Carregando o Mundo!
Viagem

Serra do Rio do Rastro e Vinícolas de Santa Catarina

o que fazer naSerra doRio doRastro

O que fazer na Serra do Rio do Rastro é o que algumas pessoas podem se perguntar. Neste post vou te dar dicas sobre as cidades na região, onde se hospedar e se vale a pena dedicar um tempinho para conhecer essa parte da região serrana de Santa Catarina.

Vai precisar alugar um carro? Veja nossas dicas neste post.

A estrada da Serra do Rio do Rastro

A Serra do Rio do Rastro fica no sul de Santa Catarina e é cortada pela Rodovia SC-390, no município de Lauro Müller. A Rodovia em si já é um ponto turístico, cercada de verde e com algumas cachoeiras visíveis da estrada, além de quatis que também aparecem de vez em quando.

Percebemos que o trajeto é bem apreciado por motociclistas, afinal é mesmo uma rota muito bonita.

A estrada é bem sinuosa, então é bom ir preparado para eventuais enjoos em crianças ou em pessoas mais sensíveis. (Em nosso caso foi tranquilo, não enjoamos.)

Recomendo fazer o trajeto subindo a serra, já que os mirantes estão deste lado da pista.

Ao longo do percurso tem vários lugares com alguns recuos onde é possível parar rapidamente para tirar foto. Mas recomendo mesmo parar, no último recuo, o único que tem uma plataforma com um guarda corpo de metal. Dali, se tem uma ótima vista da Serra do Rio do Rastro e da estrada.

Vai passar por Florianópolis, veja nossas dicas de onde comer .

hotel serra do rio do rastro ecoresort

Onde ficar na Serra do Rio do Rastro

Nos hospedamos no Rio do Rastro Ecoresort em Bom Jardim da Serra e adoramos. Ali, encontramos um hotel com uma estrutura excelente e de lá você pode ir de carro para visitar os atrativos ou contratar passeios.

rio do rastroecoresort

O Rio Rastro Ecoresort por si só já vale o passeio.

O Resort oferece todo o conforto para que possamos desfrutar do frio da região, ou mesmo em dias mais quentes tem muita área verde para conhecer.

Nós ficamos encantados, tanto que deixamos algumas horinhas do dia só para curtir o hotel. E já quero voltar porque o tempo não foi suficiente. Ainda quero ir para ficar só no hotel e aproveitar bem toda a sua estrutura.

Fizemos a maior parte das refeições no hotel. O menu é enxuto, o que geralmente é bom. Para quem vai com criança os pratos kids também são bons, com opção de massa ou de arroz e feijão com um tipo de carne.

O café da manhã é completíssimo e pode ser servido no restaurante ou no quarto sem custo adicional.

Apesar da internet do celular não funcionar muito bem na região, o Wi-fi em todo o hotel é ótimo. Então, quem precisa trabalhar durante a estadia pode ficar tranquilo.

Nós ficamos em um chalé ideal para quem vai com criança. O chalé tem dois quartos e vista para o lago. Claro que se for com criança muito pequena tem que ficar atento, pois não há proteção em volta do lago.

hotel serra. do rio do. rastro ecoresort

O hotel não tem uma equipe de recreação, mas é bem bonito. Tem lhamas, vacas e cachorros que ficam soltos e são dóceis. Tem parquinho e brinquedoteca também.

Serra do Rio do Rastro: Pôr do Sol com queijos e vinhos

Nós contratamos um serviço do hotel, de queijos e vinhos no mirante do pôr do Sol. A equipe do hotel montou uma mesa com frios, queijos, algumas frutas e suco de uva para o Lorenzo. O vinho, nós escolhemos um da carta do hotel e pagamos à parte, ou você pode levar o seu e pagar a rolha, que em abril de 2022 custava R$ 75,00.

Para chegar ao mirante fizemos uma trilha bem curtinha, levamos uns 5 minutos. Por isso, na recepção nos emprestam um rádio para caso a gente precise entrar em contato com a equipe do hotel.

Ao chegarmos no mirante do pôr do sol, o ambiente estava todo decorado com lanternas e deixaram cobertores para gente se aquecer também.

Foi bem gostoso. A vista do hotel para o pôr do Sol é bem bonita.

Fiz um Reels mostrando melhor a experiência:

Clique aqui e já faça sua reserva no Rio do Rastro Ecoresort com nosso parceiro Booking.com

Também são oferecidas outras experiências pelo hotel, como passeios, cavalgada e piquenique.

O que fazer na Serra do Rio Rastro

Quando terminar de subir o trecho da Serra do Rio do Rastro você chegará em Bom Jardim da Serra que é vizinho da cidade de São Joaquim.

Mirante Canion da Ronda

Endereço: Guatá, Lauro Müller – SC, 88640-000

Telefone(49) 99111-9808

O atrativo mais famoso é o Cânion da Ronda, que fica em uma propriedade particular que faz parte do Parque Nacional de São Joaquim. Por isso, é cobrado um valor na entrada.

Fique atento ao tempo, pois de repente desce a neblina e não dá para ver mais nada. Foi exatamente o que aconteceu conosco e por isso acabamos desistindo desse passeio.

Bom Jardim da Serra

É um município bem pequeno, com cachoeiras e Cânions que podem ser visitados.

Mirante Serra do Rio do Rastro

O Mirante da Serra do Rio do Rastro fica logo na entrada de Bom Jardim da Serra, quando chegamos pela estrada SC-390 ( aquela sinuosa que mencionei anteriormente).

o que fazer naSerra doRio doRastro

Lá tem espaço para estacionar, lanchonete e loja de artesanato. É um dos lugares mais conhecidos da cidade e a vista é belíssima!! Vale a pena parar para tirar fotos.

Cânion das Laranjeiras

Endereço: Cânion das Laranjeiras Santa Barbara do Socorro, Bom Jardim da Serra – SC, 88870-000

Telefone(48) 99989-6510

O Cânion das Laranjeiras é um dos cartões postais de Bom Jardim da Serra, conhecido por suas fendas profundas e natureza exuberante. Não tivemos tempo para visitarmos este local.

Também faz parte do Parque Nacional de São Joaquim, em propriedades particulares. O acesso é feito somente com agendamento prévio. Você pode acessar pelo lado Sul, através da Fazenda Santa Cândida ou pelo lado norte, pela Fazenda Rincão.

São Joaquim

São Joaquim é uma cidade muito conhecida pelo frio. Lá é onde as pessoas vão para ver a neve no Brasil

A cidade está em uma altitude de 1353m . São Joaquim tem muitos produtores de maçã e nos últimos 20 anos passou a ser também um polo de produtores de vinho em Santa Catarina. Por isso nós fomos conhecer algumas vinícolas e os vinhos da região, durante nossa viagem pela Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina.

o que fazerna serra do rio do rastro vila francione sao joaquim vinicola santa catarina

Vinícola Vila Francione

A Villa Francione foi a primeira vinícola de Santa Catarina. Sua inauguração aconteceu no início dos anos 2000. E segue sendo a principal produtora de vinhos da região.

Fizemos o tour e vale muito a pena conhecer a história da vinícola, sua arquitetura e, claro, sobre como os vinhos são produzidos. No final do tour fizemos uma degustação de alguns vinhos da Villa Francione.

Vila Francione  O que fazer na Serra do Rio do Rastro Vinícola São Joaquim Vinho Santa Catarina

A visitação deve ser agendada pelo site.

É permitido levar crianças durante a visitação. As crianças não pagam e não tem nenhum atrativo, mas podem acompanhar os pais tranquilamente. Em nossa visita, além do Lorenzo nosso filho, havia outras crianças durante o passeio acompanhando os pais.

Villa Francione O que fazer na Serra do Rio do Rastro Vinícola São Joaquim Vinho Santa Catarina

Uma característica muito marcante nos vinhos que provamos de Santa Catarina é a acidez. Os vinhos têm uma acidez bem marcante, que eu particularmente gosto.

Vinícola D’Alture

Vinicola  D'Allture São Joaquim Serra do. Rio do Rastro Vinho Santa Catarina

A vinícola D’Alture também é uma das mais conhecidas da região. Sua proposta é ressaltar o terroir de altitude para a produção dos vinhos.

A vinícola tem uma sede bem imponente e muito bonita.

Você pode agendar uma visitação e também fazer um almoço ou jantar harmonizado. Para isso, é necessário agendar antecipadamente pelo Whatsapp.

Vinicola D'Allture São Joaquim Serra do. Rio do Rastro Vinho Santa Catarina

Nós provamos o almoço harmonizado e a verdade é que não nos surpreendeu muito. A comida é ok e o serviço é correto. Valeu para conhecer, mas eu não voltaria para almoçar.

Nos vinhos percebemos as notas de madeira bem marcantes. Trouxemos para casa um vinho branco da uva Viognier, que é uma uva que eu gosto bastante e tem poucos produtores nacionais.

Serra do Rio do Rastro. Vinho Santa Catarina onde comprar

Casa do Vinho

Anota essa dica de ouro! A Casa do Vinho é uma loja que distribui os vinhos de Santa Catarina. Ali você encontra vinhos de todas as vinícolas da região com preços bem atrativos e às vezes, com valores até melhores que na vinícola.

Inclusive, é possível encontrar vinhos de vinícolas que não recebem turistas.

Alguns vinhos estão disponíveis para degustação. Nós degustamos alguns na loja.

A loja envia os vinhos para todo o Brasil. Quando for procure a Elisângela, ela nos atendeu super bem.

Urubici

Se quiser seguir viagem, a próxima parada pode ser Urubici.

A cidade é conhecida pelas paisagens e pelas cachoeiras.

As atrações mais famosas são as Cataratas do Avencal, o Morro da Igreja e a Pedra furada. Além disso fica pertinho da sede da Vinícola Thera. Conto mais neste post.

Vai Viajar?

As empresas parceiras do blog, são de confiança, eu uso e recomendo. Ao utilizar o serviço de uma delas, utilizando um de nossos links, o blog recebe uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

Faça sua reserva com o booking.com, lá você encontra hotéis e apartamentos de temporadas, pode conferir a opinião dos hóspedes e muitos têm cancelamento grátis.

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você  pesquisa os melhores preços em diversas  opções de seguro.

Para contratar serviço de transfer, ingressos e passeios guiados você pode contratar nosso parceiro Civitatis.

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

Um comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: