simpática e agradável.

roteiro mendoza com  criança  vinícola cassone
Degustação na vinícola Cassone

Na degustação provamos 4 vinhos acompanhados de pães e azeites também produzidos pela Cassone.

Os vinhos são leves e realmente bons.

vinícola em Mendoza com criança
Na vinícola Cassone foi disponibilizado lápis e papel para as crianças colorirem.

Experiência com criança:

As crianças recebem desenhos para colorir e ficam conosco na sala de degustação.

Pasrai – Fábrica de azeites

pasrai olivicola fabrica de azeites roteiro de mendoza com crianças
degustação de azeites

Endereço: Ozamis Sur 2731

A segunda parada do dia foi na Pasrai para conhecer mais sobre a fabricação de azeites. As oliveiras também são bem adeptas ao clima seco de Mendoza por isso lá também tem muitos produtores de azeite, embora eu só tenha encontrado esse fabricante com visita para turistas.

olivícola fábrica de azeites roteiro mendoza com criança
Degustação de azeites na Pasrai em Mendoza

Ao chegarmos, somos levados, para uma sala com as máquinas onde aprendemos sobre processo de fabricação dos azeites e sobre como escolher um azeite extravirgem de qualidade, independentes da marca.

Depois fomos fazer a degustação de diversos tipos de azeites e produtos feitos a partir da oliva.

El Enemigo – Almoço na casa Vigil

Endereço: Videla Aranda 7008 – 5509 Maipú

Casa Vigil Vinícola El Enemigo

Fomos conhecer o famoso restaurante Casa Vigil da Vinícola El Enimigo.

A vinícola foi criada por Alejandro Vigil enólogo da Catena Zapata que passou a produzir vinhos também em sua própria vinícola a El Enemigo.

A vinícola é bem pequena e o destaque fica para o restaurante, onde podemos escolher os vinhos e os pratos independentemente, porque a ideia é que todos harmonizem entre sim.

el enimigo roteiro mendoza
vinhos El Enimigo

O Espaço é bem descontraído, os garçons são muito simpáticos e pratos deliciosos.

No cardápio tem opção de pratos para as crianças, com entrada, prato principal e sobremesa.

Eu conto mais detalhes sobre o almoço na Casa Vigil neste post aqui

Carmelo Patti

roteiro mendoza carmelo patti

A vinícola Carmelo Patti é uma vinícola bem pequena, sem nada de requinte e totalmente diferente das outras vinícolas que visitamos em Mendoza.

O grande diferencial dessa vinícola é o senhor Carmelo Patti, uma pessoa peculiar com grande simpatia.

Ele nos recebe e explica todo o seu processo com muitas histórias e muito bom humor. Daquelas pessoas que enriquecem nossa experiência de viagem.

A dica é: peça ao seu guia para checar se o Sr. Carmelo estará na vinícola na hora em que pretende visitar. Se sim, vá até lá e o conheça pessoalmente.

Jantar Maria Antonieta

Endereço: Belgrano 1069

maria antonieta  roteiro mendoza
Lorenzo e o hambúrguer que é servido no almoço do Maria Antonieta

O restaurante Maria Antonieta foi o melhor que provamos no centro de Mendoza.

O restaurante abre para café da manhã, almoço e jantar.

Foi o primeiro restaurante que provamos para almoçar assim que chegamos e depois voltamos em outro dia para jantar.

Os menus de almoço e jantar são diferentes, por exemplo o Lorenzo adorou o hambúrguer, mas só é servido no almoço.

De toda forma tem muitas opções de saladas, carnes e massas muito bem feitas.

O pratos são feitos com produtos orgânicos e da estação.

A carta de vinhos também é ótima, inclusive provamos um vinho laranja bem diferente, recomendo a experiência.

Dia 4 – Tour de Alta Montanha em Mendoza

Puente del Inca O que fazer em Mendoza
As ruínas do Hotel que foi destruído por uma avalanche em 1965

Neste passeio passamos pelo Embalse de Potrerillos, Parque Aconcágua e Puente dos los Incas.

O Embalse de Potrerillos é nossa primeira parada e é uma represa linda com uma azul incrível.

Mais adiante no Parque Aconcágua chegamos a base da montanha mais alta fora Ásia.

E a última parada é na Puente de los Incas uma formação rochosa que tem cores incríveis e vale o passeio.

Esse passeio foi muito especial e muito rico em detalhes por isso eu explico tudo neste post que fala só sobre o tour de alta montanha em Mendoza.

Dia 5 – Vinícolas

Vinícola Lagarde

A vinícola Lagarde começou sua produção de vinhos 1897 e em 1969 foi adquirida pela família Pescarmona que administra a vinícola até os dias atuais. Essa foi uma de nossas vinícolas favoritas em Mendoza.

o que fazer em mendoza lagarde
Entrada da Vinícola Lagarde em Mendoza

Fizemos o tour para conhecermos um pouco sobre a história da vinícola e sobre a produção dos vinhos. Terminamos com a degustação.

Chris provou os vinhos de alta gama e eu optei pela degustação tradicional para experimentar os vinhos orgânicos.

Fato é que todos são maravilhosos e claro que o destaque fica para o vinho Ícone da casa.

o que fazer em Mendoza Lagarde vinícola
O vinho Henry descansando

o Henry só é produzido em anos com ótima safras de onde são selecionadas apenas as melhores uvas. É um blend com as uvas cabernet sauvignon, malbec e Syrah. Passa todo seu processo de amadurecimento em barris de carvalho por 2 anos e 1 ano na garrafa antes de ser comercializado. É um vinho que pode ser guardado por muitos anos.

Nós não almoçamos nesta vinícola, mas está na nossa listinha para voltar. Ouvimos muitos elogios de pessoas que tinham almoçado lá. O nome do restaurante da vinícola Lagarde é o Fógon.

A experiência com uma criança

Não existe nenhuma atividade especial para crianças.

A parte que visitamos da vinícola não é muito grande, Lorenzo nos acompanhou por um tempo. Depois jogou um pouco no celular e por fim resolveu brincar do lado de fora a casa principal.

Da sala onde fazíamos a degustação dava para vê-lo brincar do lado de fora.

Almoço na vinícola Nieto Senetiner

Nieto senetiner onde comer mendoza
A parrilla do restaurante da vinícola Nieto Senetiner

Escolhemos a vinícola pelo almoço, mas também aproveitamos para fazer o tour pela vinícola.

O tour pela vinícola antes do almoço

Há dois tipos de cultivo das uvas, a vinhas mais novas são cultivadas na altura das mãos para facilitar a colheita. Essas vinhas são utilizadas para os vinhos mais jovens. As vinhas mais antigas são cultivadas mais baixas para poupar nutrientes da planta e são utilizadas para produzir os vinhos de alta gama.

Na vinícola Nieto Senetiner os vinhos passam pela primeira fermentação em grande tanques de cimento.

neito senetiner
tanques de cimento que armazenam os vinhos

Se você puder colocar essa vinícola para conhecer como primeira de sua viagem eu acredito ser uma boa opção. Os vinhos são muito bons, porém não são incríveis. E a degustação é apresentada de uma forma muito didática, perfeita para o começo da viagem.

mendoza oque fazer neito senetiner
A sala preparada para a degustação da Nieto Senetiner

experiência com uma criança

Também não tem nenhuma atividade especial e o Lorenzo pode nos acompanhar durante todo percurso. Os tanques de cimento são bem curiosos então isso chamou a atenção do nosso filho.

vinícola nieto senetiner almoço

Finalmente o almoço na Nieto Senetiner

Escolhemos almoçar na vinícola Nieto Senetiner porque eu tinha lido uma reportagem e vi que nesta vinícola a parrilla é comadada por mulheres, como essa posição geralmente é ocupada por homens eu fiquei curiosa e quis provar.

O assados são realmente incríveis. Até o Lorenzo comeu prato de adulto.

Sorveteria Famiglia Perin

Endereço: Sarmiento 799 esquina Belgrano

familia perin mendoza com criança

A verdade é que fomos nessa sorveteira em todos os dias da viagem.

A Famiglia Perin é a sorveteria mais tradicional de Mendoza, funciona de 1947.

Tudo começou quando três irmão saíram da Itália e foram para Mendoza levando as receitas do tradicional Gelato com objetivo de produzir os melhores sorvetes da cidade, e assim aconteceu.

Atualmente é a terceira geração da família que toma conta do negócio.

Realmente os sorvetes são muito bons, o nosso favorito foi o de doce leite.

Dia 6 – As vinícolas mais bonitas

o que fazer em Mendoza com criança salentein

Vinícola Salentein

Está é sem dúvida uma das vinícolas mais lindas que visitamos, desde a entrada, tudo é feito para impressionar o visitante.

Salentein fica no Vale do Uco, em terrenos de altitude elevada entre 1050 a 1700m. A região tem um clima seca com muitos dias de sol durante o ano e pouquíssima chuva. A amplitude térmica na região pode chegar a 16º em um dia. Tudo isso ajuda na maturação e no equilíbrio dos açúcares das uvas para elaboração dos vinhos.

Água utilizada na irrigação é proveniente de degelo dos Andes, o que ajuda a trabalhar a acidez do vinhos

o que fazer em Mendoza com criança

Apesar de ser uma vinícola linda e por isso com certeza merece uma visita. Os vinhos não impressionaram.

Dessa vez o Chris fez a visita sozinho enquanto eu fiquei de fora resolvendo outros assuntos. E por incrível que pareça, ele não quis trazer nenhum vinho para casa.

Vale lembrar que os vinhos são bons, porém somos muito criteriosos na escolha de quais trazer na mala, afinal o limite é de 12 garrafas por pessoa.

Zuccardi – Agora sim, a melhor vinícola do mundo

zuccardi o que fazer em Mendoza com criança

Encerramos nossa viagem na Zuccardi a vinícola que foi eleita como melhor vinícola do Mundo pelo The World Best Vineyard 2019

O site elege as 50 melhores vinícolas para se visitar no mundo e leva em consideração a experiência do visitante com um todo.

o que fazer em Mendoza com criança  zuccardi

A vinícola tem focado em vinhos que preservam o terroir, ou seja, cada tipo de terreno agrega caraterísticas diferentes para a uva. Então provamos Malbec produzidos em terrenos com alturas diferentes e é impressionante como podemos notar a diferença os vinhos.

Nós não chegamos a fazer o tour, mas almoçamos no restaurante Pedra Infinita e fizemos a degustação com um menu de 4 passos. Ah, e com um detalhe, provamos um vinho de sobremesa que não tem para vender, somente para provar no restaurante. (sim, eu queria ter comprado a garrafa)

Restaurante Pedra Infinita Vinícola Zuccardi Mendoza
A entrada do restaurante Pedra Infinita na vinícola Zuccardi

Eu contei mais detalhes sobre a experiência e o almoço na Zuccardi, nesse post.

Pensa em combinar Mendoza outros destinos na Argentina?

Acesse o post do blog: Elizabethwerneck.com com várias dicas sobre outros destinos na Argentina.

Vai viajar?

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você  pesquisa os melhores preços em diversas  opções de seguro.