Zipaquirá é uma cidade próxima a Bogotá e é uma das principais cidades na exploração de Sal na Colômbia. A cidade é bem pequena e mantém muito da arquitetura colonial. No centro da cidade fica a praça central com prédio da prefeitura e da catedral da cidade. A grande fama turística de Zipaquirá aconteceu após a construção da Catedral de sal.
A Catedral de sal faz parte de um complexo turístico chamado Parque Del Sal. Além de visitar a Catedral é possível conhecer o museu das salinas, a mina de sal, praticar escalada e tiroleza .
A exploração de Sal na região é feita desde quando a região era habitada pelos povos pré Colombianos Muíscas. Ainda hoje existem minas de sal em funcionamento, embora a que abriga a catedral de sal funciona apenas para fins turísticos e religiosos.
A Catedral de Sal
A construção da primeira Catedral foi concluída 1954, que ainda utilizava alguns túneis cavados pelos Muíscas, foi criada em homenagem as Nossa Senhora do Rosário, santa padroeira dos mineiros. Como essa catedral apresentava riscos , ela foi fechada e outra foi construída em seu lugar na década de 1990.
Na nova Catedral podemos percorrer o trecho dedicado a Via Crucis onde foram esculpidas cruzes e imagens ao longo da mina para simbolizarem a Via Crucis ( o caminho que Jesus percorreu com carregando a cruz)
O Caminho segue até chegarmos a nave central onde fica uma cruz de 16 metros. Vele lembrar que o espaço além de ser um complexo turístico também funciona realmente como uma igreja onde acontecem missas e casamentos.
Lá dentro da mina onde fica a catedral de sal, também funciona um Spa que utiliza obviamente as propriedades do sal em seus tratamentos e diversas lojas que vendem ouro e esmeralda com bons preços e claro também é possível comprar diversos tipos de souvenirs feitos de sal.
Como é visitar a Catedral de Sal com uma criança?
Lorenzo, nosso filho de 7 anos curtiu o passeio, ficou bem curioso em andar pelo caminho dentro da mina escura. Adorou as “passagens secretas”, eu explico: o caminho principal é bem largo e espaçoso para mas existem algumas passagens super estreitas que vão de um lado ao outro da mesma sala e Lorenzo adorou se aventurar por essas passagens.
Como Chegar em Zipaquirá
Para chegar em Zipaquirá é bem fácil, você pode alugar um carro em Bogotá e seguir o google maps. As estradas são bem sinalizadas e conservadas.
Nós optamos por ir de carro, alugamos com carro da Localiza pelo site da rentcars e deu tudo certo.
Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.
Outra opção é contratar um passeio que te leve até lá, existem diversas agências que levam até a entrada da Catedral.
Veja aqui algumas opções de passeios para Zipaquirá com o nosso parceiro Civitatis.
Onde Comer em Zipaquirá
Brasas de LLano
Nós almoçamos no restaurante Brasas Del LLano, é um restaurante bem turístico que fica logo na entrada da cidade, bem no caminho que leva até a Catedral de Sal.
A comida estava bem saborosa e o atendimento foi muito bom.
Como o nome já diz, o forte lá são as carnes assadas na Brasa.
Como nós fomos na sexta- feira santa o prato indicado naquele dia era um peixe assado com salada e pantacones.
O ambiente é bem divertido, cheio de objetos variados de todos os tipos. O restaurante tem várias bandeirinhas de diversos países e os garçons colocam na mesa conforme a origem dos visitantes.
Vai viajar? Conheça os serviços dos nossos parceiros!
Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.
Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.