Viagem com criança é sempre um desafio! Principalmente se você quer incluir seu filho e visitar também destinos que não são “feitos especialmente para crianças”.
Neste post eu vou dar algumas dicas para você criar coragem e fazer aquela viagem que você tanto quer mesmo com criança
Siga a gente no Instagram para acompanhar nossas dicas de viagens em família
1 – Planeje com o máximo de antecedência
Se puder planejar 6 meses antes da viagem é um bom tempo! Leia muito sobre o destino e vá se familiarizando. Leia sobre a história do destino, e aos poucos busque referências que você pode ir incluindo no dia a dia da criança para que ela também se identifique com a viagem. Conte histórias que se passem no destino que deseja ir sem contar para criança para aonde pretende leva-la, porque isso vai causar uma ansiedade imensa! Simplesmente vá colocando itens do destino no repertório. Seja através de um personagem de livro ou de filme, ou de um esporte, um atleta que a criança goste. ( clique aqui para ler mais dicas que podem te ajudar a planejar sua viagem)
2 – Prepare seu filho para fazer algumas caminhadas.
Crianças pequenas conseguem andar mais do imaginamos! Elas têm muita energia, basta que estejam acostumados a andar no dia a dia. Por isso, procure fazer programas a pé com seu filho antes da viagem. Vá ao parque mais próximo, ao mercadinho, à padaria, à escola. Claro que vamos respeitar o limite da criança, e paradas ao longo do caminho devem ser consideradas assim como os meios de transporte.
3 – Priorize os atrativos!
Prepare-se psicologicamente para fazer uma uma viagem diferente! O Ritmo é outro, ao fazer o roteiro ordene por prioridade. Classifique os atrativos por ordem de importância ( essa é a parte mais difícil, porque queremos fazer muuuuitas coisas!) Pense friamente o que é realmente essencial, e vá colocando outras opções que podem ser incluídas ou deixadas ao longo do dia. Assim você vai sentindo o ritmo. Quando a criança dorme à tarde, separe o roteiro em dois períodos antes e depois do soninho! Aproveite e descanse também!
4 -Aproveite a viagem com criança e coloque a criatividade para funcionar!
Invente tarefas: “vamos contar quantas motos vermelhas encontramos pelo caminho” ou mostre um mapa e fale: “Nós temos que chegar neste ponto e encontrar esse lugar, será que a gente consegue? Temos uma missão!
Crie circuitos ao longo do percurso, brinque de estátua brinque de pedra, papel, tesoura. Faça um jogo com com palavras que comecem com determinada letra. Tudo isso ajuda a criança a se entreter e lidar melhor com os momentos de esperas, filas ou caminhadas.
5 – Apresente diferentes tipos de comidas para a criança antes da viagem
Prepare pratos variados em casa, diversifique o tipo de restaurante e deixe ela perceber que comemos coisas diferentes em lugares diferentes e pode ser muito bom! Uma coisa que funciona para mim quando meu filho não quer experimentar algo é colocar só no meu prato e elogiar, falar que é bom, que fica forte, que pessoas corajosas experimentam coisas diferentes, normalmente ele pede para experimentar também. Ah! E ele fala: E se eu não gostar? Costumo responder: Aí tudo bem, outro dia a gente tenta novamente de uma outra forma.
Neste post eu dou dicas de como ajudar os pequenos a aceitarem uma alimentação mais variada.
Com essas dicas acredito que você vai se sentir mais confortável em levar seu filho para destinos diferentes durante a viagens!