Carregando o Mundo!
Organização

Bagagem de mão: Qual o tamanho e o que pode levar

Você sabe qual o peso da bagagem de mão autorizados pela nova lei da aviação no Brasil?  E as medidas da bagagem que foram estabelecidas pelas companhias aéreas? Sabem também o que é permitido levar como bagagem de mão?

Neste post, eu explico sobre as medidas permitidas da bagagem de mão e o que pode ou não levar com você em sua bagagem de cabine.

A nova regulamentação permite a companhia aérea cobrar a bagagem despachada, no entanto, o peso permitido para bagagem de mão, aquela que pode ser levada dentro da cabine, aumentou para 10 kg. As companhias aéreas Brasileiras também padronizaram o tamanho da bagagem permitida para facilitar a conferência.

E na bagagem despachada? Você conhece as regras? Veja neste post o que pode ou não trazer.

Vale lembrar que em companhias aéreas internacionais é bom sempre conferir as regras e tamanhos permitidos de cada companhia aérea pois as medidas podem mudar. 

Item pessoal X Bagagem de Mão

Este é um assunto que gera bastante dúvida. Muitas vezes quando compramos as passagem temos direito de levar na cabine um peça de Item Pessoal e Uma mala como bagagem de mão. item pessoal tamanho bagagem de mão

Item pessoal:São bolsas e mochilas pequenas, essas que usamos  no dia a dia para levar documentos, carteiras, etc. 

tamanho bagagem de mao

Bagagem de Mão: São a peças maiores, as malas e sacolas que cabem mais coisas como roupas e objetos maiores. 

Qual o tamanho permitido:

Desde maio de 2019 as empresas aéreas Brasileiras padronizaram as medidas da bagagem que pode ser levadas na cabine.

A regra é que a bagagem não ultrapasse as medidas abaixo:

Bagagem de mão :55cm de altura x 35cm de largura x 25cm de profundidade

Item pessoal :45cm de altura x 25cm de largura x 25cm de profundidade 

Para agilizar o processo de embarque as medidas agora são conferidas antes dos passageiros acessarem a sala de embarque. Bagagens com medidas superiores as estas deverão ser despachadas.

viajar com a bagagem na medida correta evita transtornos na hora do embarque.

O que não é permitido levar na bagagem de mão:

  • armas de nenhum tipo ( de fogo, química, eletrochoque, réplicas de brinquedo, estilingues, spray de pimentas, ácidos, neutralizantes)
  • Objetos pontiagudos ou cortantes
  • Ferramentas de trabalho
  • Substâncias Explosivas ou Inflamáveis
  • Substâncias Químicas tóxicas e outros itens perigosos ( Cloro, alvejantes líquidos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis, mercúrio, ácidos, venenos, materiais infecciosos e radioativos)

O que é permitido levar :

Saca-rolhas, lápis, lapiseiras, raquetes de tênis, guarda chuva, aparelho de barbear em cartucho, objetos com lâminas inferiores a 6 cm (inclusive canivetes, cortadores de unha, tesourinhas sem ponta e pinças)

Em voos internacionais os conteúdos líquidos ou em gel devem estar em embalagens plásticas de no máximo 100 ml e devem estar acondicionados em embalagens com fechamento hermético do tipo “ziplock”.

Medicamentos, alimentos para bebês  e líquidos de dietas especiais poderão ser levados em quantidade suficiente para o tempo de vôo.

Para informações mais detalhadas sobre bagagem consulte o site da ANAC

Agora que já sabe todas as regras é só arrumar a mala! Neste vídeo eu e a Personal Organizer Paula Chaves , da Habito de Organizar demos várias dicas.

 

Vai viajar?

Conheça os serviços dos nossos parceiros, são empresas de confiança e contratando através dos links do blog eu recebo uma pequena comissão que ajuda a manter o blog e você não paga nada a mais por isso.

Chegue ao seu destino conectado à internet com a Easysim4U!

Faça sua reserva com o booking.com, lá você encontra hotéis e apartamentos de temporadas, pode conferir a opinião dos hóspedes e muitos tem cancelamento grátis.

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você pesquisa os melhores preços em diversas opções de seguro.

Vai alugar um carro ? Com a Rent Cars você pode comparar o preço em diversas locadoras e em viagens internacionais você pode pagar em reais sem iof.