Quer organizar sua próxima viagem, veja como escolher o melhor destino, elaborar um orçamento para saber o custo real, o que levar em consideração na hora de escolher o meio de transporte e o melhor hotel ou apartamento de temporada para sua próxima viagem.
Eu acredito que quanto antes comece a planejar sua viagem é melhor. Você tem mais tempo para se organizar. Entender os custos da viagem, tem mais opções para escolher já que os serviços com melhor combinação preço e qualidade tendem a esgotar primeiro.
Neste post eu explico melhor com quanto tempo de antecedência é interessante para se planejar bem.
Faça um planilha de custos
Comece fazendo uma planilha. Anote todos os serviços que vai precisar, as datas, o nome dos prestadores de serviço, os preços, códigos de reserva. Enfim tudo que for importante. geralmente coloco as seguintes informações:
- Serviço (por ex. passagem, hotel, carro, etc.)
- Prestador de Serviço( por ex. latam, localiza)
- Período da reserva
- Preço
- Custo com alimentação
Para onde ir x Quando ir
A Escolha do destino da viagem está diretamente ligada ao período da viagem. Quando temos épocas fixas como férias escolares, o trabalho é descobrir o melhor lugar para encaixar neste período e nesse caso, já saber que precisamos de criatividade para equilibrar com a alta temporada.
Quando não dá para fugir da alta temporada geralmente as “pontas” constumam ser melhores.
Algumas dicas:
- Verão no Brasil – Final de janeiro costuma ter praias não tão lotadas e preços de passagens um pouco melhores.
- Verão hemisfério norte: final de junho e começo de julho costumam ter um clima mais agradável e a maioria das famílias ainda não foram viajar.
- Inverno do hemisfério sul – Os destinos de inverno costumam ficar mais cheios no meio e final de julho.
Quando podemos escolher o período da viagem, aí sim podemos escolher o lugar e marcar as férias na época mais adequada.
Por isso, pesquiso muito sobre o lugar que quero ir. Aqui no blog tem várias dicas sobre os destinos que já fomos, vale a pena dar um explorada!
Uma coisa que me ajuda muito é ter um lista gigante de destinos que quero conhecer. Então faço muitas planilhas com várias opções até decidir um destino com um custo x benefício que nos atenda.
Meios de Transporte
Depois do local, o segundo passo, no meu modo de planejar, é decidir o meio de transporte, carro, ônibus, avião, trem. Tudo vai depender do local e qual estratégia adotar.
Transporte Aéreo
Se for usar pontos ou milhas dos programas de fidelidade das companhias aéreas ou do cartão de crédito é preciso ficar atento aos prazos… pode demorar até 10 dias para passar do cartão de crédito para o programa da Companhia Aérea .
Importante sempre verificar com a Companhia aérea porque as regras podem mudar.
Para pesquisar os melhores preços uso o google voos. Ali é possível comparar o preço em diversas companhias aéreas e saber se o preço está abaixo, normal ou mais caro. Depois você compra suas passagens diretamente com a companhia aéra.
Passagens multidestinos podem ser uma boa opção quando você quer ficar visitar mais de um país. É muito comum na europa. Vale a pena comparar os preços, comprando tudo junto em uma mesma reserva e separado em companhias diferentes.
Trem / Ônibus
Dependendo do país vale comparar os preços dos trajetos feitos de trem. Neste caso eu prefiro fazer as buscas nos sites oficiais das empresas que prestam o serviço.
O mesmo vale para trajetos feitos com ônibus de transporte regula ou de excursão. Ás vezes pode até valer a pena incluir uma excursão com guia para algum destino. Tudo depende de cada atração.
Carro
Carro tem sido cada vez mais um meio de transporte que a gente tem usado e gostado muito. Principalmente para quem viaja em família ou em grupo. Além de possibilitar mais flexibilidade pode ser mais econômico.
Para todos os casos você tem que anotar, fazer planilhas e comparar .
Tem um post explicando tudo sobre aluguel de carro aqui.
E aqui tem um post sobre viagens de carro com várias dicas.
Onde Ficar – Meios de Hospedagem
Depois de escolher o destino, e o meio de transporte chega a hora de escolher a hospedagem.
Independente de qual meio você escolher, hotel, pousada, casa de aluguel por temporada, é importante analisar e ler comentários e reviews na maior diversidade de sites que puder. Ao ler os comentários é sempre importante analisar se o perfil do hotel combina com o seu, às vezes o que é maravilhoso para uma pessoa pode não ser para você. Se tem muitas queixas parecida ou se a nota é excelente com mais 100 pessoas dizendo que é muito bom e um comentário ruim, pode ter sido um problema pontual.
Gosto especialmente de reservar hotéis e imóveis de temporada com nosso parceiro booking.com porque os comentários são feitos somente por pessoas que de fato se hospedaram no local.
Além disso você muitas opções com cancelamento e alguns descontos especiais fazendo a reserva pelo celular.
Dica Importante: preste bem atenção aos detalhes na hora da reserva. Em um mesmo hotel alguns apartamentos podem ter cancelamento grátis e outros não, isso está na descrição do quarto. Além disso, alguns hotéis colocam opções com valores diferentes para reservas com café da manhã incluído ou não.
Também atente-se as taxas que serão cobrada no valor final. Prestar atenção aos detalhes faz a diferença na hora de fazer um orçamento bem realista sem surpresas no final da viagem.
Como escolher: Hotel x Pousada x Airbnb
Hotéis de rede
Geralmente seguem um padrão de decoração e serviços. Tem recepção 24 horas. Escolho sempre que preciso de rapidez no atendimento, tenho pouco tempo na cidade ou vou chegar ou sair em um horário muito cedo ou muito tarde.
Pousadas / Hotéis charmosos
Escolho quando ficou por até 1 semana, para descansar . Geralmente o ambiente é mais informal e intimista, muitas vezes com boas opções de gastronomia. É um dos meus meio de hospedagem favoritos.
Resorts
São hotéis completos com muitas opções de lazer e pode ter serviço com as refeições incluídas na diária ou não. Geralmente muito agitado, com muitos quartos. Bom para quando quer levar as crianças ou se você não quer se preocupar nem em fazer muitas escolhas. Não é bom para quem quer um serviço mais personalizado.
Imóveis de temporada como Airbnb
É um meio de hospedagem que eu gosto muito, principalmente quando vou ficar mais de uma semana e quero ter a possibilidade de lavar roupas sem muitos gastos extras e também quando quero cozinhar. Acho ótimo também poder ter mais espaço, para quem viaja com bebê ou criança pequena é o meio de hospedagem ideal.
Pode também ser opção com excelente custo x benefício para viagens. em grupos de de amigos
Outros serviços
Aluguel de carro
Dica!
Lembre-se de que quando viajamos com crianças pequenas e alugamos um carro ou contratamos um serviço de transfer precisamos nos lembrar de solicitar a cadeirinha, assento ou bebê-conforto de acordo com a idade e peso da criança. Você também é permitido levar a própria cadeirinhas sem custo adicional nas companhias aéreas, é só despacharmos junto com as bagagens.
Passeios
Seguro Viagem
Um serviço superimportante que tem um impacto pequeno no orçamento e pode fazer toda diferença no caso de algum problema que possa acontecer.
Em vários países é obrigatório apresentar um seguro viagem para poder entrar no país. Nos Estados Unidos não é obrigatório mas qualquer serviço de saúde custa muito caro.
Alguns cartões de crédito oferecem seguro viagem na compra de passagem aérea compradas com cartão de crédito. Nestes casos vale lembrar que é importante ler detalhadamente os termos e condições pois é comum, o seguro do cartão funcionar com reembolso. Neste caso você tem que pensar que arcar com as despesas médica e posteriormente ser reembolsado.
Neste post eu explico melhor: Seguro Viagem, porque contratar e como escolher o melhor plano.
Organização feita! Agora é só preparar as malas
O que podemos trazer na bagagem?
Qual o tamanho e o que pode levar na bagagem de mão?
Vai viajar?
As empresas parceiras do blog, são de confiança, eu uso e recomendo. Ao utilizar o serviço de uma delas, utilizando um de nossos links, o blog recebe uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.
Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.
3 comentários em “Como organizar e controlar o orçamento de sua viagem”
Faz mto tempo que não contrato ninguém pra organizar minhas viagens. Faço sempre por mim.
Bjs
Rafa Ely
http://www.melevaembora.com.br
Adorei o post! Bem parecido com o que fazemos por aqui!
Pingback: Onde comer em Florianópolis - Nossa! O Mundo é Nosso