Carregando o Mundo!
OrganizaçãoViagem

Primeira viagem de avião: O que você precisa saber

wanderlust viagem de avião

O que você precisa saber em sua primeira viagem de avião?

Viajar de avião é uma coisa muito simples, mas tem alguns detalhes que devemos estar atentos porque podem não ser tão óbvios assim.

Quer dicas de planejamento de viagem? Veja este post aqui!

Compra da Passagem

Alguns detalhes são importantes de serem lembrados na hora da compra da passagem.

  1. Escala X Conexão: Escala é uma parada do avião para abastecer ou receber mais passageiros, o passageiro que vai até o destino final não sai da aeronave. Conexão é quando o passageiro tem que descer da aeronave e pegar outro voo para chegar ao destino final.
  2. Em voos com conexão certifique-se que vai ter tempo para ir de um voo para o outro, principalmente em voos internacionais que muitas vezes encontramos aeroportos enormes e você pode ter que sair correndo literalmente para não perder o próximo voo. Em alguns casos agências de viagens podem vender trechos separados e você tem que mudar até de aeroporto. Por isso, preste bem atenção na hora de comprar sua passagem. Na dúvida entre em contato com a companhia aérea para entender bem como funcionará sua viagem.
  3. Certifique-se de que seu nome esteja igual ao do documento que será apresentado na hora do embarque. A passagem é pessoal e intransferível, por isso divergências na escrita do nome podem causar problemas no embarque e até impedir a vigem.

 

Primeira viagem de avião Nacional

Se a sua primeira viagem de avião for dentro do Brasil o único documento que você vai precisar é de sua carteira de identidade ou seja o seu RG, que deve estar em boas condições e com uma foto que dê para reconhecer.

Você pode utilizar também a sua Carteira de Habilitação (a CNH) ou outro documento oficial com foto.  (atenção isso só vale para viagens nacionais, em viagens para países do MERCOSUL, só vale a carteira de identidade, o RG ou passaporte. A CNH e outros documentos não são aceitos)

primeira viagem de avião oque saber dicas como planejar
Essa sou eu com 15 anos, em minha primeira viagem de avião em 1999

Alguns municípios do Brasil têm recomendação de vacina contra febre amarela apesar de não ser obrigatório. A lista com os municípios você pode encontrar aqui: 

Primeira viagem de avião internacional

Para viagens a Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Equador e Colômbia você pode viajar somente com o sua carteira de identidade original em bom estado e com foto de fácil reconhecimento do viajante ou com seu passaporte brasileiro.

Como dito anteriormente, outros documentos como a CNH por exemplo não são aceitos.

Para todos os demais países é necessário ter um passaporte brasileiro válido. Alguns países exigem que o passaporte seja válido por até 6 meses depois do fim da viagem.

Como essas informações variam conforme a regra de cada país, recomendo consultar o site do ministério das relações exteriores e lá você encontra as informações oficiais e específicas de cada país e as regras para entrada de brasileiro. Pode checar se precisa de visto ou não, se precisa de vacina, seguro de viagem obrigatório, etc.

De forma geral é recomendável ter em mãos, a passagem de volta e comprovantes de reserva de hospedagem.

Para solicitar seu passaporte brasileiro, você deve fazer o requerimento através do site da polícia federal 

Entenda sua passagem aérea:

Quando você compra sua passagem de avião pela primeira vez você vai receber um e-mail com informações e códigos que podem parecer confusos.

Código da Reserva

O código da reserva costuma ser uma combinação de letra e números. Este código refere-se a reserva de um passageiro ou um determinado grupo de passageiros no voo.

Por exemplo: Se você comprar junto, a passagem para sua família dois adultos e duas crianças, todos terão o mesmo código. Então, na hora da marcação dos assentos ou remarcação de voo por algum motivo, todos deverão ser mantidos juntos.

Quando você entra em contato com a companhia por qualquer motivo, dúvida, solicitação do serviço, é bom ter esse número em mãos para facilitar o atendimento. 

Código IATA

É um código internacional de três letras para identificar de forma diferente todos os aeroportos do mundo. Geralmente aparece ao lado do nome da cidade. Por ex: São Paulo, GRU : aeroporto de Guarulhos / São Paulo – CGH – aeroporto de congonhas / Rio de Janeiro –SDU – aeroporto de Santos Dumont/ Minas Gerais – CNF – Aeroporto de Confins

Número do bilhete ou e-ticket

Este é o número referente à sua passagem em si. Cada pessoa tem um número diferente.

Usando o exemplo de uma família que viaja junto, todos têm o mesmo número de reserva e cada membro da família tem um número de e-ticket diferente.

Marcação de Assento

O seu assento será marcado automaticamente pela companhia aérea na hora do check in sem custo.

Você pode escolher o assento mediante ao pagamento de uma taxa que varia de acordo com a companhia aérea e com o tipo de assento escolhido.

As companhias aéreas devem colocar passageiros na mesma reserva juntos. De toda forma é sempre bom conferir se todos estarão sentados juntos mesmo.

Pessoas com crianças de colo, idosos e pessoas com mobilidade reduzida tem preferência para o assento na primeira fileira sem custo. Entre em contato com a companhia aérea para saber como é feita a reserva de assento nesse caso.

Assentos na saída de emergência costumam ser mais espaçosos e até são cobrados por isso, mas quem viaja com criança pequena não pode utilizar. Não é comum, mas pode acontecer de te venderem o assento e depois ter que trocar com outra pessoa por esse motivo.

 

primeira viagem de avião o que saber

Check in

Este é o procedimento de confirmação do embarque, hoje em dia pode ser feito até alguns dias antes da viagem, o prazo varia em cada companhia aérea. O recomendável é que você faça seu check in com antecedência pela internet ou aplicativo de celular. Isso já te permite chegar ao aeroporto pronto para despachar sua bagagem, caso tenha, ou para embarcar diretamente.

O Check in pode também ser feito no aeroporto, neste caso você deve utilizar uma das máquinas disponíveis pelas companhias aéreas. Neste caso, se for sua primeira vez, eu recomendo que procure um funcionário e peça ajuda.

Como despachar a bagagem

 Se tiver bagagem para despachar, ou seja, maior que o permitido para levar na cabine junto com você no avião. Depois de efetuar o check in, você deve procurar o balcão da companhia aérea, para que o procedimento seja feito.

Neste post falo sobre as regras para bagagem de mão

E neste post falo sobre que item podemos trazer da viagem na bagagem despachada.

Embarque

 Depois de feito o check in, você receberá seu cartão de embarque, que pode ser impresso ou no celular. No cartão de embarque você terá as seguintes informações:

Voo/ Flight – Trata-se do número do seu vôo que será o código da sua companhia mais alguns números por exemplos. LA (cia áerea)  752  (número do voo) Você usa essa informação para acompanhar o status do seu voo nos painéis de informações e anúncios no alto falante.

Partida/ Departure –  é onde está a hora que seu voo decolará de fato.

Portão/Gate:  O número do portão onde você irá embarcar no avião.

Hora do Embarque:  O horário que você deverá estar pronto no portão de embarque para entrar no avião.

Importante: O portão de embarque e o horário do embarque, normalmente aparecem até com letras maiores no cartão de embarque. Isso porque essas são as informações mais importantes. Se seu voo sair às 10h00 e o horário do embarque for às 09h00, significa que você deverá estar no portão de embarque às 09h para entrar na aeronave. Se você chegar, às 9h50 e o procedimento de embarque já estiver terminado, você perde voo.

Fique atento ao painéis e aos avisos no alto falante : No painel você pode consultar se seu voo está no horário previsto, atrasado, cancelado e se o embarque já começou. Lá também aparece o portão de embarque que eventualmente pode ter sido alterado do que aparece no cartão de embarque. No alto falante é avisado quando o procedimento de embarque do voo vai começar ou alguma alteração ou informação importante.

Fique tranquilo! Viajar é mais simples do que parece!

Sempre peça ajuda aos funcionários do aeroporto ou da companhia aérea caso tenha qualquer dúvida. Sua primeira viagem de avião será um sucesso!

Pode mandar aqui nos comentários também outras dúvidas e assuntos que queiram saber.

Está planejando uma viagem? Aproveite para contratar os serviços dos parceiros do Blog para facilitar sua vida!

seguro viagem seguros promo

Ter seguro viagem é sempre muito importante! Ele cobre os custos em caso de emergências médicas durante uma viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo  você pesquisa os melhores preços  em  diversas opções de seguro.

reserva de hotel booking.com onde ficar

Faça sua reserva com o booking.com, lá você encontra hotéis e apartamentos de temporadas, pode conferir a opinião dos hóspedes e muitos tem cancelamento grátis.

passagens promo

Pesquise os melhores preços de passagens aéreas e compre com Passagens Promo