Que Ouro Preto é uma cidade muito conhecida por sua riqueza arquitetônica e por ter sido muito importante na época do ciclo do ouro no Brasil, você já sabe. Mas o que fazer em Ouro Preto hoje em dia? Vale a pena visitar Ouro Preto com criança? E as ladeiras?
Neste post, eu vou contar como curtir Ouro Preto com uma criança de 10 anos. Essa é uma fase bem legal para fazer esta viagem, porque é quando estão aprendendo sobre inconfidência Mineira na escola.
As dicas também valem se você for só com adultos.
Além disso, dou dica de hospedagem com uma infraestrutura bem legal para relaxar um pouco das caminhadas e ladeiras. Além de dicas sobre onde comer nesta cidade cidade histórica de Minas Gerais.
Nossa viagem contemplou também Inhotim, em Brumadinho que eu dou todas as dicas para quem quer ir de carro saindo de SP neste post aqui e Tiradentes que ainda vou escrever.
Nossa viagem aconteceu em Outubro de 2022 na semana do feriado do dia 12.
Se quiser pode ir direto ao assunto:
Onde Ficar em Ouro Preto
Em Ouro Preto, quase tudo acontece no centro histórico da cidade, logo no centro histórico tem diversos hotéis e pousadas em prédios históricos. A parte boa é que você pode fazer tudo a pé. E isso é importante porque estacionar por lá não é uma tarefa muito fácil, ainda que possível.
Fiz uma lista de hotéis e pousada no centro, que eu gostei no booking.com
Nossa experiência no hotel Recanto da Serra em Ouro Preto
Nós optamos ficar um pouco longe do centro, porque gostamos da estrutura do hotel. Tivemos que ir para os passeios no centro histórico de carro, mas conseguimos estacionar e no fim gostamos da experiência.
Ao sairmos para os passeios estacionávamos o carro onde encontrássemos uma vaga e seguíamos a pé para explorar o centro histórico. Deu certo.
A instalações do hotel eram supernovas, mas com estilo colonial típico da cidade. O Hotel conta com duas piscinas, uma com borda infinita e vista para o pôr do sol e outra com uma cascata, salão de jogos e uma área bem agradável para descansar.
No restaurante o café da manhã era bem farto, embora faltasse um pouco de organização. Os horários do café da manhã são agendados e nós que escolhemos o primeiro horário tivemos que esperar bastante até que todos os itens estivessem disponíveis.
O apartamento é confortável e o banheiro é bem grande com um bom chuveiro.
Mesmo assim, gostei bastante do hotel! Chegar do passeio no fim da tarde e relaxar na piscina com a vista do pôr do sol foi excelente.
Mostrei lá nos destaques de Ouro Preto no Instagram.
O que fazer me Ouro Preto
O principal atrativo turístico de Ouro Preto é a história. A cidade tem diversas Igreja belíssimas, ornamentadas com ouro. Minas de Ouro, também são várias, você pode escolher qual tipo de abordagem você quer.
Se você puder contrate um guia especializada da cidade para te levar para conhecer os principais pontos de acordo com o seu interesse de preferência.
Nós contratamos a Sueli que é uma guia especializada, que faz diversos roteiros. Eu pedi um tour voltado para criança e para a Inconfidência, porque Lorenzo estava tinha estudado esse assunto recentemente na escola.
No nosso Tour conseguimos ter um panorama geral bem interessante da cidade. Sueli tem muito conhecimento e fez toda a diferença em nosso passeio.
Vou colocar aqui os principais pontos que visitamos, mas além deste, a Sueli nos contou várias curiosidades pelo caminho.
Mina do Jeje
Uma das minas de Ouro Preto. Lá aprendemos sobre a exploração do ouro a partir do olhar dos africanos que eram capturados e vendidos para trabalharem nas Minas. É um ponto de vista bem interessante e bem diferente do ponto de vista europeu que estamos acostumados a ouvir.
Além das informações históricas, aprendemos um pouquinho sobre como o ouro é encontrado nas cavernas.
A mina é pequena e o passeio é relativamente rápido.
É bem legal para ir com crianças, os fãs de Minecraft que lidam com a exploração minérios no jogo podem gostar de ver como funcionava a mineração antigamente.
Museu de Mineralogia de Ouro Preto
Outro passeio legal de ir com as crianças é o museu de Mineralogia, mais umas vez os fãs de Minecraft gostam de saber mais sobre as pedras.
Infelizmente em 2022 o museu ficou fechado. Vale a pena consultar se já foi reaberto durante sua visita.
Basílica de Nossa Senhora do Pilar
Uma das principais igrejas de Ouro Preto, que começou a ser construída no início do século XVIII.
A Basílica é ricamente ornamentada com entalhamentos e douramentos em estilo barroco. Foi a mais rica e com maior número de irmandades de Ouro Preto. Vale lembrar, que as irmandades eram formadas por famílias e grupos de fiéis que contribuíam com as igrejas, e essa também era uma forma de reafirmar sua posição social, seu status.
Vale a pena conhecer mesmo que você não seja muito religioso pela importância artística e cultural.
Museu da Inconfidência
O Museu da Inconfidência, ocupa o edifício da antiga câmara e cadeia de Vila Rica ( o nome antigo de Ouro Preto). Ali é contada a história sobre a Inconfidência mineira, através da exposição artigos da época e é legal ir com um guia para entender a estratégia dos inconfidentes.
Além da exposição sobre a Inconfidência mineira, no espaço também tinha uma exposição de arte sacra. .
Museu Casa dos Contos
Um antigo casarão do século XVIII que foi moradia de João Rodrigues de Macedo, um cobrador de impostos de Ouro Preto na época. Ali também funcionou uma casa de fundição e até como cadeia.
Esse é um ponto turístico que você não pode deixar de visitar. Na casa de contos tem monitores nas salas que podem tirar dúvidas.
No casarão além ser possível ver bem o estilo de construção da época, tem exposição sobre as diferentes moedas do Brasil.
Onde comer: Restaurantes em Ouro Preto
Comemos muito bem em Ouro Preto, nos dois dias que ficamos na cidade comemos comida tradicional, contemporânea, pizza e claro, tomamos uns bons cafezinhos mineiros. Veja nossas indicações:
A Cozinha Sebastião
Rua Brigadeiro Mosqueira, Praça Tiradentes, 14
O restaurante fica em um casarão antigo, bem próximo a praça Tiradentes. Você entra por uma portinha e sobre até o primeiro andar. A comida é mineira sob um olhar contemporâneo.
Provamos o menu degustação e estava absolutamente delicioso. Adoramos!
Restaurante Bené da Flauta
Rua São Francisco de Assis, 32
Um restaurante bem clássico com uma típica comida mineira. Fomos em nosso primeiro dia e gostamos bastante.
Atendimento muito bom e a comida bem gostosa.
Comemos um Tutu com Bisteca, linguiça, couve e arroz.
O Passo Pizza Jazz
Endereço: Rua São José, 56
O Restaurante fica em um casarão com uma área externa bem agradável. Faça reserva ou chegue cedo porque fica lotado.
Nós sentamos na área externa e a pizza estava realmente muito boa com massa saborosa e recheio na medida.
Café Esquina da Realeza
Praça Tiradentes, 04 – Centro, Ouro Preto – MG, 35400-000
Excelente parada para um café ou para um sorvete. É um café com diversos tipos de grão e métodos de extração. Você pode aproveitar para comprar grãos de diferentes produtores e levar para casa ou para presentear.
E você tem alguma dúvida? Ou tem alguma dica que ficou faltando? Comente aqui no final da página.
Vai viajar?
As empresas parceiras do blog, são de confiança, eu uso e recomendo. Ao utilizar o serviço de uma delas, utilizando um de nossos links, o blog recebe uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.
Com o nosso parceiro Rentcars você pode conferir o melhor preço em diversas locadoras.
1 comentário em “Ouro Preto: O que fazer ?”
Pingback: Tiradentes: 4 Motivos para vistar - Nossa! O Mundo é Nosso