Neste post eu falo sobre o município de Prado na Bahia, te ensino como chegar, onde se hospedar em uma pousada pé na areia. Explico como é viajar para lá em família com criança pequena. Te dou dicas de onde comer e dicas de passeio no Prado.
Viagem realizada em janeiro de2018 – Post atualizado em março de 2019.
Conhece o Município de Prado na Bahia?
Prado é um município que faz parte da Rota das Baleias no Sul da Bahia, fica próximo à Caraíva e Corumbau. Talvez por ser mais distante do aeroporto que os seu vizinhos, o Prado ainda preserva uma certa simplicidade que encanta.
A escolha por este destino nestas férias de verão de 2018 foi mais ou menos assim… apareceu uma passagem com preço ótimo para Porto Seguro, compramos e depois escolhemos uma cidade para visitarmos a partir de lá. Depois de muita pesquisa e de ver fotos frequentes da minha amiga baiana Paula Chaves ( que é personal organizer e que inclusive já gravou um vídeo conosco aqui falando sobre organização de mala de viagem), optamos por visitar o Prado.
Como chegar em Prado:
Prado fica no Sul da Bahia, a 207 km do Aeroporto de Porto Seguro, se você é de São Paulo, não se iluda com a quilometragem. São pelo menos 3h20 de viagem.
Saindo do Aeroporto de Porto Seguro
Alugamos um carro com retirada no aeroporto de Porto Seguro com a Localiza, uma empresa que gostamos e sempre usamos . Já tínhamos feito reserva e foi tranquilo, apesar da fila enorme.
Vimos várias pessoas que não tinham feito reserva, sofrendo para conseguir encontrar um carro na hora. Por isso reforço: reserve seu carro com antecedência e garanta essa tranquilidade na chegada. Nesse post eu explico com detalhes tudo sobre aluguel de carro.
Não marque bobeira e já faça sua reserva e já alugue seu carro aqui.
Como é a estrada de Porto Seguro até o Prado
A estrada não é das melhores, a maior parte conta só com uma faixa para cada direção e com muitos caminhões enormes pelo caminho, então se puder chegar de dia, é bem melhor. Fizemos esse trecho ao anoitecer, não há iluminação na via e sem conhecer o caminho foi um pouco tenso.
Recomendo utilizar o aplicativo do Google Maps, trace a rota ainda em Porto Seguro onde a internet e o sinal de celular funcionam e siga as indicações.
Usamos tanto o Google Maps quanto o Waze para nos orientar e o segundo não deu muito certo, principalmente na volta pois, queria nos desviar por um caminho ainda mais longo.
Onde ficar em Prado:
A maioria das hospedagens no Prado são muito simples e a pelo menos uma quadra da praia. Existem porém, duas opções pé na areia, o Cahy o hotel que não testei, mas recebi boas indicações e a pousada Ponta de Areia, onde ficamos.
A pousada Ponta de Areia tem uma história curiosa, ela se tornou pé na areia recentemente quando o mar invadiu a área onde antes era ocupada por uma barraca de praia da pousada e uma rua sem asfalto, entre a pousada e a praia. É incrível e imperceptível que pudesse algum dia ter havido alguma rua ali.
Quando ouvi essa história pensei que tivesse entendido errado, aí fui procurar no google e achei algumas notícias contando exatamente essa história.
A pousada é muito agradável. Tudo extremamente limpo e de bom gosto.
O único ponto a melhorar que incomodou um pouco foi o ar condicionado do apartamento, porque ainda são aqueles antigos de parede e fazem muito barulho.
O restaurante da pousada é muito bom, gostamos de tudo que provamos. Mas, não sei se por ser final de temporada, muitos itens do cardápio estavam em falta.
O atendimento de todos foi ótimo!
E a limpeza, tanto do apartamento quanto das áreas comuns, é excelente.
Pousada Ponta de Areia
Endereço: Av. Beira Mar,300 – Coqueiral – Prado – Bahia
Telefone: +55 (73) 3298 1313
O que fazer em Prado:
Como uma boa cidade litorânea o legal é ir conhecendo as praias durante o dia e à noite tem um centrinho movimentado onde podemos jantar e dar uma passeada.
A partir do Prado é possível fazer passeios de barco e até o arquipélago de Abrolhos e em outubro avistar as baleias jubartes. Como é um passeio longo e caro e não fomos na época da baleia acabei não testando. Mas vale ter isso em mente quando for visitar a região.
No centro:
No centrinho você pode encontrar opções para todos os gostos e bolsos.
O principal ponto de referência é a igreja.
Na parte de trás da igreja tem uma grande praça e diversos quiosques com comes e bebes, para quem quer economizar vale a pena. É bem popular, comida de rua “raiz”.
E em uma das ruas na lateral da igreja fica o beco das garrafas. Ali já é um pouco mais sofisticado, com lojas e restaurantes com fachadas coloridas e comida muito boa. Totalmente “nutella”.
Confesso que ficamos mesmo no Beco das garrafas.
Onde comer em Prado:
Restaurante Banana da Terra
Endereço: R. Rui Barbosa, 171 – Centro, Prado – BA – Beco das Garrafas
Tel. (73) 3021-1721
Simplesmente incrível, fomos lá duas vezes: a primeira no jantar e a segunda no almoço.
O restaurante é um dos destaques do festival gastrônomico que acontece no Prado anualmente no mês de outubro. Comida praiana com um olhar contemporâneo. A decoração é super bonita também.
Bendito Restaurante e Bar (Temoporariamente fechado)
Endereço: R. Dois de Julho, 19, Prado – BA, 45980-000 – Beco das Garrafas
Tel. (73) 99820-0459
É uma opção com uma pegada mais moderninha, fomos em um dia que queríamos comer um hambúrguer. Acabaram fazendo uma confusão mandaram uma parte do nosso pedido para outra mesa e depois a outra parte demorou horrores para sair.
Mas o hambúrguer quando veio estava uma delícia. Pode ter sido um caso isolado, foram honestos nos contaram a verdade sobre o pedido… enfim… foi isso.
Restaurante Jubiabá
Beco das Garrafas, 102 – Centro, Prado – BA, 45980-000
Tel. (73) 3298-2180
Este restaurante também é participante do festival gastrônomico do Prado, jantamos lá e a comida também é excelente.
Tem um estilo bem tradicional de restaurante, a comida é típica praiana com peixes para todos os gostos.
Vale conhecer!
Belo Café
Avenida Dois de Julho, 50 – centro – Prado Bahia – ao lado da igreja Matriz
tel.( 73) 3298-2965
Em um espaço absolutamente charmoso, você encontra o café, uma tapiocaria, uma sorveteria e eles também servem alguns lanches.
Nós só provamos os cafés e os bolos. Passamos lá para tomar um cafezinho coado todos os dias de nossa estadia na cidade. Imperdível!
Praias na região de Prado
Praia do Coqueiral – Prado
Esta é a praia onde fica a pousada em que nos hospedamos. A praia é pertinho do centro mas, é bem vazia. Pouquíssimos ambulantes passam por ali e a infraestrutura existente é somente a da pousada.
O mar é calmo, com poucas ondas, dá para as crianças aproveitarem.
Praia de Cumuruxatiba – Cumuru
A praia fica em um vilarejo a aproxidamente 32km distante do centro do Prado.
O acesso é feito por uma parte de estrada de terra.
A praia é super calma e como é fechada por recifes formam-se piscinas naturais.
Vários restaurantes ficam à beira mar com estrutura com banheiros e cadeiras.
No dia em que fomos estava chovendo. Então aproveitamos super pouco da praia. Lorenzo adorou o fato do mar não ter ondas e curtiu mesmo com o dia bem cinza.
Onde comer em Cumuruxatiba:
Samburá Duzé
Avenida Antônio Climério dos Santos 17 – Cumuruxatiba
telefone: (73) 3573-1348
Como chegamos na cidade com chuva, optamos por não almoçar na praia. Fomos ao restaurante Samburá Duzé, um dos mais bonitinhos que vimos por lá.
Comemos uma moqueca excelente, tem opção com e sem dendê para atender todos os gostos. Comemos uma moqueca mista com dendê e estava incrível.
Temos que destacar a caipirinha excelente, feita com uma pinga da região. Que ficam em garrafões expostos no balcão.
Ah! Apesar de não ser a nossa opção pude ver que eles também têm pratos individuais, o que não é muito comum no Nordeste Brasileiro.
Super recomendo!
Praia do Farol – Camping Clube do Brasil 03
Essa é a praia mais linda que visitamos.
Uma combinação de fatores fez esse se tornar nosso passeio preferido.
Minha amiga Paula, que é apaixanada pelo Prado fica sempre acampada na unidade do CCB do Prado. E nos convidou a ir visitar o camping, desta vez ela não estava lá e sim seus sogros, Iza e João Chaves. Pessoas, maravilhosas que nos acolheram como parte da família.
Além deles, conhecemos outros amigos campistas que fazem com certeza esse pedacinho da Bahia muito mais especial.
O Day use no camping é permitido somente para associados e convidados mediante a pagamento de taxa. É possível encontrar a tabela de preços no site do CCB
A praia do Farol é uma praia linda com falésias e mar de um verde daqueles que a gente nem acredita.
É possível acessar a praia também pela estrada. A praia não tem infraestrutura com barracas ou restaurantes. Vale a pena ir cedo, leve sua água, sua canga, fique por um tempo, caminhe, banhe-se no mar, tire lindas fotos e depois volte para a cidade.
Piscinas naturais de Guaratiba
O passeio pode ser feito em lancha rápida ou com uma embarcação maior.
Você pode agendar com a sua pousada ou através de um dos stands com vendas de passeios no centro.
Agendamos na Pousada o passeio de lancha com Carlinhos.
Nosso passeio não era exclusivo mas como a lancha é pequena vão no máximo 8 pessoas. Ainda tivemos sorte que o outro casal que estava agendado simplesmente não apareceu. Então, fomos só nós. Combinamos de encontrá-lo no cais próximo a pousada no rio Jucuruçú. Carlinhos chegou no horário combinado e sua lancha atendia a todos os requisitos de segurança. Inclusive coletes salva vidas de tamanho infantil para Lorenzo. Tinha também disponível água mineral, espaguete de flutuação, snorkel e calçados de borracha. (A gente sabe que não pode ficar pisando nos recifes, então fique atento a isso, para não prejudicar ainda mais esse ecossistema super sensível e rico.)
O trajeto do cais até as piscinas naturais é de aproximadamente 40 minutos.
Ao chegarmos podemos mergulhar por quanto tempo quisermos, olhar peixes e com sorte, até tartarugas.
Nosso passeio durou super pouco, porque Lorenzo ficou morrendo de medo daquela sensação de estarmos nos “meio do mar”. Mesmo que no raso, mesmo sabendo nadar e segurando em nossas mãos.
Aí resolvi voltar para o barco com ele. Chris ainda ficou um pouco mais e logo voltamos para a pousada. Deve ter sido o passeio mais rápido que alguém já fez.
No caso do passeio em embarcação maior, tipo escuna, é preciso esperar a maré subir para a embarcação poder passar e depois a maré baixar para poder acessar as piscinas e depois subir novamente para voltar. O resultado disso é que o passeio dura o dia todo.
Imagina em nosso caso que o Lorenzo ficou meia hora e já quis voltar? Ter que ficar o dia todo lá no barco… sem condições.
É bom ter essas informações em mente na hora de escolher.
Outras praias:
Além das praias citadas, existem outras que não visitamos durante esta viagem.
A praia do centro, Japara Grande, Japara pequeno, Tororão e outras. Com certeza teremos que voltar para ir desbravando aos poucos esse paraíso.
Ainda não decidiu seu destino de praia no Brasil? Estes posts podem te ajudar!
Recife com criança: Aqui passo todas as dicas!
São Miguel dos Milagres e região com criança
Ubatuba praia das Toninhas – Um feriado relax!
2 comentários em “Prado – Sul da Bahia com criança!”
Que post primoroso!!!! Muito bem escrito e totalmente fidedigno a realidade do Prado !!! AMEI Karina!!! E é claro que eu derramei umas lágrimas com misto de emoção e saudade ao ler sobre a Praia do Farol e o nosso Camping!!!!
Eu e João estamos muito felizes que vcs tenham amado esse local e.a hospitalidade dos nossos amigos e parentes!!!
Agora esperamos vcs aqui na Espanha!! 🇪🇸🇪🇸🇪🇸😍😍😍😙😙😙
Ah! Fico muito muito muito feliz que tenha gostado!! Sabe que também amo a Espanha, né?! Quem sabe qualquer hora a gente aparece por aí!