Carregando o Mundo!
FamíliaFilhos

Como criar uma rotina para bebês e crianças em casa

Rotina para Bebês e Crianças

Uma rotina para o bebê e para crianças é uma ferramenta ótima para ajudar os pais e cuidadores.

A criança se sente segura porque ela consegue “saber” o que vai acontecer através do ritmo criado pelos pais ou cuidadores.

Eu usei e ainda uso a rotina com o Lorenzo e essa estratégia me ajudou muito.

Logo que chegamos da maternidade eu fiquei totalmente perdida. Eu li vários livros com linhas educacionais diferentes e aos poucos fui criando um ritmo, uma rotina como o nosso jeito para o dia a dia, que funcionou muito bem.

Vou deixar aqui alguns exemplos, mas é importante que a rotina respeite o perfil da família.

Cada família sabe quais os horários mais confortáveis e quais os períodos mais críticos para cada atividade.

Observe que em um determinado momento do dia a criança já apresenta sinais de cansaço. Ao perceber isso, inicie uma atividade mais calma, um ritual de soneca ou se for no final do dia, o ritual para dormir mesmo.

Rotina para bebês e crianças até 2 anos
Exemplo de rotina para Bebês e crianças até 2 anos

Dica de Rotina para bebês e crianças para as mamães de primeira viagem

Lembre-se também de deixar um tempo livre para a criança ficar quietinha no mundinho dela.

Um ponto importante, que eu não sabia quando fui mãe é que a gente não precisa ficar estimulando o bebê o tempo todo, é bom deixar ele ali no mundinho dele de vez em quando e conforme ele for crescendo ele vai começar a brincar sozinho do jeito dele.

Hoje em dia, existe um tendência de enchermos a agenda das crianças com atividades direcionadas. Mas é brincando livremente que a criança vai desenvolver a criatividade.

Rotina para crianças de 7 a 10 anos

Quando a criança vai para escola, a rotina funciona basicamente respeitando os horários da escola e de atividades extras como aulas de idiomas e esportes.

Durante a pandemia, as crianças passaram a ter as aulas em casa e muitas atividades extras foram suspensas. Nestes casos, estabelecer horário para cada coisa ajuda muito na organização e execução das tarefas.

Tenha horários definidos para acordar, fazer atividades escolares, brincar, fazer atividades domésticas e dormir. No começo, pode ser estranho se a família não estava acostumada, mas com o tempo tudo flui com mais naturalidade.

Quando a criança já sabe o horário e o que ela tem que fazer, possibilitamos que ela tenha mais autonomia e que possa se sentir mais confiante.

rotina para crianças na quarentena
Rotina para crianças em idade escolar

Tenha paciência a rotina não é uma solução mágica

Eles vão reclamar, se recusar mas aos poucos vai melhorando. É importante valorizar, cada meta alcançada e deixar a criança realizar tarefas e responsabilidades na vida doméstica para que ela se sinta confiante.

Aqui em casa, também temos surtos, brigas e chiliques, não é o mundo perfeito, mas, é melhor com a rotina bem estabelecida do que sem.

Pode levar um tempo para se acostumar e muitas vezes a criança não corresponde à expectativa dos pais. Então, o jeito é ter paciência, respirar fundo e seguir em frente, se precisar modifique, teste outros métodos, observe e sinta o que funciona melhor para sua família.

Outros posts que você pode gostar!

Quer dicas de brincadeiras para fazer com crianças que usam só a imaginação ? Leia neste post!

Aqui você encontra dicas para diversificar alimentação do seu filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: