Será que existe alguma brincadeira ou jogo que a gente possa fazer com uma criança enquanto a gente anda a pé?
A ideia desse post é dar dicas de brincadeiras para aqueles momentos quando saímos caminhando pela rua por qualquer motivo e a criança não quer dar a mão e quer sair correndo ou pulando por aí…
Que brincadeiras podemos inventar?
Como entreter uma criança durante um percurso a pé? Existe algum jogo legal para fazer durante o caminho?
Como simplesmente andar pela rua normalmente não parece ser divertido o bastante, eu vou contar algumas estratégias que eu uso com o Lorenzo, que costumam funcionar…
Imaginem que no nosso dia-a-dia por aqui até que fazemos atividades a pé com uma certa frequência e quando viajamos então, em muitos destinos o que nós mais fazemos é caminhar de um ponto a outro.
Como lidar?! Como fazer para a mãe ou pai ou quem estiver responsável por essa criança não ficar brigando o tempo todo?!
Para viagens longas com muitas esperas eu já dei umas dicas neste post aqui!
Eu tenho que contar que eu encontrei algumas alternativas que funcionam em muitas vezes, nem todas… mas muitas vezes funcionam!
Atenção! Antes de tentar qualquer coisa, esteja com o coração em paz e a mente calma. Quando estamos nervosos nada funciona mesmo, eu sei porque muitas vezes eu fico assim…
Em avenidas e lugares mais perigosos
Tem lugar que não tem jeito, a criança tem que dar a mão e pronto. Nestes casos já tive sucesso com essas opções:
1 .Brincadeira não pode soltar a mão
Fale: você (criança) é que vai segurar a minha mão e não eu que vou segurar a sua. Só que não pode soltar! Tem que conseguir segurar até o fim do caminho.
2. Brincadeira não pode encostar
Às vezes a gente brinca de não segurar a mão, tem que ficar com a mão bem pertinho mesmo, quaaase encostando mas não pode encostar .
Em lugares que o adulto acha que ok a criança não dar a mão desde que fique por perto.
4. Jogo de obstáculos
O jogo é tipo um Sonic , diga que tem pular alguns obstáculos pelo caminho, se sair de perto perde ponto. Coloque a mão para a criança ir batendo para ganhar moedinhas imaginárias. E vai inventando com o que te der na telha no momento e o percurso permitir.
Eu faço até o barulhinhos de plim plim da moedinhas, canto a música, crio uns objetivos, invento ponto bônus para o caso do objetivo ficar fácil de mais.
5. Jogo encontre a beleza do lugar
Esse vale também para outros momentos pode ser caminhando, andando de carro, de ônibus, ou qualquer outro momento quando a criança começar a reclamar.
Cada um tem que encontrar uma coisa bonita no caminho que ninguém tinha percebido antes.
6. Jogo adivinha onde estou olhando
A criança tem que adivinhar qual o objeto que você está olhando, pode ir dando dicas como a cor, o formato, a posição, para que serve… etc…
Esse também serve para momentos diversos de tédio em geral…
E assim vamos inventando, brincando e trabalhando para que a convivência seja a mais tranquila possível!
E você? Que estratégia você usa? Conta aqui nos comentários? Vamos juntos ampliar nosso repertório de brincadeiras e jogos simples!
Vai Viajar?!!
Contrate os serviços dos nossos parceiros através dos links do blog você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog funcionando.
Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.