Carregando o Mundo!
Viagem

França com criança – Paris e Provence em uma pegada bem leve!

Paris com criança Provence com criança França

Parte1 – introdução, informações práticas para circular pela França

Neste post eu falo sobre todas as dicas sobre como organizar uma viagem para França com uma criança pequena, como chegar, onde é melhor se hospedar em Paris e onde é melhor se hospedar para visitar a Provence. Conto sobre como se locomover de transporte público, trem e carro alugado na França.

Atualização sobre a pandemia de Covid-19 na França

A França passou a aceitar Brasileiros completamente vacinados com as vacinas validadas pela União Europeia. Para garantir as informações atualizadas com detalhes consulte o site da embaixada da França que tem informações oficiais.

Roteiro de 13 dias pela França com criança

Ficamos 7 dias em Paris e 6 dias na região de Provence.

Uma decisão importante que tomamos foi : vamos acalmar o coração e curtir a França com criança de forma bem leve.

Seguimos um ritmo confortável para a família toda e principalmente para o Lorenzo, que não sente a menor obrigação de ir a qualquer lugar e quer apenas se divertir.
Grand Palais Champs Elysée Paris França
Passadinha pelo Grand Palais

Mesmo assim, passamos pelos principais pontos turísticos de Paris  como:

  • Louvre,
  • Torre Eiffel,
  • Museu D’Orsay,
  • Champs Elysées, e outros.

Na Provence visitamos as cidades:

  • Aix en Provence
  • Avignon,
  • Gordes
  • Cassis
  • Les Baux.
Dividi a experiência em alguns posts separados pelos tipos de atrativos.

Quer mais  dicas de planejamento de viagens, nesse post aqui eu explico como organizo todas as nossas viagens.

Para ver outros posts nossa viagem à França com criança clique nos links abaixo:

Nestes posts tem mais informações sobre as atrações e muita dica de estratégia para combinar a rotina de uma criança pequena com uma viagem de adultos.

Paris com criança – Champs de Mars e Torre Eiffel

Paris com criança – La Villette e Museu de Ciência

Museus de Paris com criança: Louvre, Museu D’Orsay e Museu de História Natural

Provence: Gordes, Cassis e Les Baux

Provence: Aix e Avignon

França com criança: Como chegar em Paris

Vôo São Paulo – Paris

Escolhemos ir com a LATAM, pegamos um vôo noturno.  Deu super certo, dormimos a maior parte do vôo. Compramos os assentos com mais espaço, que vale super a pena, esse pouquinho a mais faz toda a diferença!  Apenas atente-se para não reservar lugares na saída de emergência quando estiver com criança pequena. Não é permitido e na hora do embarque terá que mudar gerando um stress desnecessário.
No box abaixo você pode pesquisar suas passagens e encontrar os melhores preços  com o nosso parceiro passagens promo.
 
 
 

Como sair do Aeroporto de Paris até o centro da cidade

Para sairmos do aeroporto de Paris até o local onde nos hospedamos, usamos a empresa SuperShuttle,  tínhamos desconto da agência que nos alugou o apartamento. E foi excelente: o motorista que foi nos buscar, o atendimento, o carro impecável e a tranquilidade de já ter alguém te esperando e sabendo para onde você vai é sempre bem vinda!
A parte ruim, foi que eu havia pedido cadeirinha para criança (uso obrigatório em Paris) mas na hora não tinha …. acabamos correndo o risco e indo sem.

Onde ficar

Para nossa hospedagem na França escolhemos ficar em um apartamento alugado em Paris e em um Flat em Aix en Provence.

Onde ficar m Paris com criança:

Alugamos um apartamento de temporada  pelo site Paris Attitude e achei que foi na medida para nós.Depois, descobri que o apartamento é administrado pela empresa A Paris Comme Chez Soi ( o que ficamos foi o: G05493 )

Aluguei um apartamento de temporada  pelo site Paris Attitude,  e achei  na medida para nós. Depois, descobri que o apartamento é administrado pela empresa A Paris Comme Chez Soi ( o que ficamos foi o: G05493 )
onde ficar em Paris
Apartamento em Paris
o apartamento que alugamos ficava no arrondissement 5 em frente ao metrô Jussieu, bem próximo ao Jardin des Plantes.
 
É possível alugar direto com o site À Paris Comme Chez Soi, e economizar alguns euros de taxa se você falar inglês. O site Paris Atittude tem atendimento em português e se necessário eles intervém na comunicação.  Muitas informações eram mandadas em francês, quando queria ter certeza de alguma coisa, pedia confirmação em português e a resposta vinha rapidamente.
Adoramos ficar no apartamento, era exatamente como nas fotos, bem equipado como uma casa de verdade.
Eu pude preparar nosso café da manhã tranquilamente, do mesmo jeito que fazemos em casa.
Voltávamos dos passeios após o almoço para uma sonequinha e jantamos quase todos os dias  de Paris em casa.
Como Lorenzo já estava bem cansado no fim do dia… a ida à restaurantes ficava bem difícil… Então passávamos rapidamente em algum mercadinho próximo e garantíamos uma refeição rápida e tranquila, além de econômica.

 

Aqui eu dou dicas para evitar perrengues quando alugar um imóvel de temporada

Museu de História Natural de ParisJardin Des Plantes Paris
Karina caminhando pelos canteiros do Jardin des Plantes

Em que bairro se hospedar em Paris com criança?

Paris é dividida em regiões chamadas Arrondissements.

O arrondissement 1 é o centro, no arrondissement 1 é onde fica o Louvre e o Jardim de Tuellerie, por exemplo.

Quanto maior o número do Arrondissement mais longe do centro e da maioria dos pontos turísticos e consequentemente mais barato.

Eu acho interessante ficar perto o suficiente para chegar de metrô rapidamente sem ter que fazer muitas baldeações.

Gosto de bairros que você consegue ver alguma movimentação além do turistas. Por isso adoramos ficar no Arrondissement 5. (Em outra viagem ficamos no Arrondissement 8 e foi ok também.)

A poucos metros do apartamento, na rua Linné; tínhamos mini mercados e pelo menos uns 5 restaurantes. Na rua Monge um pouquinho mais longe, tínhamos mais opções ainda. Sem contar o parque Jardin des Plantes, que ficava super próximo e nos salvou algumas vezes. Afinal de contas, meu filho é uma criança que tem necessidade real de gastar energia, correndo, pulando, jogando bola.

Então, esse parque vinha bem a calhar, tem parquinho, carrossel, espaço livre onde é permitido jogar bola, correr, se exercitar, sem contar que é lindo! Lá também é onde fica o museu de historia natural e o zoo.
Encontramos muitas famílias francesas e poucos turistas por lá.

 Na Provence:

paris e provence com criança
Fontaine de la Rotonde

Escolhemos fazer a base em Aix en Provence, porque tem mais estrutura e como estávamos com criança pequena achamos melhor.  Então  dormíamos em Aix, e com um carro alugado fazíamos passeios bate e volta para outra cidades. Funcionou super bem.

Quanto a hospedagem o melhor custo benefício que encontramos foi o Apart Hotel Adagio.    Ficamos em um apartamento com uma cozinha equipada com todos os itens necessários, tinha um quarto e uma sala com sofá-cama.

O hotel dispõe de estacionamento para os hóspedes, isso é super importante, porque em Aix é bem difícil de estacionar, e a localização nos permitia passear a pé pela cidade, isso fez toda a diferença.

Você pode reservar seu hotel ou apartamento  no booking por aqui.

Meio de locomoção no dia a dia: 

como economizar na viagem em família viagens com filhos viagens com crianças viajar barato
Os meninos no metrô em Paris

Usando Metrô em Paris

Para nossas idas e vindas  diárias usávamos o metrô. Compramos o bilhete Paris visit
Esse bilhete foi criado especialmente para turistas e é aceito no metrô, no trem RER, nas linhas de ônibus e no bondinho de Montmartre.
Pode ser para as regiões 1-3 que abrange os bairros dentro de Paris ou 1-5 que  permite visitar locais mais distantes como Versailles e EuroDisney.
Tem opções de 1, 3 ou 5 dias consecutivos.
Você compra direto nas máquinas das estações de metrô. Por isso, prepare-se e leve dinheiro trocado pois algumas máquinas não aceitam notas altas.

França com criança: De Paris para Aix en Provence

Para irmos de Paris para a Estação de trem na partida para Aix, usamos o Über e funcionou super bem,  tínhamos que sair bem cedo ( às 6h30 da manhã) e por todos os dias que ficamos não vi taxis próximos ao apartamento.
Ainda tivemos a sorte de pegarmos um motorista que falava um pouco de português.
Para Aix, fomos de TGV, compramos os tickets antecipadamente pelo site da SNCF e recebemos em casa no Brasil.

Em Aix en Provence e cidades vizinhas

Para visitarmos as cidades da Provence alugamos um carro com a Europcar pela Rentcars.com e pagamos em reais no Brasil sem cobrança de iof. O atendimento da locadora foi excelente no balcão, sanamos todas as dúvidas. Escolhemos um carro com GPS que nos ajudou muito. Estar de carro nos passeios bate-volta  fez muita diferença para nós que estávamos com uma criança pequena.  A liberdade de ir e voltar na hora mais apropriada e poder simplesmente mudar de ideia quando quiséssemos. Durante os trajetos nosso filho dormia então aumentava nossa chance de sucesso nos passeios.

Um outro ponto positivo de estar de carro é poder escolher ir pelas estradas vicinais e se encantar com vista linda da Provence!

Neste post eu explico tudo sobre aluguel de carros

Dica para não passar perrengue: eu acreditava muito na pontualidade do trem francês e arrisquei ficar  com um tempo bem apertado para o embarque  de volta ao Brasil, resultado o trem atrasou mais de uma hora e perdemos vôo.   Resolvemos rapidamente, em contato com a central de atendimento da Latam por telefone e conseguimos lugar no vôo do dia seguinte. Com o aplicativo do Booking.com para celular, em poucos minutos consegui reservar um apartamento no hotel Mercure que fica no estacionamento do aeroporto e fomos caminhando até lá. 

Provence com criança França
Provence com criança pequena

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

6 comentários
  1. Provence com criança: Dia 1 Parc La Torse e Avignon - Nossa! O Mundo é Nosso

    […]   Nossa base na Provence, foi Aix e a escolhi por achar a cidade com melhor combinação, infraestrutura x geolocalização x charme. A chegada foi sem grandes transtornos, tudo certo com o trem, no aluguel do carro que fizemos com a Europcar, no balcão da locadora acabamos  optando por um upgrade para um carro automático e, principalmente com  GPS que foi fundamental.  (Atualização: hoje em dia minha recomendação é : compre um chip com internet para o celular e use o google maps.) Foi um dia cansativo e com muito, muito, muito chilique do Lorenzo. O dia da chegada com a quebra da rotina, resultou em uma criança mal humorada. Depois que conseguimos estabelecer um rotina tudo melhorou. Mas viajar com uma criança de 3 anos é desafiador, mesmo assim vale a pena. Aproveitamos muito a viagem e adoramos a região da Provence. Para saber mais sobre aluguel de carros, clique aqui Para saber mais sobre a chegada por Paris e todos os detalhes práticos da viagem, clique aqui […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: