Vai para Portugal e quer um Roteiro para o Porto? Neste post eu vou te passar um roteiro detalhado de 2 dias no Porto em Portugal de um jeito leve, dando ênfase na gastronomia e nos vinhos. Vale lembrar que o ideal é descontar o dia da chegada e da partida para aproveitar 2 dias inteiros no Porto.
A cidade do Porto em Portugal é destino de muitos turistas do mundo há muito tempo. Por ali, é possível desfrutar de praias, passeios na margem e no rio Douro, visitar construções históricas, comer muito bem e conhecer as famosas caves de vinho do Porto. No texto a seguir, te conto como aproveitar um pouco de tudo isso!
Mostrei essas viagem no Instagram, está no destaque Porto/Douro. Veja e aproveite para seguir.
Onde ficar no Porto
Eu me hospedei da na avenida do Aliados e foi ótimo. A partir dali você chega caminhando com tranquilidade nos principais pontos turísticos e ainda tem uma oferta grande de meios de transporte caso precise. Então vale escolher um hotel nessa região.
Dica de Hotel no Porto
Eurostar Aliados
Nos Hospedamos no Eurostar Aliados e foi ótimo. O serviço foi impecável, a nossa acomodação tinha vista para a praça onde fica a Câmara Municipal do Porto.
O café da manhã é muito completo, realmente se destacou! Ah, e hotel era cheiroso! Juro que saía do elevador e sempre pensava, nossa que hotel cheiroso.
Chegando no Porto
A cidade do Porto é onde o rio Douro desagua no oceano. É um destino super turístico, portanto vale a pena reservar restaurantes e atrações com antecedência porque são bem concorridas e realmente esgotam.
Passeio pelos arredores
No dia da chegada, podem acontecer imprevistos que causem atrasos no horário que você espera chegar, por isso, não é recomendável deixar nenhuma atividade que precise de reserva para este dia.
Aproveite para fazer uma passeio no entorno do seu hotel, se quiser pode dar uma volta de Tuk Tuk e conhecer os principais pontos para decidir onde voltar com calma depois.
Buscando em um dos Tuk Tuks na rua na hora, fica 25 euros por pessoa com o mínimo de 3 pessoas ou R$60 euros para o passeio privativo. Nós pegamos um tuk tuk direto na rua, no calor da emoção, foi divertido, mas valeria mais a pena eu ter dado uma olhadinha na Civitatis antes.
Roteiro no Porto: Dia 1 – Centro histórico e Cave Ferreira
Para o primeiro dia do nosso roteiro pela cidade do Porto reservamos um tour com degustação de vinhos Cave Ferreira, uma das grandes produtoras de vinho do Porto e do Douro. ( No Brasil é muito conhecida pelo seu rótulo Papa Figos). Pegamos o tour em português às 10h30. Decidimos sair cedo do Hotel e ir com calma curtindo o passeio.
Dica: Aproveite as primeiras horas da manhã para garantir fotos com um menor numero de pessoas nos lugares.
Catedral da Sé do Porto
Terreiro da Sé, 4050-573 Porto, Portugal
Um remanescente das igrejas do tipo fortaleza, com estilo romano-gótico do séculos XVII – XVIII, embora tenha sofrido algumas alterações ao longo do tempo, as caraterísticas originais ainda sobressaem.
Na praça em frente a Catedral tem o marco inicial para quem vai fazer o caminho de Santiago saindo de Portugal e uma vista bem bonita do Douro e de Vila Nova de Gaia.
Ponte Luis I
A ponte liga a cidade do Porto a Vila Nova de Gaia. Sua construção aconteceu entre 1881 e 1886, com projeto do engenheiro Belga Théophile Seyrig, que já tinha trabalhado anteriormente com Gustav Eiffell no projeto da ponte D. Maria Pia.
Posteriormente, o Théophile Syerig venceu o concurso para a construção da ponte Luíz I com sua empresa Société Willebroeck. A construção foi de uma ponte metálica com dois tabuleiros. A ponte hoje é classificada como Patrimônio Mundial da Unesco.
Existe uma lenda que o rei da época, Dom Luiz I não foi à inauguração da ponte e a população ficou decepcionada e por conta disso resolveu tirar o título “Dom”do nome da ponte. E assim, ficou senhdo chamada somente Ponte Luís I.
Vinícola Casa Ferreira
R. Carvalhosa 19, 4400-032 Vila Nova de Gaia, Portugal
Fizemos o tour Dona Antônia na Cave Ferreira, no tour conhecemos a história da Dona Adelaide Ferreira, matriarca das Caves Ferreira, assumiu os negócios da família após ficar viúva e passou por várias intempéries para manter e aumentar seu patrimônio.
Vale a pena fazer a visita e conhecer mais sobre história de Dona Antônia e sobre a fabricação do vinho do Porto.
A degustação é feita com 5 rótulos de vinho de Porto que levam no nome de Dona Antônia.
Almoço no Cantinho do Avillez
R. de Mouzinho da Silveira 166, 4050-416 Porto, Portugal
Nossa parada para o almoço foi no Cantinho do Avillez.
Esta é a unidade do Porto do restaurante informal do renomado Chef José Avillez que possui duas estrelas Michelin. No Cantinho do Avillez os pratos são da culinária portuguesa com influências de viagens do chef.
Provamos alguns do pratos mais famosos: As vieiras marinadas com abacate e Lascas de bacalhau, migas soltas, ovo cozido em baixa temperatura e azeitonas explosivas.
As azeitonas explosivas dão aquele toque de restaurante contemporâneo, são esferas de azeitonas que explodem na boca causando uma experiência interessante. Tudo estava muito saboroso!
De sobremesa, pedimos toucinho do céu com sorvete de framboesa e estava bem gostoso também.
É sempre importante lembrar que é fundamental fazer reserva para garantir uma mesa.
Os preços em junho de 2023:
- Vieiras Marinadas – 11,75 euros
- Bacalhau com azeitonas explosivas – 24 euros
- Toucinho do céu com sorvete de framboesa – 7 euros
Livraria Lello
R. das Carmelitas 144, 4050-161 Porto, Portugal
A livraria é a mais antiga de Portugal, e tem se reinventado ao longo dos anos sempre com o objetivo de difundir a leitura.
Nos últimos tempos, a livraria tem recebido muitos turistas por ter supostamente, inspirado JK Rolling enquanto escrevia a série de livros de Harry Potter, já que autora dos livros já tinha morado por um tempo no Porto. Principalmente as escadas da livraria, parecem ter inspirado a autora para criar as escadarias de Hogwarts.
O Prédio da Livraria é realmente belíssimo, com estilo neogótico, um vitral incrível e claro, com a escada de piso vermelho e com a madeira toda talhada, cheia de detalhes.
Uma curiosidade, é que a escadaria originalmente era marrom e por um erro durante um restauro em 1993, foi pintada de vermelho. Mas o Mestre Escultor José Rodrigues adorou o resultado e a escada permaneceu vermelha desde então.
Dica: Compre o Voucher para a visita com antecedência pelo site e evite filas. Ao comprar um livro na livraria, você recebe o valor da entrada de desconto.
Torre dos clérigos
R. de São Filipe de Nery, 4050-546 Porto, Portugal
A Torre dos Clérigos é um dos principais símbolos da cidade. O conjunto arquitetônico do século XVIII Clérigos integram: a torre, o museu (casa da Irmandade) e a igreja. A Torre foi construída entre 1753 e 1763 em estilo Barroco com projeto do Arquiteto italiano Nicolau Nasoni. .
É possível visitar o museu e subir os 225 degraus para apreciar a vista da cidade lá de cima. Em junho de 2023 o preço para visitar o museu e subir a torre era de 8 euro. Crianças até 10 anos não pagam.
Rua dos Clérigos
Após a Torre do Clérigos vale a pena seguir o passeio rua dos clérigos é uma daquelas ruas repletas de lojas de lembranças e artigos típicos. É movimentada mas vale a pena passar por ali e parar em pelos menos dois lugares:
Manteigaria – Fábrica dos Pastéis de Nata
Rua dos Clérigos nº37, 4050-205 Porto, Portugal
Um ótimo lugar para provar os famosos pastéis de nata de Portugal. Em Porto, os meus favoritos foram mesmo os da pasteizinhos da Manteigaria. Sem mesas e cadeiras, você pede seu pastelzinho de nata e encosta um dos balcões para comer, para acompanhar, pode pedir também um cafezinho ou uma ginja, um tipo de licor típico de Portugal.
O Mundo Fantástico das Sardinhas Portuguesas
Largo dos Lóios 1, 4050-613 Porto, Portugal
Aquela loja de sardinhas enlatadas em embalagens lindas! Você encontra várias opções de desenhos ou você pode escolher uma embalagem com seu ano de nascimento ou se preferir, tem sardinha com floquinhos de ouro. E também, outros tipos de peixes enlatados e patês. Vale passar por lá e experimentar, o que tiver para degustação no dia.
Jantar Brasão
Este é um restaurante que serve comida tradicional portuguesa, fomos na unidade Coliseu. Lá também é importante fazer reserva com antecedência para garantir uma mesa porque fica bem cheio.
Fomos no Brasão para comer a francesinha, um prato típico do Porto que vai pão, carne, embutidos, queijo, molho picante e pode ser servida com um ovo frito ou sem. Normalmente é acompanhado de batata frita.
Estando no Porto, você precisa ser um bom turista e provar a Francesinha!
O prato realmente muito grande, vale pedir meia porção ou dividir com alguém. (Isso, em qualquer restaurante)
O atendimento do restaurante Brasão foi muito bom e extremamente rápido.
Achei bem gostoso, valeu para experimentar!
Preços em junho de 2023: Francesinha no forno com ovo – 13,80 euros
Roteiro no Porto: Dia 2 – Jardins do Palácio de Cristal e Show de
Fado
No segundo dia do nosso roteiro no Porto, fomos caminhando para o Jardins do Palácio de Cristal e no caminho vamos passando por vários lugares interessantes o destaque fica para:
Igreja das Carmelitas, casa escondida e Igreja do Carmo
No conjunto arquitetônico a primeira a ser construída foi a Igreja e convento das Carmelitas. A construção foi de 1616 a 1633 em estilo Maneirista e Barroco. A Igreja do Carmo, foi construída entre 1756 a 1768 em estilo Rococó. Na sua lateral, azulejos pintados de azul que ilustram a fundação da Ordem das Carmelitas e o Monte Carmelo.
Por não ser permitido a construção de uma Igreja junto a outra, foi construída também, a chamada casa escondida entre elas. A casa tem aproximadamente 1,5 metro de largura.
Uma curiosidade que nos foi contada lá no Porto é que as na Igreja das Carmelitas só poderiam entrar as mulheres e na Igreja do Carmo somente homens.
Jardim do Palácio de Cristal
R. de Dom Manuel II, 4050-346 Porto, Portugal
O Jardim foi construído em 1860 pelo paisagista alemão Émilie David para o Palácio de Cristal que existia na época. O Palácio foi demolido em 1960 dando lugar a um espaço de Eventos chamado Pavilhão Rosa Mota.
O Jardins permaneceram e funcionam como um parque contemplativo. É bonito, gostoso para passear embora pudesse estar mais bem cuidado.
Miradouro Ignez
Rua da Restauração 252, 4050-592 Porto, Portugal
Bem próximo aos Jardins de Cristal paramos em um restaurante muito simples, com opções de lanches e uma vista bem bonita do rio Douro.
Fomos cedo, por volta 12h tomamos um vinho, comemos uns bolinhos de bacalhau bem gostosos e um sanduíche de salmão defumado que também estava bom.
Foi uma parada bem agradável e descontraída, com vista do Douro.
Manteigaria
Rua dos Clérigos nº37, 4050-205 Porto, Portugal / R. de Alexandre Braga 24, 4000-049 Porto, Portugal
Na volta para o hotel, passamos novamente na Manteigaria na rua do Clérigos para tomar um cafezinho com pastel de nata.
Uma outra opção seria parar em outra unidade da Manteigaria, na Rua Alexandre de Braga, junto ao Delta Coffee Experience. Fica no caminho do Mercado do Bolhão, que será a próxima parada. O lugar é superbonito. Quando eu descobri a existência dessa unidade, já tinha tomado café e comido o pastel de nata na unidade da rua dos Clérigos.
Mercado Bolhão
R. Formosa 322, 4000-248 Porto, Portugal
Á tarde visitamos o Mercado do Bolhão, um espaço em incrível com vendas de flores, frutas, vinhos, charcutaria, cerâmicas e artigos para presente. Lá você pode tanto comprar coisas para levar, como consumir alguns petiscos e taças de vinho por ali mesmo no balcão de alguma banca.
Uma curiosidade é que lá no século XIX a área onde hoje fica o mercado era um lameiro e formava uma bolha de água, por isso o nome Bolhão.
Muitas melhorias foram feitas ao longo dos anos e o prédio atual está superbonito, foi reinaugurado em setembro de 2022
Tour Fado – Cave Cálem
Já no final da tarde fizemos a visita à Cave Calem, escolhemos o tour das 18h30 com show de fado. Um detalhe: o tour é em inglês, infelizmente não encontrei opção deste tour em português.
A Cave Cálem é uma das maiores produtoras de vinho do Porto, eles produzem os vinhos do Porto mais populares de Portugal. O tour é feito com apresentações tecnológicas, sobre a fabricação do vinho do Porto.
Ao final, degustamos dois vinhos do Porto, Um Porto Branco e um Porto um Tawny 10 anos, enquanto assistimos a um show de Fado de 45 minutos.
Para mim, valeu pelo Show de Fado, é um passeio bem turístico mas os músicos eram realmente bons. Como eu queria muito ouvir um Fado ao vivo, mas não sei se daria conta de uma apresentação mais longa achei que funcionou bem.
Passeio pela Beira Rio de Vila Nova de Gaia
Estávamos bem no início do verão, então ainda tivemos tempo de caminhar pela Beira Rio do lado de Vila Nova de Gaia com dia claro. Ali ficam artesãos expondo seus trabalhos, tem vários restaurantes espalhados e uma “vibe” praia. Sabe?
Por lá também, tem um loja grande da Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa e Uma Casa Portuguesa do bolinho de Bacalhau. Eu optei por não entrar, mas vi fotos e as lojas parecem ser bem interessantes.
Jantar no UVA by Cálem
Av Diogo Leite, 344 frente, 4400-111 Vila Nova de Gaia, Portugal
Reservei nossa mesa do jantar para as 20h30, confesso que foi sorte mas você pode fazer isso de forma pensada. Pegamos bem a hora do Pôr do Sol o que deixou nossa vista ainda mais especial.
O restaurante UVA, fica na margem do Douro e tem uma vista incrível para o rio e para a cidade do Porto. Jantamos muito bem, com bons vinhos e um atendimento muito simpático.
Eu tomei a sopa de legumes e o chris a sopa de peixe de entrada.
De prato principal pedimos polvo a lagareiro.
Tudo muito saboroso!
A sobremesa foi fondant de caramelo ( um bolinho tipo petit gateau) com sorvete de Framboesa, que arrisco dizer que foi a melhor sobremesa de toda a viagem.
Preços em junho de 2023 :
- Sopa do dia – 3,50 euros
- Sopa de Peixe e marisco – 7 euros
- Polvo a Lagareiro – 25 euros
- Fondant de caramelo com sorvete de framboesa – 9 euros
- Dica: reserve sua mesa, para o horário do por do sol
Volta para o Hotel com a vista noturna do Porto
Voltamos caminhando para o hotel caminhando e apreciando a vista da cidade a noite. Foi lindo! Encerramos nossa passagem pelo Porto de forma excelente!
Dia de ir embora – Continuar a viagem para o Vale do Douro Vinhateiro.
O Nosso Roteiro no Porto acabou, no último dia, eu também não coloco passeios. É o dia de tomar café da manhã, fazer check out e se preparar para seguir viagem ou voltar para casa.
No nosso caso, alugamos um carro e seguimos viagem em Direção ao Alto Douro Vinhateiro. Uma das regiões vinícolas mais bonitas do mundo. É lá que estão as quintas onde as uvas são plantadas e a vinificação é feita tanto para o vinho que será envelhecido em Vila Nova de Gaia, para os vinhos do Porto quanto para os vinhos Douro, os vinhos tranquilo, aqueles normalmente tomamos para acompanhar refeições, etc.
Vai viajar?
As empresas parceiras do blog, são de confiança, eu uso e recomendo. Ao utilizar o serviço de uma delas, utilizando um de nossos links, o blog recebe uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.
Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.