Carregando o Mundo!
Viagem

Atenas: O que fazer em 1 dia

Acropolis Atenas Pathernon

Se você vai para a Grécia e só tem 1 dia em Atenas, seja por estar em um cruzeiro ou porque quer ir correndo para as ilhas, neste post eu explico como aproveitar o essencial dessa cidade tão especial. Aqui falo onde ficar, onde comer bem com preço justo e o que fazer para aproveitar o máximo dos passeios pelos sítios arqueológicos.

Pois é… este foi o meu caso, com apenas 10 dias de viagem e mesmo sendo a louca das ruínas eu acabei optando por passar meus dias nas ilhas descansando  e curtindo os beach clubs  e sobrou só 1 dia para Atenas.

Na verdade, 1 dia e meio.

Quando a viagem foi se aproximando e aquele sentimento de culpa batendo… dizendo:  Meu Deus! E agora ? Eu preciso dar um jeito aproveitar ao máximo esse tempinho que vou ter por lá.

Se ainda estiver planejando sua viagem, não cometa o mesmo erro.

Durma umas duas noites na cidade e aproveite tudo com calma, porque Atenas é muito legal!

Você vai andando e de repente do nada uma ruína de 3000 anos aparece na calçada, sabe?

Banho Romano Atenas
Ruínas de uma casa de banho romana no caminho para o Templo de Zeus.

Até no aeroporto tem exposição com as peças encontradas durante a construção. É muita história e comida boa! Por isso vale a pena ir com calma e com tempo para ficar caminhando de boa e descobrindo as coisas.

Enfim, se você também tiver só um tempinho corrido e quiser aproveitar mesmo assim, veja o que eu fiz e deu super certo !

Vou começar explicando informações básicas e depois eu coloco como o roteiro ficou organizado.

Para  saber como planejar sua viagem e deixar tudo com a sua cara, eu já deixei tudo explicadinho aqui

Como chegar:

Não tem vôo direto do Brasil para a Grécia, então, a meta foi encontrar a passagem mais barata com o menor número de conexões e menor tempo de viagem.

Monitorei os preços e optei por um vôo da Swiss Airlines com conexão em Zurique pela melhor relação custo x menor tempo de viagem.

Nosso vôo de partida do Brasil atrasou por um problema com a tripulação, o que nos fez passar boa parte do dia em Zurique para pegar o último vôo para Atenas.

E o vôo de Zurich para Atenas também atrasou por causa da chuva…

Resultado: chegamos de madrugada, às 2 am em Atenas para sairmos as 5h da manhã no dia seguinte para voar até Santorini.

Lembre-se: Deixe sempre uma boa margem de tempo por segurança entre a chegada e o primeiro compromisso. Nós deixamos uma boa margem e mesmo assim ficou bem corrido, mas não perdemos nenhum vôo.

Você pode pesquisar e reservar a sua passagem com o nosso parceiro Passagens Promo.

Do aeroporto de Atenas  até o hotel:

Para nossa chegada eu contratei um táxi pelo site welcome.com, assim garanti um taxista que falasse inglês e já nos esperaria na porta do aeroporto. Acredito que valeu super a pena, já que o nosso tempo na chegada foi super corrido. Para um casal com uma mala ficou em €43.

O atendimento deles foi ótimo, eu tive que remarcar várias vezes por causa dos atrasos no vôos e a resposta por e-mail foi super rápida.

Mas, de toda forma é super simples pegar um táxi no aeroporto, é só seguir as placas indicando a saída correta para os taxis. O valor da corrida do aeroporto ao centro é tabelado e em junho de 2018 era de €38,00

Em Atenas, fizemos tudo a pé, estávamos em um hotel bem no centro próximo de tudo. Foi super tranquilo e eu não fiquei com medo, mesmo durante a noite.

A comunicação em Atenas é super tranquila, a grande maioria das pessoas fala inglês super bem.

Onde ficar:

Informação importante: Escolha um hotel que fique perto de tudo. As principais atrações ficam ali perto da Acrópole.

Então, antes de reservar olhe o endereço no google maps. Trace as rotas a pé. Isso faz toda a diferença.

Escolhi ficar no Best Western Amazon que tem um ótima relação custo x benefício. E eu precisava da comodidade dos serviços de um hotel com pessoas para nos atender 24h, por isso não aluguei apartamento dessa vez.

A localização era perfeita, pudemos fazer tudo a pé.

O café da manhã estava bem gostoso, a equipe super prestativa.  O único defeito era que o quarto e principalmente o banheiro eram super pequenos.

O que fazer:

Se você só tem um dia na cidade, o jeito é fazer o básico do básico:

Visitar a Acrópole de Atenas e o museu da Acrópole.

É importante fazer essa visita valer ao máximo!

A solução encontrada foi contratar um guia local pelo aplicativo Withlocals.

Lá conseguimos encontrar um guia ótimo por um preço justo.

Funciona assim, você escolhe o passeio que quer fazer dentre as opções apresentadas e o aplicativo te mostra os guias disponíveis para esse passeio.

Você pode assistir a um vídeo com a apresentação de cada guia e ler o perfil e as avaliações de quem já contratou o serviço.

Depois, você escolhe o dia e a hora e pronto! Contrata direto pelo aplicativo e paga com cartão.

A partir daí você já pode conversar com seu guia pelo aplicativo e acertar todos os detalhes.  Não encontrei nenhum guia que falasse português e selecionei um que falava inglês super bem.

Nosso guia foi o Ounofrios D , tem ótimas explicações e bom humor. Adoramos! Valeu  Super a pena!

A visita durou 3 horas e foi super proveitosa.

Quanto ao horário, não sei se foi a melhor escolha… O sol estava bem quente,mesmo não estando no auge do verão.

Apesar do Sol, até que conseguimos pegar a Acrópole não tão cheia. Com um pouco de paciência conseguimos tirar boas fotos.

Se puder ir logo cedo, antes das 10h acredito que seja bem melhor.

Importante: Use roupas leves e confortáveis e um tênis que não escorregue.

Acropolis Pathernon Atenas
O Parthernon, as partes em branco são partes que foram reconstruídas.

Sítio Arqueológico da Acrópole de Atenas

Endereço: Atenas 105 58, Grécia

telefone:+30 21 0321 4172

Horário das 8h00 ás 20h00 (entrada permitida até 19h30)

Ingresso em junho de 2018 : 30 euros – com direito a entrada no templo de Zeus e Museu da Acrópole

20 Euros só a acrópole

5 euros a entrada no Museu da Acrópole

Sobre a Acrópole

Acrópolis em grego singnifica o ponto mais alto da cidade, de lá tem-se uma visão privilegiada de todos os arredores. Por isso, funcionava como uma fortaleza e lá ficavam os templos e os tesouros da cidade.

As colunas sem adornos do Pathernon são para simbolizar força e imponência.

Pathernon

O Pathernon é o templo dedicado à deusa Atena, a padroeira da cidade, e fica dentro da Acrópole.

O templo foi construído no século V a.c. Sua arquitetura foi pensada com o objetivo de impressionar e demonstrar força e poder.  Sua construção é muito peculiar e até hoje desafia os responsáveis por sua restauração, pois nada nele é regular, todos os elementos são únicos e com tamanhos e formatos levemente diferentes.

A acrópole funcionava como uma fortaleza e no templo de Atenas a “padroeira” da cidade ficavam guardados os tesouros da cidade. Ninguém podia entrar no templo, somente as virgens que eram responsáveis por cuidar do templo.

Atenas Acropolis Erecteion
Erecteion, o templo dedicado a Atena e Poseidon na Acrópole

Erecteion

É o templo dedicado a Atenas e Poseidon. A lenda diz que houve uma batalha entre estes deuses para saber quem seria o guardião da cidade. Atena ofereceu a Oliveira, árvore que resiste ao clima desértico da região e sabedoria. Poseidon ofereceu uma fonte de água salgada e o domínio dos mares. Atena, ganhou a disputa e com isso a cidade foi dedica a deusa.

Atenas Acorpolis Pathernon
O Antigo Templo de Atena na Acrópole

 

Antigo templo de Nike

Templo dedicado à deusa alada que era cultuada para ajudar os atenienses a ganharem as guerras constantes. Nike significa vitória.

Antigo templo de Atenas

Antigo templo de devoção a deusa Atena construído entre 525 e 500 a.c

O Odeão de Herodes

É um teatro que foi erguido durante a antiguidade em homenagem a sua esposa e podia abrigar até 5 mil pessoas quando concluído. Foi soterrado em grande parte e pelo que sobrou, os antigos arqueólogos acreditaram que aquela construção fosse uma ponte, isso durou até novas escavações na década de 70 quando descobriram que lá era na verdade um grande teatro.

Museu da Acrópole de Atenas

EndereçoDionysiou Areopagitou 15, Athina 117 42, Grécia

Horário:         segunda das 8h às 16h

terça a sexta das 8h às 20h

sábado: das 8h às 10h

Entrada: 5 euros

O museu é o complemento perfeito para a visita a  Acrópole, foi construído de forma que pudéssemos ter uma ideia como o Pathernon era organizado na época em que ainda funcionava.

Lá podemos ver as estátuas originais das Cariátides do Erecteion e outras peças da antiguidade.

O nosso guia foi super importante também para nos ajudar a interpretar as peças do museu e além de complementar com suas histórias incríveis.

O essencial perto da Acrópole:

Templo de Zeus

Endereço: Atenas 105 57, Grécia

telefone: +30 698 363 2499

Entrada 5 euros ou o ingresso completo da Acrópole.

Templo de Zeus Atenas
Os remanescentes do Templo de Zeus

O templo de Zeus é  uma ruína do que foi  o templo construído para o rei dos Deuses. Sua construção foi iniciada no século IV a.c e só foi concluída no reinado de Adriano entre 117 e 138 d.c.

Arco Adriano

Endereço: Leoforos Vasilisis Amalias, Athina 105 57, Grécia

Arco Adriano Atenas
Arco Adriano

O arco Adriano é um pórtico  que fica bem em frente ao templo de Zeus, foi construído em Homenagem a Adriano entre 131 e 132 d.c. quando o templo de Zeus foi dedicado ao imperador.

Bairro de  Monastiraki

O bairro de Monastiraki é um bairro absolutamente turístico, lojas de lembrancinhas de todos os tipos estão por todos os lados.  A abordagem dos comerciantes nas portas dos estabelecimentos incomoda um pouco. Mesmo assim vale o passeio, principalmente pela grande variedade de restaurantes por ali.

Monastiraki Atenas
O bairro de Monastiraki nos arredores da acrópole

Bairro de Plaka

É um bairro histórico  com ruas estreitas com casas antigas coloridas e floridas.

Troca da Guarda no Parlamento Helénico

Na praça Syntagma fica a sede do parlamento grego.  Lá, a guarda nacional com seus trajes típicos realiza a troca da guarda de hora em hora.

É interessante se organizar para estar por ali no horário e assistir.

Troca da Guarda, Syntagma, Atenas
A troca da guarda acontece de hora em hora em frente ao Parlamento

Onde Comer

Restaurante Arcadia

Endereço: Makrigianni 27, Athina 117 42, Grécia

Telefone: +30 2109238124

Foi uma sugestão do nosso guia.

Os Garçons são super simpáticos, a comida é boa e o preço é médio.

Fica bem próximo à saída do museu da Acrópole.

A for Athens

Endereço: Miaouli 2, Athina 105 54, Grécia

Telefone: +30 210324 4244

Atenas onde comer
Vista do restaurante A for Athens.

Para fechar com um jantar com uma vista incrível .

O restaurante fica na cobertura do hotel com o mesmo nome. Tem uma linda vista para a acrópole e comida muito boa!

O atendimento também é excelente com destaque para o sommelier que nos atendeu e foi super simpático ao nos explicar sobre os vinhos.

O restaurante tem um  preço justo, não é abusivo como poderíamos imaginar dado a localização e prestígio do lugar.

Uma experiência incrível!

 O Thanasis

Endereço: Mitropoleos 69, Athina 105 55, Grécia

+30 21 0324 4705

No último dia de viagem, com pouco tempo e pouco dinheiro, queríamos comer um Kebab basicão.

Fomos então no Thanassis que nos chamou atenção por estar sempre bem movimentado com famílias tanto de turistas quanto de gregos.

Deu certo!  O Kebab estava muito bom.

O restaurante funciona desde 1964 e tem como especialidade os Kebabs, é claro.

É bem grande, com lugares do lado de fora, na praça e dentro com ar condicionado.

Como o Roteiro ficou:

Como tínhamos um dia inteiro e uma manhã. Dividimos os passeios nos dois dias.

Se você não tiver esse tempo, é  possível fazer tudo em dia só.

Parte 1

Às 9h da manhã  chegamos ao hotel, deixamos as malas e saímos para tomar um café a caminho da Acrópole. Encontramos um lugar, não muito bom perto da Acrópole ( nem anotei o nome porque não acho que vale a indicação).

Às 11h começou nosso tour pela Acrópole e Museu da Acrópole

Às 14h terminou nosso tour e fomos almoçar no restaurante Arcadia.

Depois do almoço voltamos ao hotel para descansar.

Saímos depois para dar uma volta e comprar umas coisinhas, aconteceu de nos depararmos com a parada Gay de Atenas. E ficamos por ali um tempinho, a música estava muito boa e todos estavam se divertindo e se manifestando de forma criativa.

Às 20h30 saímos para jantar no A for Athens.

Parte 2

Às 7h30 da manhã tomamos café no hotel e saímos para explorar.

Seguimos pelo bairro de Plaka

Paramos no Templo de Zeus e no Arco Adriano

Às 10h00 fomos até a praça Syntagma para ver a troca da guarda.

Voltamos para o hotel passando por Monastiraki

Paramos no hotel, arrumamos as coisas, fizemos o check out.

Saímos por Monastiraki para almoçar no O Thanassis

Demos mais uma voltinha pelo bairro e voltamos para o hotel para encontrar nosso taxista e seguir para o Aeroporto.

Mostramos nossos  dias na Grécia lá no Stories do  Instagram, estão nos destaques pode clicar aqui para assistir e aproveite para nos seguir!