Retrospetiva 2024

Índice desta matéria

Oi gente!!

Resolvi escrever um texto de retrospectiva de 2024 porque eu achei esse ano tão confuso. Passou muito rápido, aconteceu muita coisa e ao mesmo tempo não aconteceu da forma que eu esperava. É bom quando a gente para olhar e materializa o que foi feito e o que não foi.

A nossa meta para este ano, era justamente focar na Nossa Quinta. A expectativa era que terminássemos o ano com a infraestrutura feita, uma cabana container. Desta forma, já poderíamos pernoitar por lá. Porém o ano está chegando ao fim, e parece que não vai ser assim.

Enfim vamos ver o que de fato aconteceu:

Janeiro

Começamos o ano do jeito que agente mais gosta: Viajando!

Fomos para Guajiru no Ceará, essa é a viagem com melhor custo x benefício para nós. Ficamos hospedados no Rede Beach, um hotel superacolhedor pé na areia com gastronomia excelente e um ótimo custo x benefício.

Veja neste post todos os detalhes desta viagem e as dicas para organizar sua viagem para o Ceará

Já na Nossa Quinta estávamos em fase de finalização do projeto permacultural e arquitetônico.

projeto permacultural nossa quinta

Fevereiro

Em fevereiro demos início ao paisagismo na nossa quinta. Iniciamos com a recuperação do solo que estava bem degradado. O gado foi retirado e foi feita a plantação da nossa cerva viva de bananeiras.

Em paralelo a isso, várias questões burocráticas estavam acontecendo, solicitamos a licença para perfuração de um poço artesiano. Eu tentava descobrir como conseguir solicitar energia elétrica da concessionária, coisas do tipo.

É reamente frustrante quando a gente encontra uma barreira burocrática que começa a atrasar todo o progresso do nosso projeto.

Março

Mês da páscoa e passamos em São Francisco Xavier como amigos queridos. Um feriado na Serra da Mantiqueira cheio de natureza e comida boa perfeito para relaxar.

Ja contei sobre São Francisco Xavier neste post aqui.

Compramos o container para nossa primeira cabana. Escolhemos fazer uma cabana container pela facilidade de receber a cabana já completa, acabada pronto para usar. E também pela promessa de rápida execução.

Consegui dar entrada no processo para conseguir solicitar energia elétrica.

Abril

Ficou pronto o primeiro platô da Nossa Quinta. Já deu para ter uma ideia melhor do espaço e apreciar a vista incrível que nossa casa terá.

As nossas bananeiras estavam começando a brotar.

plato nossa quinta

Começamos a explorar um pouco mais São José dos Campos e curtir também a parte urbana da região.

Inclusive tem post no blog com os restaurantes que a gente mais gosta e indica em São José dos Campos

Em São Paulo, teve harmonização de Chá Infusiva com vinhos Guaspari e Queijos Pardinho no Empório Fasano. Foi incrível! Fique de olho nas redes sociais da Infusiva para saber quando ocorrem esses eventos. Eles são muito especiais e sempre de muito bom gosto.

infusiva

Maio

Nossa estrada na Nossa Quinta ficou pronta! Agora conseguimos entrar de carro e chegar até o platô.

Nossas bananeiras, estão lutando bravamente, hora tem invasão de vacas, hora tem formigas cortadeiras.

Seguimos lidando com questões burocráticas e estruturais, ajustando nosso projeto conforme informações novas foram surgindo.

Teve mais passeio em São Francisco Xavier. Desta vez nos hospedamos na pousada Teto do cafundó bem lá no alto das montanhas.

vista teto do cafundo São francisco Xavier

Junho

Abrimos nosso primeiro espumante na Nossa Quinta. Levamos amigos para conhecer a Nossa Quinta, agora. acessível de carro e com platô. Foi muito agradável.

Aproveitamos e fomos mais uma vez para São Francisco Xavier com os nossos amigos.

E ainda passamos em São José dos Campos e conhecemos o Museu Aeroespacial de São José dos Campos.

museu aeroespacial sao jose dos campos

Julho

Chegou julho, mês de férias!

Roteiro Peru Cusco Machu Picchu

Dessa vez a viagem foi para o Peru! Lorenzo queria muito conhecer os remanescentes do Império Inca, e lá fomos nós. O Peru é tudo que dizem mesmo, viagem maravilhosa!! Foi muito especiall!

Claro que tem post com todas as nossas dicas pra conhecer o essencial de Cusco e Lima.

Na Nossa Quinta teve estudo Geofísico para descobrir o melhor lugar para furar o poço. O estudo Geofísico é a forma mais segura de definir o local mais provável de ter água. Ele oferece 80% de garantia. Detalhe, a gente queria furar em outro lugar mas agora já sabemos o local mais indicado.

Agosto

Este foi aquele mês de voltar para a rotina, colocara vida em dia após as férias.

novo plato para o.container

Na Nossa Quinta: tivemos que mudar de posição o local da primeira cabana por questões de topografia. Então, foi feito mais um platô e um acesso. Decidimos colocar energia solar off grid,(quando a energia não é ligada na rede da concessionária) para a cabana container.

Setembro

Setembro é o mês que Chris e eu fazemos aniversário. Tiveram muitos momentos me família e amigos. Passeio em Guarema, com direito a visita a única igreja com imagem de São Longuinho e descobrimos um restaurante delicioso. Ainda preciso voltar com calma para acabar de conhecer a cidade.

Guararema

Na nossa Quinta tivemos mais questões burocráticas para resolver. Não tivemos alterações visíveis aos olhos.

Outubro

Outubro é mês de férias da primavera. Dessa vez, Lorenzo foi para Argentina com a escola jogar futsal. Nós fomos para Paraty relaxar e nos hospedamos em uma pousada beira mar que ainda não conhecíamos. Foi a primeira vez que viajamos para lugares diferentes, mas foi uma experiência muito boa.

Quer dicas de Paraty, um dos nossos destinos do coração, tem aqui.

paraty casa luz

Prefere dicas da Argentina? Veja os posts abaixo.

Que tal conhecer Mendoza e conhecer vinícolas belíssimas com vinhos maravilhosos? Comece por aqui

Vai para Buenos Aires, mas está com pouco tempo? Veja as dicas aqui

Na Nossa Quinta, plantamos as primeiras árvores frutífera e seguimos com a adubação verde.

Novembro

Em novembro tivemos algumas atualizações mais visíveis na Nossa Quinta! Valas de Infiltração foram feitas.

Essas Valas de Infiltração, também chamadas de Swalle, são literalmente valas escavadas respeitando a curva de nível. Elas servem para que a terra possa absorver melhor a água. Isso evita que a água escorra com muita velocidade e cause erosão.

Nas valas de infiltração plantamos mais bananeiras, mandioca, batata doce, feijão de porco. Tudo para ajudar reter mais umidade além de levar alguns nutrientes para o solo.

Além disso, começamos a levar para plantar algumas mudas que tenho feito em casa e outras que ganhamos de amigos.

Colocamos também uma câmera que funciona com energia solar e internet 4G .Agora conseguimos admirar nossa terrinha linda mesmo de longe.

E ainda conseguimos acompanhar a movimentação de invasão de animais para entender melhor esses movimentos. Um exemplo, foi o registro do momento que, uma vara de porcos nativos chamados de Queixada entrou no terreno.

Refizemos uma parte da cerca, agora as vaquinhas não conseguem mais entrar para o nosso lado.

O Poste Padrão foi instalado. Ele vai ficar lá esperando o tempo que for necessário para chegar a energia elétrica da concessionária.

Compramos nosso primeiro biodigestor e primeiras caixas de água. Em paralelo, nosso container foi pintado lá na oficina onde ele está sendo preparado.

Dezembro

Finalmente chegou dezembro e foi um mês daqueles típicos: “a vida que a gente não posta, dá um trabalho danado”. Muita coisas do dia a dia para resolver e nada muito glamuroso.

frutífera prosperando

Na Nossa Quinta, conseguimos perceber um avanço nas nossas plantinhas. Já que, agora as vacas não estão mais invadindo, pisoteando e comendo tudo que a gente planta.

Nossa cerca viva de bananeira finalmente está conseguindo se recuperar e voltar a crescer.

Muitas das mudinhas e sementes que nós plantamos estão se desenvolvendo.

Fechamos o ano com menos avanços do gostaria, mas faz parte da vida. Agora é ter paciência e seguir avançando em 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima