Carregando o Mundo!
Viagem

Provence com criança: Aix en Provence e Avignon

paris e provence com criança

Neste post conto para você qual a melhor cidade para ficar hospedado na Provence com criança, estratégias para passeios bate e volta sem stress e dicas de passeios em Aix en Provence e Avignon.

Como chegar em Aix en Provence a partir de Paris.

A opção mais fácil de chegar em Aix saindo de Paris é de trem. A cidade tem parada para os trens rápido franceses, chamados de TGV. É possível comprar diretamente pelo site da SCNF.

Neste post eu conto melhor sobre todos os meios de locomoção que usamos tanto em Paris quanto na região de Provence.

Chegando em Provence eu já tinha uma reserva de carro feita pela rentcars.com que hoje é parceira do blog. Dentre as opções de locadoras que apareceram na busca, nós escolhemos a Europcar e fomos bem atendidos.

Usamos o carro alugado para conhecer as cidades vizinhas a Aix como Avignon, Gordes e Les Baux e foi a melhor escolha que fizemos.

Quer saber mais sobre aluguel de carros? Veja este post.

aix en provence feira
Separa um dia para visitar a feira de Aix en Provence

Atualização sobre a pandemia de Covid-19 na França

A França passou a aceitar Brasileiros completamente vacinados com as vacinas validadas pela União Europeia. Para garantir as informações atualizadas com detalhes consulte o site da embaixada da França que tem informações oficiais.

Dica para fazer passeios bate e volta na Região da Provence com criança

Organizamos uma rotina para incluir uma soneca nos trajetos de ida e volta dentro do carro ficou assim:

  • Manhã: Depois de tomar café da manhã, brincar livre no páteo do hotel ou no parque La Torse. 
  • 10h00/ 10h30 Saída para o passeio do dia com lanche no carro e soneca.
  • Entre 11h00 e12h00 – Chegada no destino, almoço e passeios

Nossa Experiência na Provence com criança

Nossa base na Provence, foi Aix e a escolhi por achar a cidade com melhor combinação, infraestrutura x geolocalização x charme.

A chegada foi sem grandes transtornos, tudo certo com o trem, no aluguel do carro que fizemos com a Europcar, no balcão da locadora acabamos  optando por um upgrade para um carro automático e, principalmente com  GPS que foi fundamental.  (Atualização: hoje em dia minha recomendação é : compre um chip com internet para o celular e use o google maps.)

Foi um dia cansativo e com muito, muito, muito chilique do Lorenzo.


O dia da chegada com a quebra da rotina, resultou em uma criança mal humorada, Com direito a birra em público e olhares reprovadores dos franceses, mas sobrevivemos. Calma! Depois que conseguimos estabelecer um rotina tudo melhorou. Mas viajar com uma criança de 3 anos é desafiador, mesmo assim vale a pena. Aproveitamos muito a viagem e adoramos a região da Provence.

Onde ficar na região Provence com criança

Aparthotel Adagio Aix en Provence Centre

 Endereço: 3-5 rue des Chartreux, 13100 Aix-en-Provence, França

Escolhemos ficar no hotel Adagio que funciona como apart hotel. Foi excelente! O hotel tem estacionamento e fica pertinho da Course de Mirabeau e quando estávamos em Aix podíamos fazer quase tudo a pé. Essa localização estratégica foi muito importante, porque em Aix é bem difícil de estacionar.

Depois da chegada turbulenta, amanhecemos o dia seguinte sem nenhuma programação.

Só com a intuição de que precisávamos de um parque, uma área verde livre para Lorenzo brincar e liberar energia. Lembrei que tinha visto um post no Instagram do Destino Provence, (blog fantástico e  obrigatório para quem pretende visitar a região) uma foto de algum parque bacana. Busquei lá e achei, o Parc La Torse. Então fomos direto para lá.

Parc La Torse – Aix en Provence

Provence Aix La torse com criança
Parc La Torse
Endereço; 13080 Provença, França

O parque de 8 hectares foi inaugurado em 1984 e fica no lado leste da cidade.  A trilha para caminhada e corrida acompanha o riacho “la torse” em meio a diversos tipos de árvores.  É realmente um ambiente bem agradável.

Lá, além de muita área verde para correr, brincar e rolar a vontade existem diversos parquinhos com brinquedos, escorregadores etc.

Aix Provence La Torse França com criança
Seguimos o passeio no parque La Torse

 O  O dia em que fomos dia estava nublado e começou a chover logo que chegamos ao parque. Brincamos na garoa mesmo, fizemos um mini piquenique embaixo do guarda chuva. Funcionou! Nos divertimos muito com a aventura!

 Restabelecemos a energia necessária para continuar a viagem.

Saímos de lá quando a chuva engrossou para valer. Sem roteiro e sem destino com Lorenzo dormindo no carro, resolvemos ir para outra cidade. A primeira que me veio a cabeça foi Avignon. Programamos o GPS e lá fomos nós.

Avignon

Avignon Palais de Papes
Palais de Papes

A cidade está situada as margens do rio Rohne  e é famosa por ter sido residência dos Papas  entre 1309 e 1377.

O “Palais des Papes”, o Palácio dos Papas é uma das principais construções góticas remanescentes e junto com o centro histórico da cidade é patrimônio histórico mundial reconhecido pela UNESCO.

Fizemos um passeio bem turístico mesmo! Almoçamos bem pertinho do Palais des Papes em um restaurante x que nem me lembro o nome. Já esperava comida requentada no microondas por preço de restaurante estrelado, mas foi bem Ok. Não criar expectativa é vida!

Avignon Provence França
Depois fizemos um passeio de “trenzinho” que faz um city tour pelos principais pontos turísticos de Avignon. Foi legal para ter uma visão geral, já que eu não tinha feito a lição de casa e nem sabia oque  procurar por ali, foi um sucesso com Lorenzo, que estava se achando super “cool” com os fones de ouvido do audioguia.
provence França
Ópera de Avignon
avignon provence com criança
Vista do rio Rhône no passeio de trenzinho em avignon.
2 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: