Lagoinha é um distrito que pertence ao município de Paraipaba no litoral Cearense, fica a aproximadamente 50km do Trari e 110km de Fortaleza.
A região é famosa pelas lagoas de água doce. As mais famosa são: a Lagoa do Jegue e a Almécegas.
Além das lagoas de água doce, a região também é repleta de falésias que formam paisagens lindas junto ao mar.
Lagoinha é tão bonita, que o local foi o escolhido para abrigar o primeiro hotel da rede Hard Rock no Brasil, que está em construção.
O que fazer em Lagoinha
É muito comum ter passeios de 1 dia, saindo de Fortaleza ou de buggy saindo das cidades próxima, como Trairi.
O passeio de Buggy te leva por 2 horas para visitar as duas lagoas de água doce pelas dunas com paradas para banho e fotos. Este, é o mais fácil de encontrar.
Existe também um passeio de catamarã e com mais tempo você pode explorar a região por conta própria em veículo 4×4.
Nossa experiência no passeio de buggy em Lagoinha
Chegamos em Lagoinha pela manhã. Paramos no centrinho da cidade, onde fica o mirante de Lagoinha. Ali, ficam diversos bugueiros oferecendo passeios, e foi desta forma que encontramos o Samuel @passeiodebuggylagoinha. O buggy do Samuel é o relâmpago Maqueen.
Em janeiro de 2022 pagamos 180 reais para um passeio com até 4 pessoas no Buggy. O valor é cobrado por veículo, não por pessoa. Uma vez que não são misturadas pessoas de grupos diferentes em cada buggy.
Dunas e Falésias
O passeio começa explorando as Dunas e a parte de cima das Falésias. O percurso tem alguma emoção, bastante vento mas nos geral é bem tranquilo.
Durante o percurso é possível ver animais como cabras, jegues e aves. Existem paradas estratégicas com lugares para tirar foto.
Lagoa do Jegue
Em seguida vamos para a Lagoa do Jegue, que tem esse nome justamente por conta dos animais que ficam por ali, pois, na margem da lagoa fica uma graminha rala e verdinha que eles gostam de comer. A lagoa é bem agradável. Fomos em um domingo no final de janeiro, quando a maior parte das pessoas já estão voltando das férias. Tinha algumas pessoas, mas não estava superlotado. Imagino que em outras épocas pode ficar bem cheio. O banho na lagoa é bem agradável.
Em épocas de cheia ela se mistura com o mar e fica ainda mais impressionante.
Lagoa Almécegas
Seguimos o passeio pelas dunas e chegamos na Lagoa Almécegas, a parada é um restaurante na beira da Lagoa e de lá podemos acessar a lagoa. Esta, já fica mais distante do mar e em épocas de cheia forma uma queda’agua. A área para banho é demarcada e fora da demarcação passam embarcações pequenas e motos aquáticas.
A lagoa almécegas acaba tendo um espaço menor para banho,(pelo menos na parte que fica ali próximo do restaurante) mesmo assim, conseguimos um cantinho mais tranquilo. Tomamos uma água de coco e seguimos o passeio.
Praia de Lagoinha
Paramos rapidamente na praia de lagoinha para tirarmos fotos na falésias. A praia é realmente muito bonita. Nesse parte onde ficam as falésias não tem barracas e nenhuma estrutura.
A última parada é em um mirante e podemos escolher se queremos ficar mais perto da praia na parte com barracas ou no centro.
Nós optamos em ir para o centro porque queríamos um restaurante gostoso para almoçar e essa será nossa próxima dica.
Onde comer em Lagoinha – Restaurante Lagero
Seguindo a indicação do Samuel fomos ao restaurante Lagero. O restaurante é especializado em frutos do mar. Nós pedimos um peixe grelhado e arroz com brócolis e estava muito bem feito.
Os pratos são bem servidos e é uma boa opção na cidade.
Vai Viajar
As empresas parceiras do blog, são de confiança, eu uso e recomendo. Ao utilizar o serviço de uma delas, utilizando um de nossos links, o blog recebe uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.
Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.
Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.