Carregando o Mundo!
Organização

Qual o tamanho e o que pode levar na bagagem de mão?

Você sabe o que é permitido e qual o tamanho da bagagem de mão autorizados pela nova lei da aviação no Brasil?

A nova regulamentação permite a companhia aérea cobrar a bagagem despachada, no entanto,  a bagagem de mão, aquela que pode ser levada dentro da cabine, aumentou para 10 kg.

Com essa capacidade é possível levar algumas trocas de roupas e sim, é possível viajar leve, com poucos itens. Basta combinar peças neutras e variar nos acessórios.

Abaixo explico de  forma simples e resumida as regras do que é permitido e o que não é permitido levar na bagagem de mão.

Além do limite de peso de 10kg as empresas especificam as medidas que são permitidas. Por isso, é muito importante ler as regras da passagem e se informar com a companhia aérea.

Alguns exemplos: 

Tam –         55cm de altura x 35cm de largura x 25cm de profundidade

Gol –          55 cm de altura x 40cm de largura x 25 cm de profundidade

Avianca –  55 cm de Altura x 40 de largura x 25 de profundidade.

Azul – a soma das medidas altura, largura e profundidade  não pode ultrapassar 115 cm

O que não é permitido levar na bagagem de mão:

armas de nenhum tipo ( de fogo, química, eletrochoque, réplicas de brinquedo, estilingues, spray de pimentas, ácidos, neutralizantes)

Objetos pontiagudos ou cortantes

Ferramentas de trabalho

Substâncias Explosivas ou Inflamáveis

Substâncias Químicas tóxicas e outros itens perigosos ( Cloro, alvejantes líquidos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis, mercúrio, ácidos, venenos, materiais infecciosos e radioativos)

O que é permitido levar na bagagem de mão:

Alguns exemplos do que é permitido levar na bagagem e podem causar dúvidas

saca-rolhas, lápis, lapiseiras, raquetes de tênis, guarda chuva, aparelho de barbear em cartucho, objetos com lâminas inferiores a 6 cm (inclusive canivetes, cortadores de unha, tesourinhas sem ponta e pinças)

Em voos internacionais os conteúdos líquidos ou em gel devem estar em embalagens plásticas de no máximo 100 ml e devem estar acondicionados em embalagens com fechamento hermético do tipo “ziplock”.

Medicamentos, alimentos para bebês  e líquidos de dietas especiais poderão ser levados em quantidade suficiente para o tempo de vôo.

Para informações mais detalhadas sobre bagagem consulte o site da ANAC