Carregando o Mundo!
PasseiosViagem

Instituto Moreira Salles em SP – Passeio na Avenida Paulista

IMS Sao Paulo

Eis que finalmente fomos conhecer o Instituto Moreira Salles de São Paulo na Avenida Paulista. Faz tempo que estamos programando essa visita, mas até agora não tinha dado.

Aproveitamos um domingo delicioso com a Avenida Paulista fechada para os carros e fomos. Então fica a dica para aproveitar ainda mais o passeio na Av. Paulista.

Aqui tem um post contando um pouco sobre como são os domingos por lá 

Sobre o Instituto Moreira Salles

O IMS inaugurou sua sede em São Paulo em setembro de 2017  com  projeto do escritório Andrade Morettin Arquitetos e  conquistou em 2017 o prêmio de melhor obra de arquitetura em São Paulo, concedido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) na categoria Arquitetura e Urbanismo.

São 7 andares com pé direito duplo , projetados com base em conceitos sustentáveis.

Lá é possível vermos exposições e também mostras de cinema, teatros e debates em um cineteatro. O prédio abriga também uma biblioteca de fotografias, uma livraria e o café restaurante Balaio do Chef Rodrigo Oliveira.

Fizemos a visita em família, levamos o Lorenzo nosso filho de 6 anos. Além dele estavam presentes outras famílias com crianças de idade diversas. Ele curtiu a visita, citando suas próprias palavras: “Pensei que fosse ser chato mas foi muito legal.”

Não é um passeio para crianças, mas elas podem acompanhar os pais e encontrar por elas mesmas algo que desperte a atenção.  Ou se acostumar a acompanhar a família em programas que são dos pais e não da criança. ( essa é uma crença particular minha).

 

Exposição: São Paulo Fora do Alcance de Mauro Restiffe

De 14 de abril a 26 de agosto de 2018

 

A exposição mostra as fotografias tiradas pelo artista com início em 2012 no Bairro da Luz,  quando a região que abrigava a “cracolandia” e passava por uma polêmica intervenção da prefeitura da cidade. Em 2013, o trabalho teve continuidade e Mauro passou a registrar a cidade n

a época em que passava por transformações para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. As obras retratam a cidade e seus habitantes em bairros centrais e periféricos

Exposição: SEYDOU KEÏTA

De 17 de abril a 29 de julho de 2018

IMS Sao Paulo
Imagens da exposição Seydou Keita

Seydou Keïta (1921-2001)  foi um fotógrafo africano de Mali. Ele foi considerado um dos precursores em fotografia de retratos no país. Registrava em suas fotos expressões, vestuários e gostos das pessoas que passavam por seu estúdio na ferroviária de Bamako no período ente 1948 e 1962. Os registros também mostram o momento de transição que o país passava em busca de sua independência, que aconteceu em 1960.

Na época ainda havia pessoas que estranhavam um pouco a máquina fotográfica. Alguns acreditavam que sua almas poderiam ser roubadas.

O fotógrafo, fazia um trabalho primoroso de direção de arte, combinando os tecidos dos vestidos das mulheres com o tecido do fundo.  Keïta coordenava os gestos, as poses e os ângulos para obter um resultado delicado nas imagens.

Imagem: Îles flottantes, de Douglas Gordon (Se Monet encontrasse Cézanne, em Montfavet)

O vídeo exposto, mostra uma ação que Gordon realizou  na residência de Yvon Lambert em Avignon. Onde, ao inverter o fluxo de canalização local, inundou seu jardim. E dispôs crânios  humanos que vão sendo encobertos pela água.

Dessa forma, ele estabelece a relação entre os pintores Claude Monet e Paul Cezanne.

Quanto à nossa experiência com a instalação: por estar em uma sala com uma entrada lateral que parece uma passagem secreta, despertou bem a curiosidade de Lorenzo.

Restaurante Balaio

Eu estava curiosíssima para conhecer o restaurante do IMS, então aproveitamos a oportunidade para provar a comida.

Chegamos cedo, às 12h em ponto e conseguimos sentar imediatamente.

O restaurante é lindo e tem um conceito de mesas compartilhadas.

O número de garçons trabalhando é enorme, então mesmo cheio o atendimento é rápido.

Quanto aos pratos, pedimos de entrada o famoso dadinho de tapioca do chef, que é delicioso. Impossível não pedir.

Para beber, uma das melhores caipirinhas que já tomei na vida.

Logo vê-se o tamanho da minha expectativa para o prato principal.

Eu fui de peixe do dia com banana da terra e pirão de frutos do mar. O Chris e o Lorenzo foram de arroz de linguiça com costelinha e quiabo.

O dois pratos chegaram rapidamente e estavam lindos, mas  quanto ao sabor achei que faltou alguma coisa, pois apesar de ter um tempero presente. Não nos agradou muito. Se eu voltasse, pediria várias entradas e comeria quilos de dadinho de tapioca porque é realmente uma das coisas mais gostosas da vida.

Enfim, essa é apenas a nossa opinião.

 

Instituto Moreira Salles

Endereço: Avenida Paulista, 2424 – São Paulo/SP

Próximo aos metrôs Paulista da linha amarela e consolação da linha verde.
Telefone: (11) 2842-9120 – imspaulista@ims.com.br

Entrada gratuita para o centro cultural e exposições. Para demais atividades consulte.

Horário: Terças a domingos e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h.

Às quintas, exceto feriados, das 10h às 22h.

Última admissão 30 minutos antes do horário de encerramento

Outros passeios em São Paulo

Dinossauros gigantes no Museu de Zoologia da USP!

Farol Santander – Passeio no centro de São Paulo

Dica de passeio: Museu do Futebol