Como escolher um terreno? Essa foi nossa primeira dúvida quando pensamos em comprar um imóvel no interior:Um terreno grande ou pequeno. O que é grande e o que é pequeno para um terreno no campo?
Durante nossa busca por um terreno no campo, tivemos que aprender diversos detalhes para poder escolher o espaço que melhor nos atendesse. Descobrimos que há muitas variáveis e fatores que devemos nos atentar. Vou explicar aqui o que aprendemos nesse período.
- Decida seu objetivo com o terreno
- Zona Urbana
- Zona Rural
- Energia e Água
- Estradas e Acessos
- Topografia
- Reserva Legal e Área de preservação Permanente
Qual é seu objetivo na escolha do terreno?
Pense no porquê e para que você está querendo um terreno no campo.
Você quer usar o terreno para lazer ao finais de semana? Quer morar definitivamente? Deseja produzir alimento, criar animais? Obter renda através de aluguel de temporada e agroturismo?
Com o seu objetivo definido, faça uma lista com as premissas do que você precisa que o terreno tenha.
Você pode buscar um terreno com nascente ou prefere investir em um poço? Ou faz questão de ter infraestrutura como rede de água encanada e energia elétrica na porta? Precisa de um terreno plano ou pode ser em Declive ou Aclive?
Tudo isso interfere na busca e também no preço do terreno.
Tendo suas premissas já definidas, você passa a focar no que você realmente quer.
A documentação é um fator muito importante para você não correr nenhum risco e isso pode interferir no tamanho do terreno, já que a legislação é diferente nas áreas rurais e áreas urbanas.
Se você pensa em escolher um terreno nas Zonas Urbanas
Se você deseja apenas mudar para uma casa maior eme um lugar mais tranquilo, você pode optar por lotes menores em áreas urbanas. Aí existem milhares de loteamentos e condomínios com áreas de 600m², 1000m², 2000m², etc.
Nestes casos, você consegue manter um estilo mais próximo ao estilo de vida das grandes cidades. Tem fácil acesso às rede de água e energia elétrica.
A oferta de infraestrutura costuma ser melhor, em contrapartida os valores do metro quadrado nas áreas urbanas são bem maiores que zona rural assim como os impostos.
Se você prefere escolher um terreno na Zona Rural
Na Zona Rural, o tamanho mínimo de lote no Estado de São Paulo é de 20.000 m² ou 2 hectares. Vale conferir o tamanho mínimo do lote no seu Estado. Ou seja, para você ter uma escritura e documentação regular o lote tem que respeitar o tamanho mínimo definido para o estado.
Documentação necessária para terrenos na zona rural
Além disso, todos os imóveis rurais devem possuir o CAR, cadastro de ambiente rural. Os lotes a partir de 25 hectares que estejam fazendo transações imobiliárias como venda ou desmembramento devem ter documentos de georeferenciamento, demonstrando área do terreno e a geolocalização.
É possível que você encontre pessoas vendendo lotes menores, porém saiba que nestes casos os terrenos não possuem escritura e você não vai conseguir passar a propriedade para o seu nome o que é um grande risco.
Os preços de lote na Zona rural são menores e os impostos também. Em contrapartida, você terá de se atentar em como é feito abastecimento de energia, se tem rede elétrica e de água. É comum não ter abastecimento com água encanada.
Energia e água na zona rural
Dependendo da região não é muito difícil encontrar terrenos que tenham nascentes de água dentro da propriedade, leve isto em consideração porque é um ponto muito positivo. Se não tiver nascente, tente descobrir com os vizinhos, pessoas que moram na região, se é fácil fazer um poço ou se tem que ser um poço muito profundo, etc.
A escavação de um poço artesiano, por exemplo pode ter um custo significativo. Por isso antes de comprar o terreno é muito importante levar isto em consideração.
Estradas e Acessos na Zona Rural
Além disso, precisa ver como estão as condições das estradas para chegar ao terreno. Lembre-se que para construir sua casa você vai precisar que cheguem materiais para sua obra, então o acesso é uma parte importante.
Confira as condições da estrada tanto em dias secos com em dias de chuva. Isso pode se tornar um grande transtorno posteriormente.
Topografia do Terreno
Todo mundo quer um terreno plano, não é verdade? Afinal é o mais fácil para construir né? Porém a realidade é que dependendo da região isso é uma coisa bem difícil de encontrar.
Nós queríamos estar perto das montanhas, no alto com uma vista bonita. Então isso diminui bastante a chance de encontrar um lugar plano.
Hoje em dia existem diversas soluções para construir em terrenos em Aclive ou Declive. Pesquise, pergunte valores de construções.
O que na nossa busca nós olhávamos era terrenos que tivessem ao menos uma parte que não fosse tão íngreme. Afinal a gente quer fazer o mínimo de movimentação de terra.
De toda forma, atente-se a isso avalie . Se for possível, procure um arquiteto ou engenheiro para avaliar e ver que tipo de construção é viável fazer.
Reserva Legal e Area de Preservação Permanente
Todos os terrenos rurais devem ter uma área de reserva legal com cobertura de vegetação nativa. Imóveis localizados na Amazônia legal devem preservar 80% em área de floresta, 35% em área de cerrado e de 20% em área de Campos Gerais. Nas demais regiões, a reserva deve respeitar 20% do tamanho do lote. No site da Embrapa tem as explicações detalhadas.
Em nosso caso, já planejávamos criar uma área de reserva ambiental. Na divisão dos lotes, nossa gleba ficou sem a área de reserva legal, para recompor essa área poderemos fazer: plantio de muda ou semeadura direta, ou ainda, permitir a regeneração natural da vegetação.
Além da reserva legal, alguns terrenos podem estar também em áreas de preservação permanente, com legislações específicas de acordo com o tamanho da propriedade e se estão nos entornos de nascentes ou cursos d’agua devem respeitar um limite mínimo de distância . Vale conferir o site da Embrapa para informações detalhadas
Lembre-se: se o terreno se estiver em área de preservação permanente, esta área não pode sofrer nenhuma intervenção, então às vezes você encontra um terreno com uma mata linda, mas não tem nenhum lugar para você construir uma casa. Pense nisso na hora de escolher para não se deixar levar.
Esses foram os tópicos principais que aprendemos durante nossa busca por um espaço no Campo.
Se tiver alguma outra dica, deixe nos comentários.
Enquanto não se muda para o Campo que tela aproveitar e passear em cidades turísticas no interior?
São Bento do Sapucaí – Aventura, Vinhos e Agroturismo
São Roque de Minas – Serra da Canastra, Queijarias, Cachoeiras
Passeios em Fazendas – Aproveite do turismos rural com boa gastronomia e lugares lindos.