Carregando o Mundo!
FilhosOrganização

5 dicas para você incluir seu filho pequeno na sua próxima viagem!

Você quer incluir seu filho e visitar também destinos que não são “feitos especialmente para crianças” ? Eu vou dar algumas dicas para você criar coragem e fazer aquela viagem que você está adiando!

  1. Planeje com o máximo de antecedência que puder, 6 meses é um bom tempo! Leia muito sobre o destino e vá se familiarizando.  Leia sobre a história do destino, e aos poucos busque referências que você pode ir incluindo no dia a dia da criança para que ela também se identifique com a viagem. Conte histórias que se passem no destino que deseja ir sem contar para criança para aonde pretende leva-la, porque isso vai causar uma ansiedade imensa! Simplesmente vá colocando itens do destino no repertório. Seja através de um personagem de livro ou de filme, ou de um esporte, um atleta que a criança goste. ( clique aqui para ler mais dicas que podem te ajudar a planejar sua viagem)
  2. Prepare seu filho para fazer algumas caminhadas. Crianças pequenas conseguem andar mais do imaginamos! Elas têm muita energia, basta que estejam acostumados a andar no dia a dia. Por isso, procure fazer programas a pé com seu filho antes  da viagem. Vá ao parque mais próximo, ao mercadinho, à padaria, à escola. Claro que vamos respeitar o limite da criança, e paradas ao longo do caminho devem ser consideradas assim como os meios de transporte.
    viagem com criança-1
    Em Madri, andamos muito. Fizemos quase tudo a pé e Lorenzo com 4 anos acompanhou super bem. A dica é fazer pardas pelo caminho.

     

  3.  Priorize os atrativos! Prepare-se psicologicamente para fazer uma uma viagem diferente! O Ritmo é outro, ao fazer o roteiro ordene por prioridade. Classifique os atrativos por ordem de importância  ( essa é a parte mais difícil, porque queremos fazer muuuuitas coisas!) Pense friamente o que é realmente essencial, e vá colocando outras opções que podem ser incluídas ou deixadas ao longo do dia. Assim você vai sentindo o ritmo. Quando a criança dorme à tarde, separe o roteiro em dois períodos antes e depois do soninho! Aproveite e descanse também!

    como viajar com criança pequena
    Ao fundo na foto está a antiga arena romana de Tarragona, tipo de atrativo que é ótimo para deixar a imaginação fluir.
  4. Brinque! Coloque a criatividade para funcionar! Invente tarefas: “vamos contar quantas motos vermelhas encontramos pelo caminho” ou mostre um mapa e fale: “Nós temos que chegar neste ponto e encontrar esse lugar, ou esse quadro,  será que a gente consegue? Temos uma missão!”
  5. Apresente diferentes tipos de comidas para criança antes da viagem, prepare pratos variados em casa, diversifique o tipo de restaurante e deixe ela perceber que comemos coisas diferentes em lugares diferentes e pode ser muito bom! Uma coisa que funciona para mim quando meu filho não quer experimentar algo é colocar só no meu prato e elogiar, falar que é bom, que fica forte, que pessoas corajosas experimentam coisas diferentes, normalmente ele pede para experimentar também. Ah! E ele fala: E se eu não gostar?  Costumo responder: Aí tudo bem, outro dia a gente tenta novamente de uma outra forma.

    viagem com criança-1-4
    Hora do almoço no restaurante La Folie no parque La Villette em Paris