E agora? Eu vou comer o quê?
Essa é a grande pergunta que muitos têm feito depois do escândalo com grandes empresas do ramo alimentício. Então resolvi listar onde comprar direto do produtor, alimentos orgânicos, comida de verdade e de boa procedência.
Eu sempre busco dar alternativas de comida de verdade aqui no blog. E confesso que já não comprava dessas marcas faz um bom tempo.
Como? A maior parte dos alimentos consumido por aqui é adquirido em feiras de produtos orgânicos. Nessas feiras você compra diretamente do produtor que são, normalmente, trabalhadores sérios com respeito ao alimento.
Mas você é vegetariana, vegana? É uma pergunta que ouço com frequência. Não sou, eu como carne sim. Mas em pequena quantidade. O que significa que não consumimos carnes todos os dias por aqui.
Vou listar agora as feiras orgânicas que conheço aqui em São Paulo.
Às quintas feiras- Feira Biodinâmica – Alto da Boa Vista – Rua São Benedito ( entre as ruas Alexandre Dumas e Américo Brasiliense)
É a que mais frequento, são produtores que confio e tem uma boa variedade de alimentos. Desde frutas, legumes e hortaliças a produtos como farinhas, pães, sorvete e etc.
Aos sábados – Feira Orgânica no Parque Ibirapuera – Rua Curitiba, 292
Nessa eu nunca fui, mas sei que é bem grande e muitos produtores da feira biodinâmica também vendem seus produtos na feira do Ibirapuera.
Aos sábados e Domingos – Feira do Produtor Orgânico – Parque da Água Branca – Rua Coriolano, 631
Tem uma boa variedade de produtos também, nessa feira encontrei desde produtos alimentícios até artesanato.
De terça à sábado – Instituto Chão – Rua Harmonia, 123
Uma loja que vende todo tipo de produto orgânico, desde alimentos até produtos de higiene e limpeza, com o diferencial de cobrar o preço de custo. Uma taxa como pagamento opcional é sugerida para cobrir os gastos do estabelecimento.
Essas, são as que eu conheço e neste link aqui é possível encontrar feiras orgânicas em todo o Brasil em um mapa interativo.
Receitas
Nos posts abaixo têm algumas receitas que faço aqui em casa para vocês testarem novas opções de cardápio:
Panqueca de biomassa de banana verde
E a temporada de festas juninas acabou… (receita de empadão sem leite/ sem glúten)
Pão sem queijo para o lanche (sem leite,sem ovo, sem glúten)
Dia de trabalho, comilança e muita diversão. Receita de couve flor gratinada.
Torta de berinjela para qualquer situação! (sem leite)
Segunda Sem Carne / bolinho de grão de bico