Carregando o Mundo!
Dicas

Cardápio Semanal – como preparar

Cardápio Semanal
Aqui vou contar como faço para organizar um cardápio semanal aqui de casa.
É uma idéia bem bacana para organizarmos as compras, porque não compramos coisas que não vamos usar, e ainda conseguimos ter uma variedade maior nas refeições.
Porque quando pensamos o que vamos fazer já na hora de cozinhar acabamos pensando em algo mais rápido e temos que lidar com os o ingredientes que temos.
Enfim, acho muito legal quando consigo me organizar e preparar o cardápio antecipadamente.
Faço assim:
Para o café da manhã não mudo muito, só mudo a fruta então já penso em um tipo de fruta por dia da semana.
Para o almoço, sempre tem que ter uma salada básica com folhas tipo, alface, escarola, rúcula, agrião… Então todo dia tem salada meio parecida mesmo.
E no prato principal: Segunda não tem carne, bora pensar em uma solução criativa de “mistura”, além disso tento incluir sempre algum tipo de legume ou verdura cozida, arroz integral e um outro grão tipo: feijão, lentilha, ervilha.
 No  Jantar, geralmente é um repeteco do almoço.
Se você tem filhos e tem que preparar a lancheira, aproveite para incluir no cardápio também.  Meu critério para preparar a lancheira do meu filho é assim: Um carboidrato, por ex. batata doce, pão sem queijo, pão caseiro, panqueca de banana, etc. Coloco duas frutas e as vezes coloco castanha ou ovo cozido que ele adora e sempre me pede.
Para beber sempre mando água, chá e as vezes suco.
Aos finais de semana, bom, eu não sou tão natureba quanto posso parecer, e gosto de comer umas besteirinhas… então o jantar é sempre mais descontraído. Como o Lorenzo  normalmente janta mais cedo, no final de semana, sempre tenho uma marmitinha para ele. E ele ainda come de forma mais regrada.
Clique aqui para pegar o modelo do cardápio no dropbox  cardápio semanal e crie já o seu!