Neste post eu vou responder as principais perguntas referentes a aluguel de carro. E você vai poder decidir com clareza se vale a pena ou não alugar um carro em sua próxima viagem.
Quando vale a pena alugar um carro?
A primeira coisa que você deve levar em consideração é o lugar onde você ficará e como será o seu deslocamento diário.
Em cidades com boas opções de transporte, seja metrô, ônibus, taxi, Uber, trem ficar com o carro costuma ser mais um transtorno do que uma comodidade. Você perde tempo procurando os lugares, as vagas para estacionar estão cada vez difíceis de encontrar e os estacionamentos privados cada vez mais caros. Nesses casos não vale a pena.
Aluguel de carro em passeios curtos as viagens bate x volta
Para fazer passeios bate e volta o aluguel de um carro vale muito a pena. Neste casos, você terá mais liberdade de horário para ir e voltar ou até de mudar de planos no meio do caminho.
Quando viajamos com crianças pequenas, o carro vira uma mini base, podemos levar “lanchinhos” para o caminho, alguma troca de roupa, um brinquedo. Além da criança poder dormir com conforto nos trajetos de ida e volta.
Aluguel de carro como forma de economizar na viagem
Se estiver viajando com a família ou com um grupo de pessoas o aluguel do carro pode ser uma forma de economizar, já que o custo por pessoa acaba sendo menor do que uma passagem de trem, ônibus ou avião. (Para ter certeza sempre vale pesquisar e comparar as opções disponíveis.)
Quando você quiser se hospedar em uma grande cidade com boa estrutura de transporte público e quiser fazer bate e volta para cidades menores o truque é alugar o carro só para os dias de passeio e já tentar localizar antes da viagem um estacionamento próximo ao seu local de hospedagem. Se informe se o seu hotel ou imóvel de temporada disponibiliza estacionamento ou se há algum próximo. Existe também um site que se chama Parclick.com que localiza o estacionamento mais próximo do endereço indicado e possibilita a reserva da vaga com antecedência. Eu já usei uma vez e correu tudo bem, foi uma tranquilidade já ter essa parte resolvida. Porque eu já pude saber com antecedência, onde estacionar e quanto eu gastaria com estacionamento.
Para saber mais sobre como planejar e controlar seu orçamento para uma viagem clique aqui
Que documento eu preciso para o aluguel de um carro?
No Brasil
Para alugar um carro dentro do Brasil, basta ser maior de 25 anos, ter a carteira de motorista válida e um cartão de crédito com limite suficiente para franquia em caso de acidente.
No Exterior
Para alugar um carro no exterior, vão te exigir no balcão exatamente os itens descritos acima. A CNH é aceita nos 135 países signatários da convenção de Viena por 180 dias a partir da entrada no país, dentre os países signatários estão Estado Unidos, França, Espanha, Alemanha, Canadá. ( A lista completa você pode consultar aqui). Para estes casos a PID Permissão Internacional para Dirigir não é obrigatória. Mas já me ajudou uma vez quando a atendente não entendia nossa habilitação no balcão da locadora.
Se você for ficar mais de 180 dias, aí sim a PID ,Permissão Internacional para Dirigir, é obrigatória. Ela nada mais é do que uma cópia da sua CNH traduzida em vários idiomas com a mesma validade da sua CNH.
A PID também ajuda caso algum policial te pare no caminho, aí fica mais fácil estar com um documento já traduzido em diversos idiomas.
Para solicitar basta entrar em contato com o DETRAN da sua cidade.
Como encontrar o melhor preço ?
Para saber o melhor preço o jeito é pesquisar bastante! Consulte os benefícios do seu cartão de crédito e do seguro do seu próprio carro, porque às vezes podem oferecer descontos.
Algumas agências de viagem oferecem descontos quando compramos a passagem aérea e o aluguel do carro juntos.
Faça muitas simulações e reserve com bastante antecedência, porque algumas locadoras também dão um desconto pela antecedência da reserva.
O que são as categorias de carro nas locadoras?
Os carros são alugados por categoria, por exemplo: econômico, intermediário, SUV, etc. Cada um tem um tamanho e conforto específico.
Na hora de alugar, lembre-se de conferir o número de pessoas e de bagagem que pretende carregar para escolher a categoria correta.
Quando escolher a categoria sempre aparecerá escrito um modelo de carro X ou similar. Cuidado! Informe-se antes sobre as possibilidades do similar, principalmente quanto ao tamanho do porta malas, porque a capacidade indicada no site pode não ser exata. E você vai descobrir quando ler as letrinhas pequenas do contrato… e possivelmente ter que fazer um upgrade para poder ter um porta mala que comporte sua bagagem, gerando custos inesperados.
Devo contratar o seguro oferecido pela locadora?
Diversos tipos de seguros podem ser oferecidos no momento da reserva e no momento da retirada do veículo.
Fique atento! Calcule o valor da franquia e veja se vale a pena correr o risco ou se é melhor contratar um seguro.
Existem cartões de crédito que oferecem o seguro dos carros alugados como benefício. Por isso, antes de contratar com a locadora entenda se você possui esse benefício com o seu cartão, qual o tipo de cobertura e como funciona. Muitas vezes, o seguro do cartão de crédito funciona como reembolso, então você teria que arcar com os custos caso tivesse algum tipo de avaria no carro e depois ser reembolsado pelo cartão. Por isso é importante entender os detalhes antes de tomar uma decisão.
É possível também contratar na locadora um seguro complementar ao do cartão de crédito. Por exemplo, o cartão não cobre o seguro de terceiros, neste caso é possível contratar só esse serviço com a locadora.
Alguns sites que intermediam as locações também podem oferecer um seguro e na hora de retirar o carro na locadora provavelmente te oferecerão outro. Nesse caso, cuidado para não contratar duas vezes. Entenda primeiro como vai funcionar o seguro do intermediário antes de contratar para ver se vai valer a pena ou se é melhor contratar o da locadora.
Vale a pena alugar um GPS?
Hoje em dia vale mais a pena estar com celular conectado a internet e usar o Google Maps ou o Waze no celular. Você pode já sair do Brasil com seu chip de internet habilitado, com o nosso parceiro EasySim4U
E quanto à cadeirinha para crianças?
Dentro do Brasil e em muitos outros países é obrigatório o uso de bebê conforto, cadeirinha ou assento elevado conforme a idade ou tamanho.
Você pode solicitar uma no momento em que fizer a reserva do carro e será acrescido o valor do aluguel da cadeirinha, bebê conforto ou assento elevado.
Outra opção é levar a sua própria cadeirinha e despachar junto com a bagagem. É bom conferir com a Companhia Aérea as regras para isto, muitas vezes a cadeirinha vai junto com a bagagem despachada sem cobranças e não conta como um volume extra.
Em alguns lugares como Orlando estar de carro facilita muito a vida!
Está planejando a sua próxima viagem?
Estes post podem ajudar!
Com quanto tempo devo começar a planejar uma viagem
Como preparar um roteiro de viagem
Como organizar a mala de viagem
2 comentários em “Aluguel de carro: Tudo que você precisa saber.”
Pingback: Serra do Rio do Rastro e Vinícolas de Santa Catarina
Pingback: Porto: Roteiro de 2 dias