Neste post falo sobre Holambra, dicas sobre o que fazer, onde comer, onde se hospedar e ainda conto sobre como foi nossa experiência levando uma criança de 5 anos.
A experiência:
Aproveitamos a emenda do feriado para visitar Holambra, diferente do que costumamos fazer, fomos sem planejar nada, Como a cidade das flores fica a aproximadamente 2 horas de São Paulo de carro, assumimos o risco porque na pior das hipóteses era só voltar para casa e tudo bem.
Tivemos muito mais sorte do que juízo nessa viagem, afinal, por se tratar de um feriado prolongado, a cidade estava absolutamente lotada.
Chegamos lá na hora do almoço e logo na entrada da cidade já localizei um stand vendendo passeios. Queríamos fazer o passeio para as plantações de flores, só que já não tinha mais horários disponíveis para o mesmo dia.
Então eu comecei a ligar para todos os hotéis procurando vaga e… adivinhem? Todos que liguei estavam lotados. O único que nos deu uma esperança foi a Pousada OCA, ( digo tivemos muita sorte porque essa era uma das que a gente tinha gostado mais) que disse ter uma apartamento disponível mas que o Lorenzo teria que dormir conosco na cama porque não tinham mais camas extras.
Ok! Ótimo! Vamos dormir por aqui e amanhã faremos o passeio!
Quando chegamos à pousada descobrimos que o funcionário se confundiu e olhou as vagas do dia seguinte e para aquele mesmo dia só tinha um quarto com ar condicionado quebrado!
Chris se recusou a ficar, vale lembrar que a temperatura variava entre 34 e 37 °C por lá!
O atendente falou que o técnico já estava lá arrumando o ar e que provavelmente em algumas horas estaria pronto, que podíamos continuar buscando outras opções e que se o quarto ficasse pronto nos ligaria para avisar. Fomos então passear um pouco pela cidade na esperança de receber uma resposta positiva, o dia foi com emoção!
Sobre Holambra:
Holambra é uma estância turística na microrregião de Campinas, famosa por ser uma cidade com grandes produções de flores, a maior do Brasil. Na cidade acontece todos os anos no mês de setembro, a ExpoFlora, a maior exposição de flores da América Latina.
A cidade também é conhecida pela colônia Holandesa que se estabeleceu por lá desde 1948. O Brasil foi o país que aceitou a imigração de grandes grupos de holandeses católicos e o governo da Holanda apoiou e gerenciou o processo de imigração.
O nome Holambra deu-se a partir da junção das letras de Ho (landa) Am(américa) Bra(sil).
A ideia inicial dos primeiros imigrantes era a produção de leite e laticínios, mas o gado não se adaptou e sucumbiu às doenças tropicais. Seguiram então com a criação de suínos e galinhas.
Somente em 1951, com chegada do segundo grupo de Holandeses é que deram início à produção de flores, que foi se expandindo gradualmente.
Em 1991 , o distrito de Holambra se emancipou e tornou-se uma cidade, em 1998 ganhou o status oficial de Estância Turística.
O município tem cerca de 15000 habitantes e está entre os mais seguros e com maior qualidade de vida do Brasil
O que fazer:
Visita às produções de flores
Logo que se chega na cidade encontramos estandes vendendo passeios. Nós optamos pela empresa Theos Turismo e fomos bem atendidos.
Fizemos o passeio em grupo e fomos levados em uma van para conhecer as fazendas. Existem também passeios privados que podem ser agendados, vale a pena perguntar. As visitas são feitas nas produções de Gérberas e Crisântemos, essas são as únicas espécies que empresas garantem que poderemos ver, porque são tipos mais resistentes. Outras, mais delicadas podem ser contaminadas com fungos ou bactérias dos visitantes e prejudicar a plantação.
Além destas espécies, pudemos ver um canteiro de rosas ( que é bem pequeno e depende de sorte ) e também uma produção de Lisiantus, que não estava na programação original.
As plantas exigem um cuidado extremo de luz, temperatura e irrigação para que possam ser produzidas durante o ano todo.
Nossa experiência foi bem positiva, gostamos de ver os estágios de plantação e principalmente fotografar em meios as flores. Vale lembrar que no passeio entramos realmente no meio dos canteiros de flores, portanto, o terreno é super irregular e enlameado. Nesse dia, lembre-se de calçar sapatos confortáveis e que possam ficar sujos.
Theos Turismo
Rua Primavera, 936 – Sala 4- Praça Vitória Régia – Holambra/SP
Telefone: (19) 99168-2199
Telefone: (19) 3802-4675
Moinho Povos Unidos
Alameda Maurício de Nassau, 249
Telefone: (19) 3802 4245
Ingresso: R$ 10,00 para subir no Moinho
O moinho Povos Unidos é uma réplica fiel aos moinhos de água da Holanda. Foi construído em 2008 e projetado pelo Holandês Jan Heijdra, especialista em construção de moinhos.
O moinho de Holambra tem 4 andares e em cada andar você pode conhecer um pouco mais deste engenhoso equipamento.
No 1° andar, tem informações sobre a história, os tipos de moinho do mundo e para que serve cada um.
No 2° andar, informações sobre o moinhos de água da Holanda e sua importância para o país.
No 3° andar, informações sobre a construção do moinho Povos Unidos.
No 4° andar, o moinho em funcionamento e lá também tem um mirante com a vista de Holambra
No 5° andar, as pedras mós onde a farinha é feita.
Museu de Holambra
Endereço Alameda Maurício de Nassau, 894, Centro
Telefone: (19)3802-2053
Ingressos: 3,00 inteira e R$ 2,00 meia / Crianças até 12 anos não pagam
Através de fotos e peças doadas pelos moradores pioneiros da cidade o museu conta a história da imigração de Holambra, de quando ainda se chamava fazenda Ribeirão.
Existem réplicas das casas dos primeiros moradores da cidade que demonstram como era viver por ali naquela época.
É uma visita rápida e interessante.
Lorenzo já estava super cansado e suado, fazia um calor absurdo. Então, não estava com muita paciência para o museu e mesmo assim quis ouvir o começo da história que eu ia contando. Depois, perdeu a paciência e foi passear na área externa do museu que também é bem legal, enquanto cobiçava a piscina do vizinho…
Onde Comer
Martin Holandesa
Endereço: R. Dória Vasconcelos, 144
Telefone: (19) 3802-1295
Vimos boa nota e boa avaliação deste restaurante no TripAdvisor e seguimos para lá.
O Restaurante tem um cardápio bem variado com comida típica Holandesa e alguns outros pratos diversos.
No lugar também funciona uma confeitaria que nós não experimentamos.
Como estávamos em outubro tinha um hambúrguer especial para crianças que pedimos para o Lorenzo e para nós pedimos um prato Holandês com diversos tipos de carne suína defumada, com chucrute e batata.
Ficamos um pouco decepcionados, o hambúrguer estava seco demais, o nosso prato estava ok mas um pouco seco também.
Não chega a ser ruim, mas também está longe de ser excelente
Um ponto positivo: tem playground para crianças
Trunk en Bier Pub Bar
Endereço: Rua Campo de Pouso 1162
Telefone:( 19) 3802-4550
É um bar que oferece diversos tipos de cervejas e chopps artesanais. Para comer, servem diversos petiscos e pratos típicos holandeses, alemães e alguns brasileiros.
Foi o que mais gostamos, fomos à noite e voltamos para almoçar no dia seguinte.
Tem playground para crianças, a música é boa e o ambiente é bem legal.
Doceira Zoet en Zout
Endereço: Viela Lantanas, 90
telefone: +55 19 3802-1293
Uma doceria típica Holandesa, com receitas que foram passadas de geração para geração e outras que foram trazidas da Holanda depois de 2 anos estudo(s) no país.
Fica à beira do lago e no dia em que fomos,13 de outubro 2017, havia monitores fazendo brincadeiras com as crianças!
Passamos horas deliciosas por lá! Lorenzo tomou um sorvete e depois ficou brincando enquanto Chris e eu pudemos tomar nosso café e comer nossas tortas com calma.
É um lugar imperdível quando estiver em Holambra. Prepare-se porque pode estar bem cheio dependendo do dia.
Onde Ficar:
Pousada OCA
Endereço: Rua Campo de Pouso, 784
telefone: 19 3802.4111
Nos hospedamos na pousada OCA que fica bem próximo ao centrinho da cidade.
A pousada é um charme! Pequena e acolhedora, com acomodações, limpas e confortáveis.
O plano de refeição inclui café da manhã e café da tarde, com alguns alimentos orgânicos, como leite, morango e a laranja, usados para fazer sucos.
Encontramos com o proprietário que nos atendeu super bem e fez questão de nos mostrar tudo e de nos fazer sentir em casa.
No interior da pousada, na área comum, tem um jardim com um lago e carpas. Lorenzo deu comida para os peixinhos e adorou a experiência.
Super recomendo!