Pensando se vale a pena planejar viagens para 2021?
Neste post eu conto o que você deve levar em conta quando planejar suas viagens para 2021.
Depois do Turbilhão que foi 2020, com pandemia e tantos eventos históricos que até perdemos a conta. Fica a pergunta: Como nos planejar viagens para 2021 sem saber exatamente como vai ser?
Terminamos 2020 com vacinas aprovadas e promessas de vacinação no Brasil para 2021. Porém isso ainda leva um tempo, então ainda vamos seguir com os mesmos protocolos e cuidados da pandemia.
Mesmo assim, ainda acho que planejar é uma boa saída. Vou contar como foi que nossa família decidiu planejar 2021, e claro, não quer dizer esta é a maneira certa, ma, pode ser uma ideia.
Como planejar viagens para 2021?
Com tantas incertezas com relação as fronteiras internacionais, concentramos nossas viagens de 2021 são para dentro do Brasil.
Primeiramente, tenha em mente que imprevistos podem acontecer a qualquer momento, e nem precisa de pandemia para isso.
Check list para viagens em épocas de Covid-19
- Prefira destinos com atrativos ao ar livre.
- Verifique se a cidade está recebendo turistas e como estão o funcionamento dos estabelecimentos. Essas regras variam em cada cidade, portanto é importante checar antes.
- Confira a política de cancelamento e remarcação do hotel ou seu meio de hospedagem de preferência.
- Entre em contato com os estabelecimentos, mesmo parques nacionais e estaduais podem estar fechados ou com fluxo reduzido de pessoas, com exigência de reserva prévia. Se esta informação não estiver clara no site, ligue ou troque mensagens pelo WhatsApp ou Instagram para ter certeza.
- Lembre-se de usar sempre máscara e álcool gel.
- Em caso de viagens de avião verifique se os voos permitem remarcação. A Cias aéreas têm deixado bem claro qual a política de remarcação de voos durante a pandemia. Em geral, podemos remarcar a passagem 1 vez sem multa. E quando a própria companhia aérea cancela, aí pode remarcar sem custo mesmo. Fique de olho no e-mail e confira de vez em quando o status do seu voo para ver se ele não foi cancelado.
Como nós planejamos nossas viagens para 2021
Uma das nossas viagens de 2021, já foi uma remarcação de uma viagem que tínhamos reservado para 2020. Fiz com a Latam e foi até fácil de remarcar. Agora é torcer para dar tudo certo dessa vez.
O outro destino, aproveitamos algumas promoções com pontos da Black Friday e escolhemos um destino de praia que amamos. É pousada com chalé pé na areia e aquele tipo de lugar que você fica mais descansando e não interage com muitas pessoas.
Se não quiser viajar agora, uma opção é ir monitorando os preços de passagem e hospedagem em destinos de viagens futuras.
Eu gosto de usar o Google flights para monitorar preços de vôos, já que por este serviço os preços são sinalizados quando estão dentro, acima ou abaixo da média para o período.
Para hospedagem, os sites que eu mais gosto e confio e que por isso são nossos parceiros, são: o Booking e o Airbnb. Em ambos você pode criar listas com de lugares com as opções que mais gostar.
Eu faço várias, e volto a olhar quando encontro uma oportunidade de viajar para algum dos destinos das minhas listas.
Para onde viajar em 2021?
Eu acredito que ainda será um ano para destinos com atrativos ao ar livre, natureza, caminhadas e poucos compromissos em grupos.
Pousada com chalés individuais podem ser uma boa opção já que isso diminui bastante o fluxo de pessoas em um espaço fechado.
Em 2020 conseguimos visitar estes lugares respeitando todas as normas de higiene e segurança e deu certo.
São Bento do Sapucaí – São Paulo
São Roque de Minas – Serra da Canastra – Minas gerais
Outros destinos que podem ser uma opção
Antes de viajar, mesmo nestes destinos que eu recomendei lembre-se fazer o check list acima.
Como fugir de aglomeração na praia no verão do Brasil, quando planejar minhas viagens para 2021?
A gente já foge de aglomeração faz tempo, então buscar opções de lugares mais tranquilos é comigo mesma!
Se você quer ir para a praia e fugir de aglomerações procure praias com pouca ou nenhuma infraestrutura como bares, restaurantes e barracas.
Claro que vai perder o conforto de um serviço de praia disponível, mas vai ganhar a tranquilidade de uma praia mais vazia. Neste caso, leve seu lanchinho, protetor solar e guarda sol.
As duas últimas semanas de janeiro costumam ser menos cheias já que muitas pessoas já voltaram das férias.
Se possível marque férias fora de feriados e dê preferência para os dias de semana.
Aproveite a oportunidade do trabalho remoto e o ensino à distância para flexibilizar as datas de ida e volta.
Como fugir de aglomeração em restaurantes em viagens?
O Melhor jeito de fugir de aglomeração em viagens é ir em horários alternativos, neste caso, você vai ter que avaliar se é possível e se vale a pena para você. Eu acho que vale!
Os primeiros horários sempre são os mais tranquilos, almoçar às 12h e jantar 18h30, 19h00 Costuma ser bem tranquilo.
Outra opção, pedir delivery. É legal perguntar no hotel ou pedir dica para o anfitrião casa alugada de restaurantes que entregam. Em nossa última viagem fizemos isso e deu super certo.
Vai viajar?
Já aproveite para contratar serviços essenciais para sua viagem com os nossos parceiros. São empresas de confiança e ao utilizar nosso link o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.