Carregando o Mundo!
Viagem

Roteiro de Viagem: Como Preparar

roteiro de viagem como prarpar

Você sabe elaborar um roteiro de viagem?

Nesse post eu vou te dar dicas para deixar o seu com a sua cara.

Eu vou te ensinar como organizar os passeios, o que levar em conta quando viajamos com crianças, como escolher os pontos de interesse. Tudo para deixar seu roteiro de viagem perfeito para você.

Como planejar o dia da Chegada:

O dia da chegada em um destino é o dia que tem mais chances de imprevistos acontecerem. O Voo pode atrasar, o trânsito na rua ou na estrada pode estar congestionado, tem que fazer o check in no hotel e os próprios viajantes podem estar cansados.

Nestes dias você deve pensar em opções de passeios que podem ser facilmente cancelados.

Madri Casa de Campo Espanha

Aproveite para visitar os arredores de onde está hospedado, conhecer o sistema de transporte e se familiarizar com o destino.

Quando me hospedo em uma casa de temporada no dia da chegada já vou ao mercado fazer umas compras básicas, pode também já comprar ingressos, bilhete de transporte, etc.

Conto tudo sobre aluguel em imóvel de temporada, como Airbnb neste post.

Comece a incluir os passeios importantes a partir do segundo dia no destino.

Como combinar os passeios no roteiro de viagem

Na hora de preparar seu roteiro leve em conta o seu ritmo de viagem, se é mais lento ou mais intenso.

Pesquise os horários e dias de funcionamento dos pontos turísticos, alguns museus costumam fechar em um dia da semana que pode variar.

roteiro de viagem Espanha madri
Essa é a cara de alguém que não checou o dia e horário de funcionamento e encontrou o museu fechado

Evite colocar um tempo muito justo entre uma atividade e outra para não ter que sair correndo e acabar ficando estressado. É muito mais gostoso quando podemos curtir a viagem.

A parte mais difícil na organização do roteiro de viagem é escolher e priorizar os pontos de interesse. Gaste bastante tempo pesquisando e defina: O que você deseja para essa viagem? Qual estilo de viagem você quer fazer?

É uma viagem para conhecer um lugar pela primeira vez? Quer conhecer atrativos turísticos clássicos e topa abrir mão de atrativos menos explorados?

Prefere visitar lugares menos explorados e topa abrir mão de alguns pontos turísticos famosos?

Priorize e escolha com cuidado, faça com que a viagem caiba no tempo que você tem. Você aproveita muito mais quando pode apreciar alguns lugares com calma do que ficar estressado correndo para ticar todos itens da sua lista.

As vezes olhando no mapa, tudo parece muito perto e a gente fica achando que dá tempo de fazer tudo no mesmo dia. Não caia nessa! É melhor você perceber que sobrou um tempinho e da para incluir alguma coisa do que ficar angustiado correndo para cumprir uma lista interminável.

Para isso defina passeios por ordem de prioridade, primeiro os lugares mais importantes para você e depois o de menor importancia, deixe alguns pontos turísticos anotados “de reserva” só para o caso de sobrar um tempinho.

Como definir os passeios adequados para incluir no seu roteiro de viagem

Pesquise muito antes de escolher os passeios, muitas vezes a gente faz um passeio de tanto que as pessoas recomendam mas, como já dizia sua mãe: Você não é todo mundo! Quando perceber já estará arrependido.

Analise bem, tente entender o perfil das pessoas que fizeram o relato e veja se combina com o seu estilo de viagem.

Isso vale para quando ler os comentários sobre atrações e hospedagem, pelo comentário analise se combina com você ou não.

roteiro de viagem como elaborar Miami south beach
Miami, foi uma cidade que visitei por receber muitas indicações mesmo sabendo que não combinava comigo, resultado, me arrependi. Poderia ter ficado mais tempo em outras cidades que gostei mais.

Se estiver de férias, aproveite os dias da semana para visitar locais que já são super visitados durante os finais de semana por pessoas que moram no local ou em cidades próximas. Por ex. Parques de diversão, museus e praias famosas.

Trace sua rota

Depois de escolher os passeios que quer fazer, é hora de traçar uma rota no Google Maps para otimizar o deslocamento.

Assim você coloca uma ordem e uma direção que faça sentido.

Coloque o endereço de sua hospedagem como início e trace a rota até o primeiro ponto. Depois vá adicionando os demais pontos de interesse.

Lembre-se de alterar o modo da rota para a pé, transporte público, táxi/uber ou carro conforme o meio de transporte a ser usado.

Você pode exportar essa rota para seu celular e compartilhar com seus companheiros de viagem se quiser.

Esse mapa é um exemplo de roteiro, a ideia seria fazer uma caminhada pela tarde. Tem muitos lugares, mas são praças, monumentos, o importante é ter opções para seguir caminho.

Dicas especais para quem viaja em família

Se estiver viajando com crianças pequenas, respeite o ritmo delas. Programe muitas paradas em parques e praças durante o caminho. Tenha sempre lanchinhos práticos, água e uma canga.

roteiro de viagem Segovia Espanha viagens com filhos
aquela parada estratégica na pracinha entre um passeio e outro

Lembre-se : Ordene os passeios por ordem de importância, já comece o dia fazendo aquele passeio que você considere mais importante e depois siga para os menos importantes naquele período do dia.

Assim você já garante o que você quer mais visitar e se depois se as crianças cansarem e for preciso mudar o roteiro ninguém fica tão chateado.

Mais dicas para fazer um roteiro de viagem de sucesso

  • A localização da hospedagem deve ser escolhida com cuidado, analise a proximidade e facilidade de transporte entre os pontos turísticos e o seu meio de hospedagem. Isso pode otimizar muito o tempo da viagem.
  • Experimente começar e terminar a viagem comendo bem em um lugar legal. Isso deixa uma sensação especial na viagem, mesmo que economize nos outros dias.
  • Transfers na chegada a na partida são muito válidos, dão uma super tranquilidade de não ter que se preocupar com transporte e carregar malas para lá e para cá.

Veja um exemplo da forma como eu costumo organizar meu roteiro de viagem:

Veja alguns posts com o roteiros das nossas viagens:

Roteiro de Mendoza com criança

Foz do Iguaçú: Roteiro com criança

Florida – Roteiro de 20 dias ( Orlando, Miami, KeyWest)

Madri com criança: Roteiro dia a dia

Grécia: Roteiro de 10 dias de viagem

Pronto para viajar?

Conheça os serviços dos nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e dá aquela força para continuarmos a produzir conteúdo de qualidade.

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

Pesquise os melhores preços de passagens aéreas e compre com Passagens Promo

Um comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: