A Região de São Miguel dos Milagres tem sido nosso destino favorito no Brasil desde de 2011.
Neste Post eu darei dicas sobre:
- Como chegar em São Miguel dos Milagres (Por Maceió ou por Recife)
- Onde ficar
- Onde comer
- O que fazer na Região de São Miguel dos Milagres
Essa parte do litoral Norte de Alagoas, também conhecida como Rota Ecológica, é um lugar paradisíaco. Suas paisagens lindas e o modelo que as pousadas desenvolveram, acabou transformando a região em uma área muito procurada por casais. Mas eu ainda acho uma delícia para ir com criança, a praia é supercalma, o contato com a natureza e o espaço livre é ótimo para brincar e exercitar a imaginação.

Porque a Rota Ecológica dos Milagres é tão especial para nossa família
Para nós, a chegada na Rota Ecológica é o ponto alto das férias de verão! Na verdade, não é exatamente São Miguel dos Milagres… e sim todo o trecho que vai de Porto da Rua até Porto de Pedras o pedaço de Alagoas que tanto nos encanta.

Comecei a escrever esse post lá mesmo, debaixo de uma amendoeira que representa muito para nossa família. Foi lá, em uma pousada pé na areia em nossa primeira visita à praia de Tatuamunha que decidi engravidar. Enquanto assistia o dia a dia das famílias, decidimos que naquele ano de 2011, Lorenzo passaria a fazer parte de nossas vidas.

Como chegar em São Miguel dos Milagres:
Você pode optar por chegar no aeroporto de Maceió ou de Recife para chegar até a rota ecológica. Nós preferimos alugar um carro para ir para lá, pela liberdade e comodidade. Na região, é difícil ir aos restaurantes a pé, porque ficam bem afastados e depender de transfer pode te deixar bem limitado. Então, é um lugar que vale a pena alugar um carro para se locomover com mais facilidade.
Você pode pesquisar os melhores preços de aluguel de carros o nosso Parceiro Rentcars e escolher o melhor para você!
Por Maceió
Usamos o caminho de Maceió quando fomos pelas primeiras vezes, este é o caminho mais curto. Porém nós achamos a estrada pior, então preferimos ir por Recife.
Dica: Se optar ir por Maceió quando você colocar o destino da sua pousada certifique-se que você vai pegar a AL 105 e AL 430, você passará por Passo de Camaragibe.
Se pegar a AL101 direto, vai ter que dar toda a volta até Porto Calvo.
Por Recife
Muitas vezes as passagens de avião para Recife são mais baratas do que as passagens para Maceió e o tempo de viagem é bem parecido.
Vai passar por Recife? Dá uma olhada neste post.
Pela estrada por Porto Calvo.
Quando coloca no Google Maps ou Waze olha a rota que passa por Porto Calvo, e não pega Balsa. O tempo é bem parecido. A vantagem é não precisar pegara balsa , que envolve quase sempre uma espera e custo extra. Em janeiro de 2025, as condições da estrada estavam melhores neste caminho por Porto Calvo, do que pelo caminho que vai beirando o mar.

Pela Balsa Japaratinga – Porto de Pedras.
O Caminho pela balsa é mais curto e leva em torno de 3h00, se a fila da balsa estiver pequena. Se for em dias de semana e fora da alta temporada vale a pena.
Em janeiro de 2025 o valor da balsa era de 24 reais por carro, aceita dinheiro e pix.
Depois de atravessar a balsa é só colocar a praia ou pousada que você quer ir.
Quando vamos nos aproximando, avistamos aquele mar de um verde tão vivo! Tão lindo!!

Em Japaratinga temos as melhores vistas! Prepare a câmera e fique atento, tem alguns lugares que dá para parar e tirar fotos lindas! Tem um mirante que fica na estradinha pouco antes de chegarmos a balsa, com lojinha e tudo… Este às vezes lota! Enfim, se tiver chance, estacione ali e garanta fotos lindas!
Sobre Japaratinga
Japaratinga também faz parte da Rota Ecológica de Alagoas. Na maré baixa, as pedras ficam expostas formando um cenário paradisíaco.
Vale a pena ficar uma ou duas noites por ali.

Onde Ficar na rota ecológica dos Milagres
Nossa área favorita para ficar hospedada na região de Milagres é a praia de tatuamunha. Ali ainda é a parte mais tranquila. Já se você prefere mais movimento, a praia do Patacho cresceu muito, tem diversas pousadas. Lembrando que ainda é tudo muito tranquilo.Já o burburinho todo ficam em São Miguel dos Milagres, mesmo. Muitas pousadas que a gente gostava fecharam. Vou deixar aqui indicações das pousadas que ficamos mais recentemente. e gostamos muito.
Vila de Taipa Exclusive Hotel
O Hotel Vila de Taipa um hotel pé na areia, com os quartos voltados para o mar maravilhoso de Japaratinga. Tudo extremamente limpo.

Quando fomos em março de 2021, o café da manhã era servido na mesa, super farto com opções de delícias típicas do nordeste do Brasil
O restaurante do Hotel Vila de Taipa é aberto ao público, funciona como opção caso queira apenas fazer uma parada por ali. Os pratos são deliciosos e super bem servidos.

Tem boas opções de vinhos e espumantes,vale provera também as caipirinhas com cachaça e especial e os sucos.
Pousada Tatuá
Atualmente esta é a nossa pousada favorita em Tatuamunha, que é a nossa praia favorita também. Todas as habitações tem o conforto típico das pousadas da região, com bangalôs espaçosos, smart tv e uma piscina privativa.

O Restaurante da pousada é muito bom, o café da manhã é super completo e servidos à mesa. O atendimento é extremamente acolhedor.

Nas áreas comuns tem: uma quadra de beach tênis, uma piscina maior de frente para o mar. Você pode pegar bicicletas emprestadas ou alugar caiaque e stand up.

Mostrei mais da pousada lá no instagram, confira nos destaques Alagoas em karinaleao.nossa
Pousada Reserva do Patacho – Praia do Patacho
Na visita de 2019 decidimos conhecer uma nova pousada, dessa vez nos hospedamos na pousada Reserva do Patacho. (Atualização 2021: a pousada mudou a política e agora aceita hospedagens de famílias somente com bebês até 1 ano ou crianças a a partir de 12 anos)
A pousada fica na praia Patacho e tem uma boa infra-estrutura com opções de acomodações desde chalés , bangalôs com hidro e até alguns bangalôs com piscina privativa.

Fica também pé na areia, mas essa tem uma rua de terra que separa a propriedade da pousada da praia.
As aéreas comuns são belíssimas e a pousada conta com uma piscina.

O atendimento é primoroso e o café da manhã também é servido na mesa, com frutas, iogurte, pães caseiros e outras opções de pratos quentes que podemos pedir a vontade.

Clique aqui para reservar sua estadia na pousada Reservas do Patacho com nosso parceiro Booking.com
O restaurante da pousada também é muito bom. A carta de vinhos tem opções boas com espumantes a partir de R$65 reais em janeiro de 2019.
Dica para refeições nas pousadas de São Miguel dos Milagres
Programe os pratos do almoço ou jantar bem antes do horário desejado, por exemplo: no café da manhã eu já escolho qual será o cardápio e marco o horário que será servido o almoço. Assim, evito aquele stress de criança com fome esperando a comida chegar… sempre funciona.

Onde comer em São Miguel do Milagres e Porto de Pedras:
É possível fazer todas as refeições nas pousadas, que têm um ótimos restaurantes.
Além da própria pousada, existem alguns restaurantes na região que valem a visita.
Sempre que fomos estávamos com um carro alugado, acho mais conveniente. Mas, muitas famílias preferem solicitar um carro para levá-los quando querem fazer algo fora da pousada, porque não dá pra ir a pé.
Neste caso é pedir na recepção da pousada onde estiver hospedado que eles chamam um serviço de transfer.
Os Restaurantes em São Miguel dos Milagres e região que indico:
Restaurante No Quintal – Praia do Toque
telefone: (82) 99910-7078
Este restaurante é o queridinho da região, acho que foi primeiro a realmente se destacar fora das pousadas por ali. É um restaurante muito gostoso, que até pouco tempo atrás ficava literamente no quintal dos proprietários.
O lugar é lindo e a comida excelente. Vale a pena a visita, e recomendo fazer a reserva com bastante antecedência porque é concorrido.

O ponto fraco, em minha opinião, é que não tem um cardápio infantil, talvez seja um problema só meu. O garçom ofereceu uma opção de purê ou batata frita, carne e arroz. Enfim, no meu caso preferi pedir um prato grande mesmo, e ele comeu o quanto aguentou. Desta vez, pedi uma massa com tomate, rúcula e muçarela de búfala que ele gostou bastante. (Atualização: Essa fase já passou… a partir dos 5 anos já passou a comer um prato de adulto inteiro)
Restaurante do Enildo – Porto da Rua
O restaurante do Enildo é sem dúvida nosso favorito. É um restaurante bem simples. Felizmente, a “gourmetização” não chegou por lá.

Sempre pedimos peixada, que é muito saborosa. Sabe uma comida boa, sem frescura? É assim! De tal modo que antes eu não gostava de pirão, passei a gostar graças ao pirão que eles servem acompanhando a peixada.

E a sobremesa? Petit Gateau Alagoano! Uma cocada de forno servida com sorvete de tapioca! Delícia!
Na Casa de Boa – Porto de Pedras
Esse é um Gastro Bar, em uma ambiente ao ar livre muito gostoso. Um gramadão com mesas e cadeiras espalhadas em um clima bem gostoso. Música boa, o ambiente é bem familiar. Adoramos!

Perfeito para tomar uns drinks e comer uns petiscos.

Fornaria – Patacho
Na praia do Patacho, em frente ao posto lagosta.
Tem um centro comercial, com pizzaria, açougue, sorveteria e algumas outras lojas. Nós fomos na pizzaria chamada Fornaria.
A pizza estava bem gostosa, e o ambiente bem agradável, descontraído com música ao vivo.
Acabei esquecendo da foto, mas vou deixar o instagram deles para vocês olharem.
O que fazer na região de São Miguel dos Milagres:
É claro que a melhor coisa a se fazer na região de São Miguel dos Milagres e curtir a praia calminha, a piscina, da pousada, colocar a leitura e o bronzeado em dia enquanto as crianças brincam livremente.
Mesmo assim existem alguns passeios que valem a pena!

Passeio de contemplação do Peixe Boi Marinho

Na praia de Tatuamunha encontra-se a Associação Peixe-Boi, que cuida da preservação da espécie. Com eles é possível fazer um passeio de contemplação onde visitamos seu habitat no Rio Tatuamunha, e com sorte (normalmente conseguimos) encontramos os Peixes-Bois Marinhos de pertinho durante o percurso.
Os peixes-bois que vemos no passeio, na maioria das vezes, são peixes-bois filhotes que encalharam, então foram resgatados e tratados. Quando os animais estão aptos, voltam a viver livres na natureza. Por isso, somos orientados a não tocar e nem fazer nada que interfira nos animais. Os peixes-bois são muito dóceis. Mesmo tomando todos os cuidados eles costumam se aproximar do barco a remo e podemos vê-los de pertinho.
A associação Peixe Boi é importante também para gerar a renda para as famílias locais. Estas famílias que antes trabalhavam com a pesca no rio, onde agora é proibido.
Visita às piscinas naturais do Patacho

Existe também um passeio de jangada que sai da pousada e leva até as piscinas naturais na praia do Patacho. Fiz um post sobre o passeio, é só clicar aqui.
Passeio de jangada para ver o pôr do sol no rio Tatuamunha

Neste passeio, nós saímos no fim da tarde e fomos até o rio Tatuamunha. Passeamos um pouco pelo rio e depois paramos nas margens do rio para ficar observando o Pôr do Sol. O passeio é bem gostoso. Pegamos um pôr do sol bem lindo e fizemos várias fotos.
Para contratar o passeio, basta pedir ajudar na recepção da sua pousada.

Vai viajar?
Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.
4 comentários em “Rota Ecológica dos Milagres – guia completo”
Karina,
Estou com minha família pela primeira vez em São Miguel dos Milagres e estamos adorando o lugar.
Parabéns pelo site e muito obrigado pelas dicas, elas estão sendo muito valiosas.
Alugamos um carro e isso tem facilitado os passeios com nossos filhos, ficou muito fácil irmos ao passeio de contemplação do peixe boi marinho e também propiciou conhecermos restaurantes diferentes como o No Quintal (dá vontade de passar o dia todo lá). A pousada Borapirá também foi uma ótima sugestão, atendimento muito gentil, comida deliciosa e lugar paradisíaco para descansar e também para bagunçar com as crianças. Enfim, muito obrigado novamente, suas dicas fizeram a diferença!
Oi Raul!
Muito obrigada pelo feedback! Fico muuuito muito feliz mesmo em saber que as dicas foram úteis para você e sua família!
Olá, tudo bem?
Gostei muito da sua postagem, pretendo ir para São Miguel no inicio de maio/22, estou com um pouco de medo das chuvas rs. Vamos com o nosso filho que em maio/22 terá 1 ano e meio, estou um pouco receoso de fazer os passeios nas piscinas naturais com ele, você que tem um filho pequeno, acha que é seguro se for de colete e tudo mais? Desde já agradeço a atenção e parabéns pelo conteúdo.
Oi Kleber, nessa época pode chover sim. Mas são coisas que só dá para saber na hora né ? Ainda mais ultimamente com o tempo meio doido. Quanto ao passeio, pela minha experiência eu não acho que vale a pena com criança de 1 ano e meio. Acho que vai ser cansativo para a criança que pode se divertir mais na praia e na piscina.