Nesse post dou dica de passeio de um dia em Olinda! Conto nossa experiência e sobre o que fazer e onde comer. Tem dicas também para quem viaja com criança com nós.
Nossa viagem começou em Recife, veja nesse post as dicas
Se você que fazer como a gente e seguir de Recife para o Litoral Norte de Alagoas, leia esse post.
Tour pelo centro histórico de Olinda com guias da ACNO
Em nosso último dia de viagem, decidimos passear em Olinda.Assim que chega-se a cidade, somos abordados por diversos guias que fazem parte da ACNO Associação de Condutores Nativos de Olinda. A associação possibilita a pessoas de origem humilde a trabalharem com o turismo.
Chegamos pouco antes da hora do almoço e logo encontramos com Jairo que nos guiou durante o passeio.
A vantagem de passear com um guia local é que ele sabe e vai te contar todas as histórias, te mostrar onde conseguimos bons ângulos para fotos e etc.
A desvantagem é que você é super abordado o tempo todo, por todo tipo de artista de rua e artesãos tentando vender sua mercadoria.
Apesar que nesses locais muito turísticos aqui no Brasil, somos abordados de todo jeito… Esteja preparado! Vá em um dia que você esteja com paciência e muito bom humor. ; )
O passeio que durou várias horas, custou R$50,00 – o preço é tabelado, eles vão te mostrar um folhetinho.
Nós chegamos por volta das 11h00 e começamos a caminhada pelas ruazinhas com igrejas e casas coloridas, fomos até o alto da Sé de Olinda.
O Roteiro do nosso Tour pelo centro histórico de Olinda com um guia da ACNO
Seguimos o passeio caminhando pelas ruas do carnaval de Olinda. Ainda estávamos em janeiro mas já tinha bloco se preparando para sair naquele mesmo dia.
Durante nosso passeio pudemos visitar:
Mercado da Ribeira
O mercado da Ribeira foi construído no final do século XVII lá eram vendidos carnes, peixes, grãos e escravos. Por isso também é conhecido como antigo mercado de escravos, na década de sessenta o mercado passou abrigar lojas de artesanatos. No carnaval lá também acontece a concentração de alguns blocos.
Igreja do Carmo
A igreja do Carmo de Olinda foi construída em 1580 logo que ordem das Carmelitas chegou à cidade. Desde então a igreja sofreu diversas avarias, primeiro com a invasão holandesa e mais tarde devido ao abandono depois que o padre da igreja mudou-se para Recife. Somente em 1897 com a chegada do frei Mariano do Monte Carmelo Gordon, a igreja começou a ser reconstruída. E na década de sessenta foi restaurada pelo IPHAN recuperando suas características originais com influências nos estilos maneirista e barroco.
Igreja do mosteiro de São Bento
A construção da igreja do mosteiro de São Bento foi iniciada em 1660 após o grande incêndio durante a invasão holandesa e finalizada em 1761. A igreja possui diversas obras importantes de arte sacra com destaque para o Altar Mor esculpido em cedro e folheado a ouro.
É a partir do pátio interno da igreja que temos a vista mais linda de Olinda! Para acessar vá em direção ao altar siga pelo corredor do direito e logo verá uma saída em direção ao pátio lateral e pá! Vista incrível de Olinda!
Terminamos nosso passeio de volta no alto da Sé com aquela famosa e irresistível frase de Duarte Coelho: “Ó linda situação para se construir uma vila”
Onde comer em Olinda
Pedimos para fazer um parada no tour quando chegamos ao Alto da Sé e voltamos um trecho para almoçar no restaurante “Oficina do Sabor“que eu recomendo muito! E volto sempre que posso!
A comida é deliciosa, a vista é linda, o serviço é bom.
Enfim, vale bem a pena! O restaurante fica bem cheio, então faça reserva com antecedência ou chegue cedo.
Preferimos ficar na varanda com vista linda ( e com calor) mas, tem lugares dentro do salão com ar condicionado.