Carregando o Mundo!
OrganizaçãoViagem

Como organizar e controlar o orçamento de sua viagem

 
Quer organizar sua próxima viagem, veja como escolher o melhor destino, elaborar um orçamento para saber o custo real, o que levar em consideração na hora de escolher o meio de transporte e o melhor hotel ou apartamento de temporada para sua próxima viagem.
Quais cuidados devemos ter quando viajar com criança pequena?

 

Para  onde ir?

É importante pensarmos o quanto queremos gastar e checar se a época é a mais apropriada para o tipo de viagem que queremos fazer.

Por isso,  pesquiso muito sobre o lugar  que quero ir.  Aqui no blog tem várias dicas sobre os destinos que já fomos, vale a pena dar um explorada!   Outro site bacana é o Portal do Experts em viagem com filhos. Lá tem diversos blogs especialistas em viagem com filhos, com dicas de viagem para todos os tipos famílias, crianças menores, adolescentes, um filho ou muitos

Para quem não vai viajar com criança vale conferir o portal da RBBV, a Rede Brasileira de Blogueiros de Viagens tem diversos blogs para todo tipo de viajante!

Para quem não vai viajar com criança vale conferir o portal da RBBV, a Rede Brasileira de Blogueiros de Viagens tem diversos blogs para todo tipo de viajante!

 

 

 
Depois do local, o segundo passo, no meu modo de planejar, é decidir o meio de  transporte, carro, ônibus, avião, trem. Tudo vai depender do local e qual estratégia adotar…

Transporte Aéro

Se for usar pontos ou milhas dos programas de fidelidade  das companhias aéreas ou do cartão de crédito é preciso ficar atento aos prazos… geralmente uns 10 dias para passar do cartão de crédito para o programa da Companhia Aérea .

Importante sempre verificar com a Companhia aérea porque as regras podem mudar.
Gosto de fazer buscas em sites que verificam em várias empresas ao mesmo tempo como Passagens Promo e Googleflights.
Depois confiro os valores da empresa mais barata direto no site da Cia Aérea  e aí sim escolher  a melhor relação custo benefício.
 Ás vezes reservando hotel ou carro com a mesma agência conseguimos um bom desconto no valor total.
No box abaixo você pode pesquisar e já conferir os menores preços de passagens aéreas para sua próxima viagem com a Passagens Promo empresa parceira do blog.
 
 
 
 

Trem

Passes de Trem podem ser comprados também pela internet, normalmente eu busco o site oficial do país em questão como SCNF na frança, RENFE  na Espanha etc.
 
Atente-se às regras das tarifas para os passes de trem.  Assim como as passagens aéreas quanto mais restrito mais barato, ou seja, veja as regras de reembolso, remarcação etc. Outro fato a ser pensado, em alguns casos crianças de até 2 anos não pagam passagem, mas também não tem direito a um assento e devem viajar no colo dos pais. Então, leve isso em consideração na hora de escolher.
 
 
Marathon Florida Onde ficar Key West
Piscina Bara e Restaurante do Skipjack Resort and Marina
 

Onde Ficar

 
Depois de escolher o destino, e o meio de transporte é hora de escolher a hospedagem. É importante analisar e ler comentários e reviews  na maior diversidade de sites que puder. Ao ler os comentário é sempre importante analisar se o perfil do hotel combina com o seu, as vezes o que é maravilhoso para uma pessoa pode não ser para você.

 Hotéis

Para fazer as reservas gosto de usar o booking.com, sempre gostei de fazer com eles.  Lá os meios de hospedagem também são avaliados pelos clientes então também dá para ter uma boa ideia do que irá encontrar.
Importante prestar bem atenção aos detalhes na hora da reserva. Em um mesmo hotel alguns apartamentos podem ter cancelamento grátis e outros não e isso faz diferença no preço.
Alguns hotéis também colocam uma tarifa, que aparece como diária com um valor super baixo e depois quando for ler as regras outras taxas serão cobradas posteriormente então acaba não sendo tão vantajoso. Preste bastante atenção para poder calcular o custo total das diárias e aí sim escolher a melhor opção para sua viagem.

 Imóveis de Temporada

Existe também a opção de alugar apartamentos de temporada.
Eu já experimentei os sites para esse fim.  O Paris Attitude e o Alugue temporada ou Airbnb
Já usei todos os citados e tive boas experiências. A dica que eu dou é checar se a pessoa que administra o imóvel tem  comentários positivos. Quanto mais melhor! Cheque também se os comentários não são muito antigos. Além disso já avalie o tempo resposta, a disponibilidade para dar informações complementares, tudo isso enquanto ainda pesquisa. Tive boas experiências em todas as vezes que usei esse tipo serviço.
Aqui também atente-se para possíveis taxas extras que possam ser cobradas como taxa de limpeza e coisas assim para criar um orçamento bem fiel a realidade.
 

Outros serviços

 
Eu não gosto de muitas surpresas. Quando viajo quero chegar e já ter o máximo de coisas certas, reservadas e de preferência, pagas.
Então depois de  reservar passagem e hospedagem, eu vejo se preciso de mais algum serviço como aluguel de carro, ingressos, passagens de trem

Aluguel de carro

É sempre bom conferir as promoções da locadoras, algumas tem parceria que dão desconto se você for cliente de alguma seguradora de automóvel. Às vezes alugando o carro junto com a passagem aérea tem mais desconto… Não tem jeito, tem pesquisar todas as opções mesmo.

Vai alugar um carro ? Com a Rent Cars você pode comparar o preço em diversas locadoras e em viagens internacionais você pode pagar em reais sem iof.

Lembre-se de que quando viajamos com crianças pequenas e alugamos um carro ou contratamos um serviço de transfer precisamos nos lembrar de solicitar a cadeirinha, assento ou bebê-conforto de acordo com a idade e peso da criança.
Também é permitido levar a própria cadeirinhas sem custo adicional nas companhias aéreas, é  só despacharmos junto com as bagagens.
 
 

Passeios

Dependendo do destino já é bom reservar passeios com atencedência, comprar ingressos de museus concorridos.
Em muitas cidades da Europa é possível comprar cartões  que liberam acesso a diversas atrações e você compra para uso por dia. Você pode acessar quantas atrações conseguir durante o período que costuma variar de 2 a 5 dias. Por exemplo: Paris Pass, Madri Card, Roma Pass.
Para mim a principal vantagem é que com esses cartões é  você não precisa pegar grandes filas para entrar nas atrações e se você conseguir ir à mais de uma atração por dia acaba economizando.
Importante, antes de comprar confira as regras do cartões, porque existem também pegadinha. Em Barcelona tem um cartão mas ele só oferece alguns descontos e não vale para os principais atrativos.
 

Nestes posts abaixo eu explico com mais detalhes sobre serviços que você precisa se lembrar enquanto estiver organizando sua viagem.

Compra de moeda estrangeira online

Seguro Viagem, porque contratar e como escolher o melhor plano.

Planilha de Orçamentos

 

O modelo está disponível aqui para download:

 
Quando eu faço essa planilha de orçamentos, geralmente é para mostrar ao marido para decidirmos juntos as melhores opções.
De início eu já escolho uma hospedagem que achei mais interessante e também os outros prestadores de serviço.
Gosto de anotar em qual site eu fiz a pesquisa e achei o melhor preço etc. Por isso anoto tanto o site onde eu encontrei o melhor preço por ex. booking, hotel.com, decolar.com etc.. quanto o prestador do serviço ‘final’ por ex. hotel praia bonita, locadora de carros bbb. Para depois se eu realmente quiser fechar, encontrarei mais facilmente.
Outra informação que acho importante colocar é a data da pesquisa, porque os preços mudam… então é bom ter uma referência. E perceber se estão aumentando ou não.
 
Quando há passeios agendados e já pagos, coloco também na planilha. Quanto mais informações sobre custos tiver melhor para planejar e não ter surpresas com gastos depois.
Assim você já sabe quais passeios vão caber no orçamento ou se precisa substituir por outra programação.
 
Ah! Também é super importante, pesquisar e tentar prever quanto será gasto nas refeições, petiscos, bebidas.
Assim conseguimos ter uma ideia também de quanto queremos e poderemos gastar. evitando surpresas… porque essas coisas vão passando despercebidas e depois podem dar um susto.
 
É um pouco trabalhoso, mas vale a pena, assim você garante que vai desfrutar tudo do jeitinho que você e sua família gostam!!
 

 Organização feita! Agora é só preparar as malas!

Como organizar mala de viagem

O que podemos trazer na bagagem?

Qual o tamanho e o que pode levar na bagagem de mão?