Carregando o Mundo!
Viagem

Provence com criança: Gordes, Cassis e Les Baux

Luberon Gordes Provence França
Atualizado em  2021
 
 
Neste post falarei sobre passeios bate e volta em Gordes, Cassis e Les Baux saindo de Aix en Provence.
Tem dicas especiais para quem vai visitar essa cidade com uma criança pequena.
Sim! É possível fazermos passeios diferentes que agradem tanto adultos quanto crianças. 
 
Para Checar nas cidades de Gordes, Cassis e Les Baux fomos de carro com o gps e foi muito fácil. Inclusive o gps estava programado para evitar pedágios, o que nos permitiu circular pelas estradas menores com vistas lindas e passar em meios a cidadezinhas super charmosas. Realmente vale a pena alugar um carro para explorar a região da Provence. 

Atualização sobre a pandemia de Covid-19 na França

A França passou a aceitar Brasileiros completamente vacinados com as vacinas validadas pela União Europeia. Para garantir as informações atualizadas com detalhes consulte o site da embaixada da França que tem informações oficiais.

 
Neste post eu explico mais detalhes sobre Aluguel de carro e tudo que você precisa saber sobre isso.
 
 
 
 

Provence com criança: Gordes

Vista de Gordes, Luberón
 
Gordes é  uma cidadezinha que faz parte do circuito de Lubéron, que abriga além desta outras cidades super charmosas que ficam encravadas na cadeia de montanhas do mesmo nome.
 
A cidade de Gordes, nos encantou completamente. Acho que vivi em alguma cidadezinha dessas com construções em pedras, do séculos XII, XIII, XIV…  porque é incrível como eu simplesmente amo andar pelas ruazinhas.
E  Gordes, é um brinco! As lojinhas de cerâmicas, azeites etc. são puro charme! Aliás, a vontade era de parar em todas as cidadezinhas por onde passávamos.

 
Queria para toda hora para gravar  vídeos e tirar fotos, mas tínhamos pouco tempo e carregávamos um serzinho que não tem tanta paciência assim.
 
Lorenzo descobriu sua fascinação por igrejas. Entrava  e rezava. Gente!! Eu fiquei passada!!  Ele quietinho simplesmente fascinado, demais! (É tão raro esse comportamento que até emociona rsrs)
 
OK, fora da Igreja o pequeno disparava nas ruelinhas, e toca a mãe descer a ribanceira abaixo  tentando acompanhar.
Gordes Luberon Provence
Explorando as ruazinha de Gordes
 
Em Gordes comemos  uma comidinha simples e a mais deliciosa da viagem no restaurante chamado Le Teston. O restaurante funciona só com pratos do dia. O que eu amo, porque, acredito eu,  que dessa forma os  ingredientes são mais frescos e os preços mais amigáveis.  Ah! Um detalhe charmosíssimo, no dia que fomos estava ventando horrores! Um ventinho frio, diga-se de passagem, e no restaurante tinha mantas disponíveis para os clientes se enrolarem e assim ficarem quentinhos!! Achei muito simpático!!
 
Encerramos a tarde batendo uma bolinha na pracinha central.
 
Route Neuve, 84220, Gordes, França
Telefone: +33 4 32 50 21 74
 
Cassis Provence com criança
Cassis na região de Provence
 

Provence com criança: Cassis

No quarto dia de viagem, resolvemos ir à Cassis!
Cassis é uma cidade que fica próximo a  Marselha e é famosa por suas falésias e pelas Calanques que são acidentes geográficos que proporcionam paisagens lindas.
Programamos o GPS e lá fomos nós, seguindo o GPS que nos levou a um estacionamento mais próximo da praia porém lotado!
Nós fomos então procurar um lugar para estacionar e acabamos deixando o carro na rua bem no alto do morro e descemos a pé.

Cassis com criança provence

 
 
OK, com mínimo de  condicionamento físico foi até  tranquilo
Incrível,  porque a gente desce a montanha e desemboca em um vilarejo simpático com casinhas coloridas. Pessoas descoladas e descontraídas.
 
Fomos para a beira da praia, e almoçamos no restaurante pé na areia, chamado Bada.
O restaurante é bom, pedimos salada e Lorenzo comeu um hambúrguer caprichado.
Passamos a tarde brincando na praia pequenininha ( Que se chama Plage de la Grande Mer / Praia do Mar Grande, vai entender né?) ao pé da montanha com mar azul e com mais pedrinhas do que areia.
 
Cassis Provence França
Seguimos na saga do carrossel em Cassis
Foi um dia muito divertido e descontraído.
Fechamos com uma voltinha básica no carrossel. E bora subir a montanha.
Não tivemos coragem de visitar as Calanques com o Lorenzo, então teremos que voltar para Cassis, para conhecer o verdadeiro paraíso.
 
 
Plage de la Grande Mer
Promenade Aristide Briand
Telefone: 04 42 83 70 09
 
Les Baux Provance França
Castelo Les Baux

Le Baux

Le baux é um vilarejo no melhor estilo medieval!
Por estar em local privilegiado no alto dos Alpes em meio a Rochas, a região é habitada desde a era pré histórica. Na idade média funcionou como fortaleza em um feudo com 79 cidades.
Portant, o principal atrativo é o Château des Baux, que é o remanescente do castelo principal da era medieval do vilarejo.
 
Parece uma cidade cenográfica! A qualquer momento pensamos que iríamos encontrar cavaleiros, reis e princesas por ali.
provence com criança Les Baux
Imagina se Lorenzo não ficou encantado?! Ele simplesmente pirou!
Não queria mais voltar…. Como tínhamos feito um lanche bem reforçado no caminho deu para passearmos bastante por entre os remanescentes da cidadezinha toda em pedras, com as ruínas do castelo na parte mais alta.
 
O lugar é bem turístico e estava lotado, mas de qualquer forma, Lorenzo encasquetou que não queria ir embora e queria almoçar ali! (tínhamos planejado ir para Saint Remy).
 
Só que não tinha lugar em nenhum dos três restaurantes  que encontramos no vilarejo.
 
 
 
Acabamos deixando para almoçar , mais tarde no primeiro restaurante que liberou uma mesa. Detalhe: nem anotei o nome do restaurante… que acabou sendo mais uma grata surpresa. Com uma refeição deliciosa para nós três!
 
Enfim passamos o dia em Les Baux explorando as ruazinhas e nem tivemos pique para visitar St Remy depois.
 
 

Vai viajar?

As empresas parceiras do blog, são de confiança que uso e recomendo. Ao utilizar o serviço de uma delas, utilizando um de nossos links, o blog recebe uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.

Para contratar serviço de transfer, ingressos e passeios guiados você pode contratar nosso parceiro Civitatis.

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você  pesquisa os melhores preços em diversas  opções de seguro.

Um comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: