Uma rotina para o bebê e para crianças é uma ferramenta ótima para ajudar os pais e cuidadores.
A criança se sente segura porque ela consegue “saber” o que vai acontecer através do ritmo criado pelos pais ou cuidadores.
Eu usei e ainda uso a rotina com o Lorenzo e essa estratégia me ajudou muito.
Logo que chegamos da maternidade eu fiquei totalmente perdida. Eu li vários livros com linhas educacionais diferentes e aos poucos fui criando um ritmo, uma rotina como o nosso jeito para o dia a dia, que funcionou muito bem.
Vou deixar aqui alguns exemplos, mas é importante que a rotina respeite o perfil da família.
Cada família sabe quais os horários mais confortáveis e quais os períodos mais críticos para cada atividade.
Observe que em um determinado momento do dia a criança já apresenta sinais de cansaço. Ao perceber isso, inicie uma atividade mais calma, um ritual de soneca ou se for no final do dia, o ritual para dormir mesmo.
Dica de Rotina para bebês e crianças para as mamães de primeira viagem
Lembre-se também de deixar um tempo livre para a criança ficar quietinha no mundinho dela.
Um ponto importante, que eu não sabia quando fui mãe é que a gente não precisa ficar estimulando o bebê o tempo todo, é bom deixar ele ali no mundinho dele de vez em quando e conforme ele for crescendo ele vai começar a brincar sozinho do jeito dele.
Hoje em dia, existe um tendência de enchermos a agenda das crianças com atividades direcionadas. Mas é brincando livremente que a criança vai desenvolver a criatividade.
Rotina para crianças de 7 a 10 anos
Quando a criança vai para escola, a rotina funciona basicamente respeitando os horários da escola e de atividades extras como aulas de idiomas e esportes.
Durante a pandemia, as crianças passaram a ter as aulas em casa e muitas atividades extras foram suspensas. Nestes casos, estabelecer horário para cada coisa ajuda muito na organização e execução das tarefas.
Tenha horários definidos para acordar, fazer atividades escolares, brincar, fazer atividades domésticas e dormir. No começo, pode ser estranho se a família não estava acostumada, mas com o tempo tudo flui com mais naturalidade.
Quando a criança já sabe o horário e o que ela tem que fazer, possibilitamos que ela tenha mais autonomia e que possa se sentir mais confiante.
Tenha paciência a rotina não é uma solução mágica
Eles vão reclamar, se recusar mas aos poucos vai melhorando. É importante valorizar, cada meta alcançada e deixar a criança realizar tarefas e responsabilidades na vida doméstica para que ela se sinta confiante.
Aqui em casa, também temos surtos, brigas e chiliques, não é o mundo perfeito, mas, é melhor com a rotina bem estabelecida do que sem.
Pode levar um tempo para se acostumar e muitas vezes a criança não corresponde à expectativa dos pais. Então, o jeito é ter paciência, respirar fundo e seguir em frente, se precisar modifique, teste outros métodos, observe e sinta o que funciona melhor para sua família.